09/11/2017 às 17h37min - Atualizada em 09/11/2017 às 17h37min

Segundo artigo sobre trilhas sonoras no cinema

WALDEMAR PEDRO ANTÔNIO
Diante  de  uma  infinidade  de  filmes  que  fizeram  sucessos  com  suas  maravilhosas  trilhas  sonoras , o  Cantinho  Musical  resolveu   editar  um  segundo  artigo  onde  estarão  alguns  exemplares que  compõem a  galeria   intensa  da                “ Sétima  Arte  “ .
 
“  AS  TRILHAS  SONORAS  QUE  IDENTIFICAM  OS  FILMES  FAMOSOS  “
  Grandes filmes são marcados por grandes trilhas sonoras. Certamente, aquele filme que você jamais esquece é acompanhado por uma trilha sonora igualmente sensacional.
 
1 -     O  filme  “  MÚSICA  E  LÁGRIMAS  “ tem  como  enredo   o famoso artista Glenn Miller (James Stewart) começando  cedo a escrever sua história. Nos anos 30, ele entra nos negócios musicais e enfrenta algumas dificuldades iniciais como o fracasso de sua primeira banda de estrada. No entanto, ele não desiste e mais tarde casa-se com Helen Burger (June Allyson), que o acompanhará na sua trilha para o sucesso.  Dentre muitas  canções  como  a  trilha  sonora , destaca-se                    Moonlight Serenade"   uma música popular americana com música original de Glenn Miller e as letras subsequentes de Mitchell Parish. Originalmente, foi chamado "Agora, eu me lanço para chorar". Quando Miller gravou "Sunrise Serenade" em 1939, ele colocou essa música nas costas. Foi um fenômeno imediato como um arranjo instrumental e foi adotado como melodia de assinatura de Miller. A canção é um exemplo privilegiado do som americano de banda larga de meados do século XX.


 

2 -    O  filme  “  O  GUARDA-COSTAS  “   narra  uma  história  em  que Rachel Marron, uma cantora pop com recorde de vendas, tem um perseguidor, que por causa de sua obsessão, acaba lhe fazendo ameaças perturbadoras. Atendendo ao pedido de seu empresário, Rachel contrata Frank Farmer, um ex-agente do serviço secreto, como seu guarda-costas. Inicialmente tratado com desdém por seus processos de segurança, Farmer logo se torna parte integrante do círculo íntimo de Rachel . O  sustentáculo  musical  das  cenas  ficou  por  conta  da  canção       “  I WILL ALWAYS LOVE YOU  “ .

3 -  Em um vilarejo mexicano, os habitantes sofrem constantes ataques de um bando de pistoleiros liderados pelo temido Calvera (Eli Wallach). Cansados de serem saqueados, alguns moradores locais que não têm armas e muito menos temperamento violento viajam até a fronteira, onde encontram Chris (Yul Brynner) e Vin (Steve McQueen), dois pistoleiros desempregados que estão dispostos, não pelo dinheiro mas pela aventura, a reunir mais cinco outros foras-da-lei, que concordam por motivos diversos, a defendê-los de Calvera. A vitória parecia assegurada, mas Calvera não desiste facilmente e volta ao povoado, obrigando Chris e seus companheiros a lutarem até a morte para salvar os habitantes da pequena cidade.              “  SETE HOMENS E UM DESTINO “


 
4 -  A monotonia de New England faz com que a bibliotecária Prudence Bell (Suzanne Pleshette) viaje a Roma a procura de momentos de aventura e romance. Durante a viagem ela tem uma aventura amorosa com um arquiteto de idade próxima a sua (Troy Donahue) e com um charmoso galanteador mais velho (Rossano Brazzi). A paixão dos dois os leva a uma viagem pelo norte da Itália. Isso até Prudence descobrir que há outra mulher na vida de seu affair. Desolada ela volta para sua casa mas imagina as surpresas que o destino lhe revela.                  “  CANDELABRO    ITALIANO  “ . 

5-  Deprimida com a sua carreira de dançarina, Terry tenta se suicidar, mas é salva por Calvero, um pobre, que era um famoso palhaço. Calvero ajuda Terry e, no processo, recupera sua auto-estima também. Quando Terry propõe casamento, Calvero acha que a diferença de idade é grande demais e vai embora para se tornar um palhaço de rua. Terry então começa um relacionamento um compositor jovem e promissor.  “ Luzes da Ribalta “ e  sua  inesquecível  trilha sonora  : “ Limelight  “

6 -  “  My Fair Lady   “  , apoiado  na  trilha  sonora  "  I Could Have Danced All Night  "  , conta a história de Eliza Doolittle, uma mendiga que vende flores pelas ruas escuras de Londres  em busca de uns trocados. Em uma dessas rotineiras noites, Eliza conhece um culto professor de fonética  Henry Higgins  e sua incrível capacidade de descobrir muito sobre as pessoas apenas através de seus sotaques. Quando ouve o horrível sotaque de Eliza, aposta com o amigo Hugh Pickering, que é capaz de transformar uma simples vendedora de flores numa dama da alta sociedade, num espaço de seis meses.

7 -  Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amendronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo. A  trilha  sonora  " To Sir, With Love " demonstra  melodicamente  grande sentimento  de  “  AO  MESTRE  COM  CARINHO  “

8 -   Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros britânicos recebem o encargo dos japoneses de construir em plena selva uma ponte de transporte ferroviário sobre o rio Kwai, na Tailândia. O coronel Nicholson, que está à frente dos prisioneiros, é o oficial britânico que procura uma forma de elevar o moral de seus homens. Vê a ponte como uma forma de consegui-lo, tendo-os ocupados na construção e fazendo-os sentirem-se orgulhosos da obra. Por sua vez, o major americano Shears, prisioneiro no mesmo campo, só pensa em fugir. Ao final, ele o consegue e, contra a sua vontade, volta algumas semanas depois, guiando um comando inglês, cuja missão é destruir a ponte no instante em que passasse o primeiro trem, para anular a rota de transporte de armas dos japoneses, que pretendiam utilizá-la para invadir a Índia.   “  A Ponte do Rio Kwai  “  e  sua  trilha  sonora  : Overture .
9 -  Durante uma viagem de negócios a Los Angeles, Edward, um executivo que compra e fragmenta empresas para vendê-las, encontra a prostituta Vivian. Edward a contrata para ficar com ele durante uma semana a fim de acompanhá-lo nos jantares de negócios. Os dois se aproximam e descobrem que há vários obstáculos para serem superados até que possam unir seus mundos tão diferentes.  Conduzido  pela  trilha  sonora  Pretty Woman ,  o  filme               “  UMA  LINDA  MULHER  “ fascina  todos os  cinéfilos.

10 -  O  filme  “  FEITIÇO   HAVAIANO  “  ,  apresentado  como  reforço  musical  a  trilha  sonora  "  Hawaiian wedding song  " , narra  a  seguinte  históriaApós prestar o serviço militar, um jovem (Elvis Presley) volta para a casa dos pais em Honolulu, no Havaí, e começa, contra a vontade deles, a trabalhar em uma agência de turismo. Ao mesmo tempo seduz as funcionárias do hotel ao som de românticas canções.

11 - Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.  “   O   PODEROSO   CHEFÃO   “ .

12 – “  UMA  ODISSEIA  NO  ESPAÇO  “  é  uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.

13 -  O  filme  “  SE  MEU  APARTAMENTO  FALASSE  “  narra  a  história  de    um funcionário ambicioso (Jack Lemmon)   que  descobre um atalho para subir na companhia em que trabalha: ceder seu apartamento para os encontros amorosos de seus chefes. A tática inicialmente dá  certo, mas passa a ser ameaçada quando ele se apaixona pela amante de um de seus chefes (Shirley MacLaine).

14 - Estados Unidos, segunda metade do século 19. Gary O'Hara (Giuliano Gemma) é um ex-capitão do Exército dos Estados Confederados. Depois de voltar do combate na Guerr Civíl America, ele decide aceitar o serviço de caçar e matar o bandido conhecido como Black Jack. Entretanto, ele não sabia que o bandido à sua mira era, na verdade, seu amado irmão, que ele acreditava já estar morto. Após cometer um grande engano, Gary recebe das mãos de seu irmão, enquanto agonizava antes de morrer, uma moeda que o ajudará a resolver um mistério crucial. Revoltado, Gary decide se vingar de quem o contratou para este serviço sujo. “  O   DÓLAR   FURADO  “  .

 
15 -   Encerrando  esta  seleção  de  filmes  famosos  com  suas  trilhas  sonoras ,  optamos  para  o mais  famoso  filme  do  cinema  brasileiro :  “   O   CANGACEIRO  “ . O bando de cangaceiros do capitão Gaudino (Milton Ribeiro) semeia o terror pela caatinga nordestina. É neste contexto que a professora Maria Clódia (Vanja Orico), raptada durante um assalto do grupo, se apaixona pelo pacífico Teodoro (Alberto Ruschel). O forte amor entre os dois gera grande conflito no bando. 


      Esta  segunda  publicação  de  famosos  filmes  com  suas  inesquecíveis  trilhas  sonoras  não  tem  a  pretensão  de  afirmar  que  a  listagem  chegou  ao  cabo ,  porque  sabemos  perfeitamente  da  relação  inesgotável  de  sucessos  da “ Sétima  Arte “. O  Cantinho  Musical  reconhece  que  em  suas  triagens  deveriam  constar  muitas  peças  cinematográficas  que  estão  ausentes  de  nossos  artigos ,  entretanto   acredita  que  as  amostras  publicadas  nos  dois  artigos representam  a  essência  do  Cinema  Universal  .

 
“  A  IMENSA  MAGIA  QUE  A  “  SÉTIMA  ARTE  “ NOS  PROPORCIONA  É A PERPETUAÇÃO  EM  NOSSAS  MEMÓRIAS  DE  SUAS  NARRATIVAS  CÊNICAS E  A  FIXAÇÃO  DE  SUAS  TRILHAS  SONORAS  COMO  ENVÓLUCRO  DE  TODA  CRIAÇÃO PERFEITA  DESSA  LINDA  MANIFESTAÇÃO  ARTÍSCA  DENOMINADA  “  CINEMA  “  !!  “
 
Waldemar   Pedro  Antonio          e-mail :  [email protected]
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »