“ Esclarecimento aos meus leitores . O compromisso deste espaço que ocupa publicação de artigos sobre músicas é com a divulgação variável de todos os cantos , indiferente ao gênero , à nacionalidade ou ao gosto ou à rejeição a qualquer estilo , porque se entende , objetivamente , que a criação das canções é fruto de uma manifestação artística , logo continuaremos com a visão versátil de todos os conjuntos musicais , em respeito aos seus criadores . “
O Cantinho Musical , em respeito a todos os estilo de canções , fará uma síntese de alguns intérpretes que assumiram um modelo de música centrado basicamente no sentimento romântico . Alguns dos representantes mais famosos desse ritmo defenderam esse estilo. , dizendo : “ Não tenha vergonha de ser cafona e abra o coração para o estilo de música que está ganhando cada vez mais espaço: “ O BREGA “ .
Mesmo tendo uma grande porcentagem de preconceito, os cantores acabaram assimilando o título de brega, pois eles são adorados pelo povo justamente por assumirem essa atitude tão simples. Ídolos de vários estilos e idades são chamados de bregas por trazerem um tema romântico exagerado ou um visual inusitado.
Após uma incansável pesquisa em sites de músicas, vídeos, letras , o “ Cantinho Musical “ traz hoje os mais prováveis 15 cantores bregas da música brasileira”. Sabemos que uma listagem de apenas 15 nomes é pequena e muita gente ficou de fora. Mas, nesta lista você passa por várias gerações e acompanha o brega brasileiro. Eles ficaram famosos por conta do estilo descontraído e popular; veja quem são os cantores bregas que sempre fizeram sucesso!
1 -“ REGINALDO ROSSI “ transmite todo sofrimento e traição de amor , lamentando-se numa mesa de bar a um “ GARÇOM “ . [ “ / Garçom, aqui nessa mesa de bar / Você já cansou de escutar / Centenas de casos de amor / Garçom, no bar todo o mundo é igual / Meu caso é mais um é banal / Mas preste atenção por favor / Saiba que o meu grande amor / Hoje vai se casar / Mandou uma carta pra me avisar / Deixou em pedaços meu coração / E para matar a tristeza / Só mesa de bar / Quero tomar todas / Vou me embriagar / Se eu pegar no sono / Me deite no chão / Garçom eu sei que eu estou enchendo o saco / Mas todo bebum fica chato / Valente e tem toda a razão / Garçom , mas eu, eu só quero chorar / Eu vou minha conta pagar / Por isso eu lhe peço atenção / . “ ]
. 2 - “ WALDICK SORIANO “ expressa nesta canção , que rotulou a imagem do cantor , sentimento de um amor humilhado , desprezado , fazendo em momentos de enorme rejeição da mulher amada uma manifestação de revolta : “ EU NÃO SOU CACHORRO NÃO “ . [ “ / Eu não sou cachorro não / Pra viver tão humilhado / Eu não sou cachorro não / Para ser tão desprezado / Tu não sabes compreender / Quem te ama quem te adora / Tu só sabes maltratar-me / E por isso eu vou embora / A pior coisa do mundo / É amar sendo enganado / Quem despreza um grande amor / Não merece ser feliz / Nem tão pouco ser amado / Tu devias compreender / Que por ti / Tenho paixão / Pelo nosso amor / Pelo amor de Deus / Eu não sou cachorro não / . “ ] .
3 - “ WANDO “ , um dos cantores mais românticos do nosso cancioneiro , atingido por uma grande flechada de um Cupido , quando conheceu a moça’ Tiana Gama, empresária, encontrou Wando em 1971 durante um show em Santarém. Na ocasião, os dois foram apresentados e tiveram um envolvimento. O encontro marcou a vida da empresária e inspirou um dos maiores sucessos de Wando ao compor a música denominada : “ MOÇA “ [ “ / Moça, me espere amanhã / Levo o meu coração / Pronto pra te entregar / Moça, / Moça eu te prometo / Eu me viro do avesso, / Só pra te abraçar / Moça, eu sei que já não és pura, / Teu passado é tão forte / Pode até machucar / Moça, dobre as mangas do tempo / Jogue o teu sentimento / Todo em minhas mãos / Eu quero me enrolar nos teus cabelos / Abraçar teu corpo inteiro, / Morrer de amor, / De amor me perder / (BIS) / Moça, eu sei que já não és pura, / Teu passado é tão forte / Pode até machucar / Moça, dobre as mangas do tempo / Jogue o teu sentimento / Todo em minhas mãos / . “ ] .
4 - “ SIDNEY MAGAL “ em um relâmpago inventivo construiu o mais importante sucesso de sua galeria musical . A personagem fora criada e idolatrada mentalmente não existindo até a música ser composta. Foi ideia do meu empresário, meu produtor e compositor de juntar três nomes muito populares no Brasil e formar uma cigana fictícia, que seria a musa expressa verdadeiramente na música : “ SANDRA ROSA MADALENA “ . [ “ / Quero vê-la sorrir, quero vê-la cantar / Quero ver o seu corpo dançar sem parar / Quero vê-la sorrir, quero vê-la cantar / Quero ver o seu corpo dançar sem parar / Ela é bonita, seus cabelos muito negros / E o seu corpo faz meu corpo delirar / O seu olhar desperta em mim uma vontade / De enlouquecer, de me perder, de me entregar / Quando ela dança todo mundo se agita / E o povo grita o seu nome sem parar / É a cigana Sandra Rosa Madalena / É a mulher com quem eu vivo a sonhar / ( REFRÃO ) / quero vê-la sorrir ....... / Dentro de mim mantenho acesa uma chama / Que se inflama se ela está perto de mim / Queria ser todas as coisas que ela gosta / Queria ser o seu princípio e ser seu fim / . “ ] .
5 - “ PENINHA “ é um cantor e compositor brasileiro . Gravou o primeiro compacto em 1972, mas seu primeiro grande sucesso foi "Sonhos" (1977), incluído na trilha da telenovela “ Sem Lenço, Sem Documento" e com milhares de cópias vendidas. O que diferencia esta canção de outras músicas compostas por ele é a união entre desilusão e esperança , algo muito difícil de ser feito . Observemos a bela poesia expressa nas letras de “ SONHOS “ . [ “ / Tudo era apenas uma brincadeira / E foi crescendo, crescendo, me absorvendo / E de repente eu me vi assim: completamente seu / Vi a minha força amarrada no seu passo / Vi que sem você não tem caminho, eu não me acho / Vi um grande amor gritar dentro de mim / Como eu sonhei um dia / Quando o meu mundo era mais mundo / E todo mundo admitia / Uma mudança muito estranha / Mais pureza, mais carinho / Mais calma, mais alegria / No meu jeito de me dar / Quando a canção se fez mais forte, mais sentida / Quando a poesia fez folia em minha vida / Você veio me contar dessa paixão inesperada / Por outra pessoa / Mas não tem revolta não / Eu só quero que você se encontre / Ter saudade até que é bom / É melhor que caminhar vazio / A esperança é um dom que eu tenho em mim / (Eu tenho sim) / Não tem desespero, não / Você me ensinou milhões de coisas / Tem um sonho em minhas mãos / Amanhã será um novo dia / Certamente eu vou ser mais feliz / . “ ] .
6 - “ NELSON NED “ manifesta em suas canções uma tristeza aguçada representada por um sentimento coletivo em detrimento do individual. Centrando seus temas em cada fracasso amoroso , conseguia expressar sempre o resultado de uma perda , convicto de que “ TUDO PASSARÁ “ [ “ / Eu te dei meu amor, por um dia / E depois sem querer te perdi. / Não pensei que o amor, existia / Que também choraria por ti. / Mas tudo passa tudo passará / E nada fica, nada ficará. / Só se encontra a felicidade / Quando se entrega o coração. / Voltarei a querer, algum dia / Pois eu sei que não vou mais chorar. / Se em mim já não há alegria / A esperança me ensina a gritar. / Que tudo passa tudo passará / Que nada fica, nada ficará. / Só se encontra a felicidade / Quando se entrega o coração. / ( 2 X ) / . “ ] .
7 – “ LINDOMAR CASTILHO “ construiu uma carreira sólida cantando boleros e sambas-canções românticos, se tornando um dos maiores vendedores de disco no Brasil da década de 1970. O cantor compôs um bolero que se tornou conhecido pelo Brasil através da série Os Normais da Rede Globo. O tema da canção versa sobre uma experiência de vida relacionada ao amor , prevenindo-se de novas paixões que o faça sofrer como antes diante de um comportamento anormal que o fez exclamar : “ VOCÊ É DOIDA DEMAIS “ . [ “ / Eu pensei em lhe entregar meu amor meu coração / Meu carinho e muito mais / Mas parei por um instante / Pensei mais dois minutinhos / E voltei um pouco atrás / Recordei que no passado / Você esteve ao meu lado / E roubou a minha paz / Hoje me serve de exemplo / Vou fugir enquanto é tempo / Você é doida demais / Você é doida demais / Você é doida demais / Você é doida demais, doida, muito doida, / Você é doida demais / Eu não quero nem preciso / De amor doido sem juízo / Para comigo viver / Pois eu sou aquele homem / Que pensou em lhe dar um nome / E você nem quis saber / Todo dia me enganava / Sempre você me trocava / Pelo amor de outro rapaz / Você é tão leviana / Nisso você não me engana / Você é doida demais / / Você é doida demais / Você é doida demais / Você é doida demais, doida, muito doida, / Você é doida demais / . “ ] .
8 - “ JANE e HERONDY “ formaram uma dupla conhecida no mundo da música por uma gravação que teve aceitação do público . A canção fala de uma separação amorosa e centraliza o tema em um pedido para que não se desfaça uma relação entre duas pessoas que se amam : “ NÃO SE VÁ “ . [ “ / Não se vá! / Eu já não posso suportar / Esta minha vida de amargura / Não se vá! / Estou partindo porque sei / Que você já não mais me ama... / Não se vá! / O seu ciúme é o culpado / Desta minha desventura / Não se vá! / O nosso amor não é mais o mesmo / É melhor que eu vá embora... / Não se vá! / Não me abandone por favor / Pois sem você vou ficar louco / É o ciúme que está / Nos separando pouco a pouco... / Não se vá! / Me dê uma chance outra vez / Daqui prá frente tudo vai mudar / Me dê a mão com muito amor / E nova vida vamos começar... / Lá lá lá lá, lá lá lá lá lá lá... / Lá lá lá lá, lá lá lá lá lá lá... / . “ ] .
9 – “ ODAIR JOSÉ “ interpreta uma canção cujo tema versa sobre a história de um rapaz que se apaixonou por uma garota de programa . A música seria o rapaz falando para a prostituta como se apaixonou por ela . A sequência musical é a seguinte: o cara trabalhava o dia inteiro e ao final do dia, em vez de ir pra casa, ele passava ali para tomar um drinque . E com esse drinque começava um grande romance , propondo à pessoa amada que o sonho dele era tirá-la daquele ambiente : “ VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR “ . [ “ / Olha, a primeira vez que eu estive aqui / Foi só pra me distrair / Eu vim em busca do amor / Olha, foi então que eu lhe conheci / Naquela noite fria / Em seus braços, meus problemas esqueci / Olha, a segunda vez que eu estive aqui / Já não foi pra distrair / Eu senti saudades de você / Olha, eu precisei do seu carinho / Pois eu me sentia tão sozinho / E já não podia mais lhe esquecer / Eu vou tirar você desse lugar / Eu vou levar você pra ficar comigo / E não me interessa o que os outros vão pensar / (BIS) /Eu sei que você tem medo de não dar certo / Pensa que o passado vai estar sempre perto / E que um dia eu posso me arrepender / Eu quero que você não pense em nada triste / Pois quando o amor existe / Não existe tempo pra sofrer / Eu vou tirar você desse lugar ....... / (BIS) / . “ ] .
10 - “ TEIXEIRINHA “ fez um enorme sucesso com uma narrativa musical fúnebre em que descreve todo ambiente da morte da mãe . Essa canção criou uma grande polêmica entre os críticos musicais , alguns , pejorativamente , denominavam “ churrasquinho de mãe “ , porque viam na música grande apelação : “ CORAÇÃO DE LUTO “ . [ “ / O maior golpe do mundo / Que eu tive na minha vida / Foi quando com nove anos / Perdi minha mãe querida / Morreu queimada no fogo / Morte triste, dolorida / Que fez a minha mãezinha / Dar o adeus da despedida / Vinha vindo da escola / Quando de longe avistei / O rancho que nós morava / Cheio de gente encontrei / Antes que alguém me dissesse / Eu logo imaginei / Que o caso era de morte / Da mãezinha que eu amei / Seguiu num carro de boi / Aquele preto caixão / Ao lado eu ia chorando / A triste separação / Ao chegar no campo santo / Foi maior a exclamação / Cobriram com terra fria / Minha mãe do coração / Dali eu saí chorando / Por mãos de estranhos levado / Mas não levou nem dois meses / No mundo fui atirado / Com a morte da minha mãe / Fiquei desorientado / Com nove anos apenas / Por este mundo jogado / Passei fome, passei frio / Por este mundo perdido / Quando mamãe era viva / Me disse: filho querido / Pra não roubar, não matar / Não ferir, não ser ferido / Descanse em paz, minha mãe / Eu cumprirei seu pedido / O que me resta na mente / Minha mãezinha é teu vulto / Recebas uma oração / Desse filho que é teu fruto / Que dentro do peito traz / O seu sentimento oculto / Desde nove anos tenho / O meu coração de luto. / . “ ] .
11 - “ AGNALDO TIMÓTEO “ , com uma voz bem postada e segura , faz bela interpretação de uma canção que versa sobre a insatisfação de uma noiva diante do altar , lamentando , em seus pensamentos , que o seu verdadeiro amor é quem deveria ali estar , e não quem vai ser o seu esposo : “ A NOIVA “ . [ “ / AAAAve Mariaaaaaaaaaaaaaaaaaa... / Branca e radiante vai a noiva, / logo a seguir o noivo amado. / Quando se unirem os corações, / vão destruir ilusões. / Aos pés do altar esta chorando, / todos dirão que é de alegria. / Dentro sua alma está gritando, / Ave Maria... / Chorará também, ao dizer o sim, / e ao beijar a Cruz, pedirá perdão. / E eu sei que esquecer não poderia, / se era outro amor a quem queria. / Aos pés do altar esta chorando, / todos dirão que é de alegria. / Dentro sua alma está gritando, / Ave Maria... / Ave Maria... / Ave Maria... / AAAAve Mariaaaaaaaaaaaaaaaaa./ . “ ] .
12 - “ GRETCHEN “ gravou , com um sucesso esplêndido , uma canção considerada pelos críticos musicais o single brasileiro mais vendido de todos os tempos. A música vendeu meio milhão de cópias no ano de seu lançamento, dando a Gretchen disco de ouro :“ CONGA , CONGA , CONGA “ . [ “ / CONGA LA CONGA, / CONGA, CONGA, CONGA / AWH! oh! I like you dancing every day awh! / you and me awh! all of the time at / conga la conga quiero bailar, ai, ai, ai, ai, hum! / come, come on and dance it, dance with me, I get you, I want you, oh! my love, / I love you, I need you aye conga yeah! ai, ... / conga, la conga, conga, conga, conga / (repeat x times). ah! baila la conga / I (repeat chorus) / baila la conga, ai, ai, ai dhe by dhe re tcheb dhere... / I'm so la conga / aye saboroso!!!!. / me gusta! come! hoo! hoo! / conga la conga, baila la conga!......
13 - “ GILLIARD “ interpreta com muita emoção uma bela canção cujo tema é uma demonstração de um amor oculto , querendo sobressair-se com lindas comparações de fenômenos naturais , objetivando uma aproximação da amada . “ Essa canção é daquelas de levantar o copo , brindar e ficar quieto , ruminando a vida “ : “ AQUELA NUVEM “ . [ “ / Aquela nuvem que passa / Lá em cima sou eu / Aquele barco que vai / Mar afora sou eu / Aquela folha que vaga / Pelas ruas sou eu / Buscando você... / Como eu queria ser / Esse sol que lhe queima / Essa roupa que cobre / O teu corpo / O vento que te possui / E essa água que banha / Você / Só assim eu poderia / Me aproximar de você / Sem precisar confessar / O que eu tento esconder / Que sofro e não é direito / E venho fazendo tudo / Pra ninguém saber / . “ ] .
14 - “ PAULO SÉRGIO “ Surgiu como um autêntico cantor romântico , encantou a mídia , embora uma outra mídia dizia que ele era um imitador barato de Roberto Carlos . Esta canção fez um grande sucesso e vendeu em três semanas, mais de 60 mil cópias. O tema versa sobre uma declaração de amor e , ao mesmo tempo , uma advertência expressadas nas poesias de uma música : “ ÚLTIMA CANÇÃO “ [ “ / Esta é a última canção / Que eu faço pra você / Já cansei de viver iludido / Só pensando em você / Se amanhã você me encontrar / De braços dados com outro alguém / Faça de conta que pra você / Não sou ninguém / Mas você deve sempre lembrar / Que já me fez chorar / E que a chance que você perdeu / Nunca mais vou lhe dar / E as canções tão lindas de amor / Que eu fiz ao luar / Para você, confesso / Iguais àquelas não mais ouvirá / E amanhã sei que esta canção / Você ouvirá num rádio a tocar / Lembrará que seu orgulho maldito / Já me fez chorar por muito lhe amar / Peço, não chore / Mas sinta por dentro a dor do amor / Então você verá / O valor que tem o amor / E muito vai chorar / Ao lembrar do que passou / . “ ] .
15 – “ JESSÉ “ interpretando a canção , “Porto Solidão”, composta por Zeca Bahia e Gincko, mostrou suas credenciais e, da noite para o dia, ganhou fãs e tornou-se ídolo da música brasileira . A bela canção estabelece uma sutil comparação entre o enorme sentimento da paixão com as expressões líricas presentes nos versos em demonstração de conquista e de prazer em “ PORTO SOLIDÃO “ . [ “ / Se um veleiro / Repousasse / Na palma da minha mão / Sopraria com sentimento / E deixaria seguir sempre / Rumo ao meu coração / Meu coração / A calma de um mar / Que guarda tamanhos segredos / De versos naufragados / E sem tempo / Rimas, de ventos e velas / Vida que vem e que vai / A solidão que fica e entra / Me arremessando / Contra o cais / ( BIS ) / . “ ] .
“ Era o rádio o principal meio de divulgação do estilo BREGA , nos anos 70 . Suas canções batiam recordes de audiência , mesmo sendo consideradas como um repertório “ cafona “ . O que aparentemente as agrupa é a temática das letras, marcadas pelo sentimento e emoção expressos em suas palavras relacionadas ao sofrimento , ciúme , traição e solidão , apesar de uma enorme dose de discriminação por ocupar uma função desprestigiada socialmente . Mesmo com rejeição manifestada por parte da sociedade , o “ GÊNERO BREGA “ impôs-se diante do cenário musical brasileiro . “ Waldemar Pedro Antonio e-mail : [email protected]