01/12/2014 às 19h02min - Atualizada em 01/12/2014 às 19h02min

Caçador de Fakes!

O Caçador de Fakes!

Paulo Lucio – Carteirinho

Em Cataguases, o assunto do momento é a briga entre o vereador Serafim e os fakes. Na verdade, com alguns fakes.  Afinal, temos fakes pra tudo que é gosto, tipo gênero, raça, credo ... sendo criados a todo momento.

O vereador listou os 10 mais  e abriu um processo para  tentar identificá-los. Sendo os fakes:  "Antônio Cerca Onça", "Arrelia Lopes Mineira", "Ângela A. Kneipp", "Roberto Souza Souza", "Jaime de Oliveira Máximo", "Marcela Gamos", "Cláudia Shineyder", "José Geraldo Souza Tavares", "José Aparecido Souza" e "Denuncie Ktá". 

Vale destacar que nessa lista  dois perfis não são fakes. No caso o José Geraldo Souza Tavares e José Aparecido Souza.   Tais citações podem acabar gerando processo contra o vereador por   calúnia e  difamação.  Tiro no pé! 

A atitude do vereador em querer identificar os fakes é devido  postagens e comentários nas redes sociais. O  vereador   virou alvo de brincadeiras, deboches e piadas. O feitiço  virou contra o feiticeiro. 

O  vereador que é ex-delegado resolveu investigar quem está por trás dos fakes e obteve  por parte da justiça uma liminar  favorável, pedindo ao Facebook que forneça os  IP's dos perfis   citados.  De posse dos IP's começará  a investigação. O Doutor voltando as origens.  

Esse processo mexeu com muita gente. Alguns fakes sumiram, outros continuam provocando.   O tema virou debate nas redes sociais, sites, rádios, Boca Maldita. Alguns concordam e outros discordam.  

Nunca ninguém se atreveu a enfrentar os fakes.  O  vereador Serafim está sendo chamado de Caçador de Fakes.   Inclusive, alguns sumiram. Será fim dos fakes?

Duvido muito que os fakes acabem. Os  fakes  são versões dos Boletins Anônimos nas redes sociais. Com piadas, brincadeiras, mentiras, boatos e  provocações. A diferença é que nas redes sociais mais pessoas têm acesso, por outro lado, fica mais fácil de saber de onde partem tais comentários.  E o vereador disse que vai identificar todos. 

Não sabemos o desfecho dessa história, mas uma coisa é certa, muitos vão pensar duas vezes antes de criar um fake. Mas para que serve os fakes? Muitos disem que servem para a pessoa denunciar. Mas que denúncias os fakes atuais fizeram? 

Na atual conjuntura não é preciso criar um fake para denunciar, ,tendo em vista que temos uma  oposição forte. Oposição  que denuncia, fiscaliza, cobra … até exagera ,fazendo espetáculos. Mas estão cumprindo com o papel da oposição.  

No passado, não tínhamos uma oposição desse tipo. Dessa forma, os fakes eram necessário. Por falar em fake, o primeiro fake da história de Cataguases foi o Chapolim Colorado, sendo  no  governo Willian. Os debates ocorriam no Orkut, na página Mudança Pra Valer. O sucesso foi tanto que outros fakes surgiram. A Turma do Chaves, compostas por: Chiquinha, Seu Madruga, Chaves, Dona Florinda, Senhor Barriga, Dona Clotilde, Professor Girafales....

Com o surgimento do Facebook  os usuários migraram. Os fakes também. O local dos debates era o grupo Cataguases Uai, administrado pelo  Marcos Spínola. O grupo era o mais famoso da cidade, mas veio a eleição municipal e  a cen$ura. O administrador proibiu as publicações e usou o grupo na sua campanha política.  Então  surgiu o grupo Cataguases Sem Censura, novo palco dos debates, que prevalece até hoje. O Sem Censura é um território dos fakes. O próprio criador e administrador do grupo é um fake, o Denuncie Kta, que  faz parte da lista do Serafim.  

Os fakes que tiveram importância no passado, hoje transformaram as redes sociais num campo de batalha. Impera a ofensa e os xingamentos. Não debatem mais assuntos políticos, mas sim questões pessoais.   

Está cada vez mais difícil debater nas redes sociais, tendo em vista que logo surge um fake e começa os ataques. Sabendo disso, muitos optaram em criar fakes para debater. O facebook virou fakebook.    Cada vez menos pessoas colocam a cara para comentar. Com isso, temos poucas lideranças, sendo  atacadas pelos fakes.  

Condeno  o uso dos fakes, pois inibem o surgimento de lideranças. Criam a cultura das pessoas se esconderem. A República dos Mascarados.  Tanto não concordo com os fakes que sou um dos criadores do Cataguases Sem Fake. 

Torço que o vereador Serafim saia vitorioso dessa batalha. Assim, teremos uma política mais limpa, com menos agressões. Para isso, é preciso que a oposição também desative seus fakes. 

Por uma política sem fakes! 

 

 

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »