O “ CANTINHO MUSICAL “ fará uma pequena freada nas publicações criativas dos compositores da MPB para desfilar os nossos SAMBAS DE BREQUE , estilo consagrado e popularizado no Rio de Janeiro e , consequentemente, estendido para todo território brasileiro, com aceitação de todo povo que, na época, curtia o estilo dessa modalidade de samba.
SAMBA DE BREQUE leva , tipicamente , um rótulo do Rio de Janeiro , caracterizado por interrupções repentinas durante as quais o cantor comenta , humoristicamente , FALANDO FRASES ligadas ao tema . A tipologia textual do SAMBA é narrativa , cuja característica encadeia fatos reais ou fictícios . O SAMBA DE BREQUE é uma CRÔNICA MUSICAL que narra fatos fictícios de uma determinada época .
Demonstraremos neste artigo algumas criações dos expoentes desse gênero narrativo musical , como : JORGE VEIGA , MOREIRA DA SILVA , CIRO MONTEIRO , LUIZ BARBOSA ( foi o primeiro a trabalhar com o samba de breque ) , MACALÉ , NEI LOPES , GERALDO PEREIRA , JOÃO NOGUEIRA , ZECA PAGODINHO , DICRÓ , BEZERRA DA SILVA , GILBERTO ALVES e OUTROS BAMBAS PERTENCENTES A ESTE QUADRO.
Inicialmente , apresentaremos o expoente dos SAMBAS DE BREQUE , ACERTEI NO MILHAR . É uma crônica musical cujo tema se desenvolve , oniricamente, na narrativa de um sonho , decepcionando o protagonista da história , composição de GERALDO PEREIRA , popularizando-se nas vozes de JORGE VEIGA e MOREIRA DA SILVA . [ “ / Etelvina ( minha nêga ), / Acertei no milhar / Ganhei 500 contos , eu não vou mais trabalhar / E me dê toda roupa velha aos pobres / E a mobília podemos quebrar / falado : Isso é pra já / Passe pra cá / Etelvina vai ter outra lua de mel / Você vai ser madame / Vai morar num grande hotel / Eu vou comprar um nome não sei onde / Vou ser Barão Morengueira de Visconde / Um professor de francês “ mon amour “ / Vou mudar seu nome para Madame Pompadour / ......... / Mas de repente , mas de repente / Etelvina me acordou está na hora do batente / Mas de repente , de rependente / Etelvina me acordou / ( falado ) “ – Sai pelos fundos Morengueira , porque na frente tem gente “ / Foi um sonho minha gente/” ] . Outra pérola de Geraldo Pereira é o samba “ NA SUBIDA DO MORRO “ . Há uma polêmica sobre a criação do samba , embora não tirando a autoria de Geraldo Pereira . Em depoimento ao Museu do Carnaval , Moreira da Silva declarou que comprara por um conto e trezentos mil-réis do próprio Geraldo . Outra versão é que o samba surgira antes para uma peça teatral apresentada na Mangueira pelo próprio autor . O tema fala de um malandro que fora tomar satisfação com outro , ao saber que ele batera na nêga amada do malandro que fora tomar satisfação , chegando à via dos fatos com bruta agressão . [ “ / Na subida do morro me contaram / Que você bateu na minha nêga/ Isso não é direito / Bater numa mulher que não é sua / Deixou a nêga quase nua/ No meio da rua / A nêga quase que virou presunto / Eu não gostei daquele assunto / Hoje venho resolvido / Vou-lhe mandar para cidade de pé junto / Vou-lhe tornar em um defunto / ....... “ ] .
A Música Popular Brasileira tem uma grande dívida com esses dois interpretes que são verdadeiros responsáveis pela vivificação e popularização dos SAMBAS DE BREQUE . Louvor a essas maravilhosas vozes que souberam interpretar melodicamente as crônicas musicais . São eles : JORGE VEIGA e MOREIRA DA SILVA expoentes divulgadores deste gênero musical . A partir de agora , desfilaremos algumas canções que são “ códigos de barra “ de seus sucessos. JORGE VEIGA : “ ORORA ANALFABETA “ . narra o descompasso entre a beleza de uma mulher e seu grau de analfabetismo , numa linha bem- humorada . [ “ / Mas eu arranjei uma dona boa lá / Em Cascadura / Grande criatura , mas não sabe ler /Nem tão pouco escrever / Ela é bonitona , bem feita de corpo / E cheia da nota / Mas escreve GATO com “ J “ / E escreve SAUDADE com “ C “ / Ela disse outro dia que estava doente / Sofrendo do “ ESTROMBO “ / Levei um tombo , caí durinho pra trás / Ela fala “ aribu “ , “areoprano “ e “ motocicreta / Diz que adora feijoada “ compreta “ / Ela é errada demais / Vi uma letra “ O “ bordada na blusa / Falei “ é agora “ / Perguntei seu nome , ela disse é ORORA / E sou filha do ARINEU / ( falado ) O azar é todo meu .“ ] . Ainda em composição de Miguel Gustavo, “ CAFÉ SOÇAITE “ brilhou na voz de Jorge Veiga . Trata-se de uma sátira bem-humorada ao colunismo social na década de 50 . [ “ / Doutor , de anedota e de champanhota / Estou acontecendo no café soçaite / Só digo enchanté , muito merci , all right / Troquei a luz do dia pela luz da Light / Agora estou somente contra a Dama de Preto/ Nos dez mais elegantes , eu estou também / Adoro o “riverside “ , só pesco em Cabo Frio / Decididamente eu sou gente bem / Enquanto a plebe rude na cidade dorme / Eu ando com Jacinto que é também de / Thormes / Teresa e Dolores falam bem de mim / Eu sou até citado na coluna do Ibrahim / E quando alguém pergunta “ como é que pode ? / Papai de Black-tie jantando com Didu / Eu perco um outro whisky / Embora esteja pronto / Como é que pode/ Depois eu conto / “ ] . Jorge Viega gravou também “ ESTATUTO DA GAFIEIRA “ , tema que orienta os dançarinos como bailar com respeito . [ “ / Moço , olhe o vexame / O ambiente exige respeito / Pelo estatuto da nossa gafieira / Dance a noite inteira , mas dance direito ....... / “ ] . Ainda sucesso na voz de Jorge Veiga , PISTÃO DE GAFIEIRA . O tema versa sobre um conflito no baile, por o Doca tirou a mulher marcada (acompanhada ) para dançar . [ “ Na gafieira segue o baile calmamente / Com muita gente dando volta no salão / Tudo vai bem , mas , eis porém , que de repente / Um pé subiu , alguém de cara foi ao chão ...... / ] . Outros grandes sucessos foram ainda laureados na voz de Jorge Veiga , como : BAILE DA PIEDADE [ “ / Eu fui um dia na estação da Piedade / Trouxe muita novidade ......./ “ ] , BARBADA [ “ / Todo fim de mês o Edgard faz isso : / Se mete na corrida lá se vai o aluguel ....../ “ ] , e ainda outros grandes sucessos musicais .
Agora é a vez de desfilar os SAMBAS DE BREQUE de MOREIRA DA SILVA , “ O Morengueira “, com sua voz malandra , manhosa e com um grande humor em suas letras . Iniciaremos com uma série de farsas aos filmes americanos de FAROESTE . A crônica musical narra um pedido de socorro de uma mocinha Mary ao Kid Morengueira . Lá chegando ele é salvo por um índio de uma emboscada planejada pelo inimigo e , após matar o bandido , casa-se com a mocinha no salão : “ O REI DO GATILHO “ [ “ / ( FALADO ) apresentação do personagem Kid Morengueira ) / “ Começa o filme com o garoto me entregando / Um telegrama do Arizona onde um bandido de lascar / Um bandoleiro transviado que era o bamba lá da zona / E não deixava nem defunto descansar / Pedia urgente que eu seguisse em seu socorro / A diligência do oeste neste dia ia levar / Vinte mil dólares do banco Águia de Prata / Onde a mocinha costumava me encontrar / ( BREQUE ) “ – Venha urgente , pois estou morta de medo. Só tu poderás nos salvar . Beijos da tua Mary / ...... “ ] . Dando continuidade à série de BANG-BANG , Morengueira interpreta um samba no segundo capítulo da farsa de faroeste : “ O ÚLTIMO DOS MOICANOS “. Morengueira agora vai libertar o índio que o salvará no primeiro episódio, voltando ao mesmo ambiente , livrando o índio das mãos do bandido e casando-se com Mary , a noiva . [ “ / Tinha jurado à minha mãe por toda vida / Não me meter em mais nenhuma trapalhada / Depois daquela do bandido em que o índio me salvara / Eu resolvi levar a vida sossegada / Comprei um sítio e já ia criar galinha / Quando a notícia no jornal me encheu de ódio / Um bandoleiro aprisionara aquele índio / Que me salvara no primeiro episódio . / ( falado : “ CUIDADO MOREIRAAAAA !!! “ ....... /”] . Outra pérola de Moreira da Silva é o samba : “ OLHA O PADILHA “ . Composição inspirada em um delegado cujo nome era DERALDO PADILHA , violento , moralizador e perseguidor de malandros . O policial não gostava de encontrar um vagabundo de cabelo grande , quando o encontrava , Parava o sujeito e raspava a cabeça , ou , se estivesse vestindo uma calça funil , jogava um limão , se a fruta engasgasse, tirava uma tesoura e rasgava a boca da calça . [ “ / Pra se topar uma encrenca / basta andar distraído / Que ela um dia aparece / ( breque ) “ Não adianta fazer prece “ ./ Eu vinha anteontem lá da gafieira / Com minha nega Cecília / ( breque ) Quando gritaram : “ Olha o Padilha ! “ / Antes que eu me desguiasse / Um tira forte aborrecido me abotoou / E disse : tu és o Nonô , Hein ? / Mas eu me chamo Francisco / Trabalho como um mouro sou estivador / ( breque ) Posso provar ao senhor /...... /”] . Colocando a expressão popular “ CONTO DO VIGÁRIO “ em evidência , Moreira da silva narra um crônica musical , retratando o “ GOLPE DE UM BILHETE PREMIADO “ . [ “ / (falado : Ôi moço / Olha aqui / É com o senhor mesmo aí / O senhor não é irmão do celebrando ) / É que eu achei um bilhete / Parece que está premiado / Duzentos contos de réis / Ainda tenho mais dez / Para levar no hospital do aleijado / Eu vou com muito cuidado ./ E o senhor confira na lista ,/ E guarde o bilhete e o dinheiro também / Eu tenho medo de ladrão / Me dê quinhentos do seu / que é para despesa / E pagar a pensão , ali do capitão ...... / “ ] . O tempo e o espaço seriam insuficientes para demonstração de todos os sucessos de SAMBA DE BREQUE que Moreira da Silva deixou consagrado em nosso Cancioneiro Popular. Citarei ainda alguns títulos das magníficas interpretações de MORENGUEIRA : “ AMIGO URSO “ , “ OS INTOCÁVEIS “ , “ FILMANDO NA AMÉRICA “ , “ RISOLETA “ , “ MORENGUEIRA CONTRA 007 “ e outros sucessos . “ NA SUBIDA DO MORRO “ e “ ACERTEI NO MILHAR “ , dois sambas de breque destaques nas vozes de MOREIRA DA SILVA e JORGE VEIGA , composições de GERALDO PEREIRA , com citações feitas no início deste artigo.
O que mais nos gratifica é saber que alguns compositores e interpretes de nova geração ainda produzem SAMBAS DE BREQUE, fazendo perpetuar o gênero em nosso cancioneiro. NEI LOPES , além de pesquisador da MPB e preocupado com a preservação do estilo , compôs vários sambas com imensas características originárias do verdadeiro SAMBA DE BREQUE . NEI LOPES e JOÃO NOGUEIRA compuseram “ BAILE NO ELITE “ , desenvolvendo uma narrativa cujo tema versa sobre o saudosismo dos belos bailes de gafieira , recordando todos os personagens , hábitos e ambientes da época . [ “ / Fui a um baile no Elite , atendendo um convite / Do Manoel Garçon ( falado : Meu Deus do céu que baile bom ! ) / Que coisa bacana já no Campo de Santana / Ouvir um velho e bom som , trombone , sax , pistom / O traje era esporte e o calor estava forte / Mas eu fui de jaquetão, para causar boa impressão / Naquele tempo era o requinte um linho S-120 / Eu não gostava de blusão ( falado : É uma questão de opinião ) / Passei pela portaria , subi a velho escadaria / E penetrei no salão .( falado : Quase morri do coração )/ Quando dei de cara com a Orquestra Tabajara / E o popular Jamelão , cantando só samba-canção / Nonato e Norega , Macaxeira e Zé Bodega / Nas palhetas e metais ( falado : E tinha outros muito mais ) / No clarinete Severino solava um choro tão divino / Desses que não tocam mais ( falado : Ele era ainda bem rapaz ) / .......... / “ ] . Nei , aproveitando-se do jargão forense , compôs “ JUSTIÇA GRATUITA “ . [ “ / Felicidade passou no vestibular / E agora está ruim de aturar / Mudou-se para Faculdade de Direito / E só fala com a gente de um jeito / Cheio de preliminar ( falado : É de amargar ) / Casal abriu , ela diz que é divórcio / Parceria é litisconsórcio / Sacanagem é libidinagem e atentado ao pudor / Só fala cheia de subterfúgio / Nêgo morreu , ela diz que é de-cujos / Não aguento mais essa felicidade , / Seu defensor / falado :somente um desembargador /....} . Ainda podemos acrescenta alguns interpretes que preservam esse gênero musical , como Jade Macalé , Zeca Pagodinho , Bezerra da Silva , Dicró , João Nogueira , Diogo Nogueira , Paulinho da Viola , Gilberto Gil e outros parceiros deles na produção dos SAMBAS DE BREQUE .
Não sei se o espaço limitado do CANTINHO MUSICAL foi suficiente para a exposição das principais criações e interpretações dos nossos artífices do SAMBA DE BREQUE que demarcaram um belo espaço no acervo de nossa “ MÚSICA POPULAR BRASILEIRA “ . Perdoem-nos se houve alguma omissão de artistas e/ou compositores do gênero , tal é a inumerável produção de nossos compositores .
WALDEMAR PEDRO ANTONIO e-mail : [email protected]