“ LALÁ , LALÁ , LALÁ , LALÁ , LAMARTINE / LALÁ , LALÁ , LALÁ , LALÁ LAMARTINE ,/ O TEU CABELO NÃO NEGA .... “ / , assim iniciava o Samba-Enredo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense , homenageando LAMARTINE BABO , com o enredo “ O TEU CABELO NÃO NEGA “ , de Arlindo Rodrigues , conquistando o primeiro bicampeonato , em 1981 , nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro .
LAMARTINE DE AZEVEDO BABO nasceu no dia 10 de janeiro de 1904, na cidade do Rio de Janeiro e faleceu em 16 de junho de 1963. Por coincidência , junto com seu nascimento , nascia também o AMÉRICA FUTEBOL CLUBE que seria , mais tarde , o time de seu coração , chegando a desfilar em carro aberto , vestido de diabo ( símbolo da agremiação ) , por ocasião da conquista do AMÉRICA F.C no Campeonato Carioca .
Além do rótulo de REI DO CARNAVAL , LAMARTINE ainda é conhecido como o compositor dos hinos dos Clubes Cariocas que até hoje são ecoados nas arquibancadas do Maracanã . Iniciaremos a demonstração dos hinos dos clubes cariocas , pelo time de seu coração : AMÉRICA [ “ / Hei de torcer , torcer , torcer / Hei de torcer até morrer... morrer... morrer / Pois a torcida americana é toda assim / A começar por mim ....... / “ ] . VASCO DA GAMA [ “ / Vamos todos cantar de coração / A Cruz de Malta é o meu pendão / Tu tens o nome de um heróico português / Vasco da Gama , a tua fama assim se fez ....“/ ] . . FLAMENGO [ “ / Flamengo , Flamengo / Tua glória é luta / Flamengo , Flamengo / Campeão de terra e mar /..... “ ] . FLUMINENSE [ “ / Sou tricolor de coração / Sou do time tantas vezes campeão / Fascina pela sua disciplina / O Fluminense me domina / Eu tenho amor ao tricolor / ..... / “ ] . BOTAFOGO [ “ / Botafogo , Botafogo , / Campeão desde 1910 / Foste herói em cada jogo / Botafogo por isso que tu és / .../ “ ] . E ainda hinos de outras agremiações. . Dotado de um espírito inventivo e altamente versátil , LAMARTINE começou a criar suas composições , construindo seu belo mundo musical . No gênero das músicas carnavalesca, foi inigualável . João de Barro , o popular Braguinha , parceiro e grande amigo de Lalá , declarou certa vez : “ Costumo dividir o carnaval em duas partes . Antes e depois de Lamartine “ . Comecemos demonstrar sua galeria musical carnavalesca por marchinhas inesquecíveis . Inicialmente exaltando a beleza da mulata brasileira e , consequentemente , pedindo o amor à mulher por ele embelezada . “ O TEU CABELO NÃO NEGA “ [ “ / O teu cabelo não nega mulata / Porque és mulata na cor / Mas como a cor não pega , mulata / Mulata , eu quero teu amor / Tens um sabor bem do Brasil / Tens a alma cor de anil / Mulata , mulatinha , meu amor / Fui nomeado teu tenente interventor /..... “ ] . Ainda coroando a cor da pele e a etnia da beleza da mulher brasileira , colocando-a em um verdadeiro pedestal , compõe “ LINDA MORENA “ . [ “ / Linda morena , morena / Morena que me faz penar / A lua cheia que tanto brilha / Não brilha tanto quanto teu olhar / ..... “ ] . Num diálogo lírico - amoroso , encena declarações de amor dos namorados . “ JOUJOUX e BALANGANDÃS “ . [ “ _ Joujoux , Joujoux ? / _ Que é , meu balangandã ? / _ Aqui estou eu / _ Aí estás tu / _ Minha Joujoux / _ Meu balangandã / ...... “ ] . Utilizando a ironia e o humor , duas de suas características , descreve a trajetória do saber e do ensinamento , transmitido pela escola . “ A... E... I... O... U... . “ [ “ / A... E... I... O... U... Dabliú , dabliú / Na cartilha da Juju /……. “ ] . Um grande sucesso que retrata uma separação . “ AGORA É CINZA “ . [ “ / Você partiu / Saudade me deixou / Eu chorei / O nosso amor foi uma chama / Que o sopro do passado desfaz / Agora é cinza / Tudo acabado e nada mais / .....” ] . Após fazer exaltação , exaustivamente , à beleza da mulata e da morena brasileiras , pedimos permissão para citar que JOÃO DE BARROS , BRAGUINHA , completa, com bela composição, construindo um tripé de beleza das MULHERES BRASILEIRAS , para louvar, também , a exuberância das LOURAS . “ LINDA LOURINHA “! [ “ / Lourinha , lourinha / Dos olhos claros de cristal / Desta vez , em vez da moreninha / Tu serás rainha do meu carnaval / ...... “ ] . Nada tão divino nas canções de Lalá , que fechar o ciclo de exaltação à beleza da mulher brasileira com grande louvor expresso em “ HINO DO CARNAVAL BRASILEIRO “ . [ “ / Salve a morena / A cor morena do Brasil fagueiro / Salve o pandeiro / Que desce do morro pra fazer a marcação / São ,são , são / São quinhentas mil morenas / Loiras , cor de laranja , cem mil / Salve , salve / Teu carnaval , Brasil / Salve a loirinha / Dos olhos verdes cor das nossas matas / Salve a mulata / Cor de canela , nossa grande produção / São , são , são / São quinhentas mil morenas / Loiras cor de laranja , cem mil / Salve , salve / Teu carnaval , Brasil / “ . ] . Na época dos Programas de Auditório , os cantores , através do rádio , tinham a primazia de levar as suas canções ao povo e uni-lo em torno de suas músicas . Lamartine compõe uma marcha , externando o valor das canções na vida dos ouvintes . “ CANTORES DO RÁDIO “ [ “ / Nós somos as cantoras do rádio / Levamos a vida a cantar / De noite embalamos teu sono / De manhã nós vamos te acorda / Nós somos as cantoras do rádio / Nossas canções cruzando o espaço azul / Vão reunindo num grande abraço / Corações de Norte a Sul /.... “ ] .
A versatilidade de LAMARTINE BABO é reconhecida pela variabilidade de gêneros musicais na galeria de suas composições . Os temas nostálgico e saudoso garantem grande espaço no universo de belas canções contidas e preservadas na Música Popular Brasileira . Como destaque de toda produção musical de Lamartine , há uma que é resultante de um caso inusitado , motivando a criação de “ SERRA DA BOA ESPERANÇA “ . Conta-se que um dentista ( há uma versão que foi um barbeiro ) , morador em Dores da Boa Esperança , um município no interior Minas Gerais , colecionador fanático de retrato de artistas famosos , escrevera uma carta a Lamartine como se fora uma mulher . Corresponderam-se , durante muito tempo , com palavras amorosas , até que Lamartine resolve conhecê-la, indo à cidade. Procurando por Nair , pseudônimo que o dentista dava à mulher fictícia , apresentaram-na a Lalá uma menina de 6 anos , a única Nair da cidade . Decepcionado com o fato , conhece Carlos Netto, o dentista e tornaram-se grandes amigos , brotando da mente e do coração de Lamartine o samba-canção “ SERRA DA BOA ESPERANÇA “ . [ “ / Serra da Boa Esperança / Esperança que encerra / No coração do Brasil / Um punhado de terra / No coração de quem vai / No coração de quem vem / Serra da Boa Esperança / Meu último bem / Parto levando saudades / Saudades deixando / Murchas , caídas na serra / Bem perto de Deus / Oh , minha serra / Eis a hora do adeus / Vou-me embora / Deixo a luz do olhar / No teu luar , / Adeus ! / ...... “ ] . Ary Barroso compôs a música e J. Carlos fez as letras de “ Na Grota Funda “ , o que desagradou ao povo a linha poética musical , foi aí que Lamartine Babo pediu a Ary permissão para fazer outros versos para a melodia de “Na Grota funda “ , surgindo , depois de uma outra visão poética , “ NO RANCHO FUNDO “ . [ “ / No rancho fundo / Bem pra lá do fim do mundo / Onde a dor e a saudade / Contam coisas da cidade / No rancho fundo / De olhar triste e profundo / Um moreno canta as mágoas / Com os olhos rasos d’água / Pobre moreno / Que de noite no sereno / Espera a lua no terreiro / Tendo o cigarro por companheiro / Sem um aceno / Ele pega na viola / E a lua por esmola / Vem pro quintal deste moreno / ..“] . Dando prosseguimento à alma versátil e criadora de Lamartine , faremos pequena viagem por sua coleção de valsas , o que o inclui em uma linha clássica e popular . Sentimentos sobre a saudade expostos nas linhas melódicas de “ MAIS UMA VALSA , MAIS UMA SAUDADE “ [ “ / Mais uma valsa / Mais uma saudade / De alguém que não me quis / Vivo cantando a sós pela cidade / Fingindo ser feliz ./ Fiz das lembranças uma coleção nem sei / Quantas palavras no meu coração gravei / Mais uma valsa / Mais um saudade / Saudade que nos vem de alguém / “ . ] . Em parceria com Francisco Mattoso , Lamartine coloca letras em uma valsa cujo tema é uma sequência cênica onírica de um ambiente onde se desenrolam dois fatores : a beleza da mulher e o bailado solene na exuberância cadência da valsa “ EU SONHEI QUE TU ESTAVAS TÃO LINDA “ . [ “ / Eu sonhei que tu estavas tão linda / Numa festa de raro esplendor / Teu vestido de baile lembro ainda / Era branco , todo branco , meu amor / A orquestra tocou uma valsa dolente /Tomei-te aos braços / Fomos dançando / Ambos silentes / E os pares que rodeavam entre nós / Diziam coisas / Trocavam juras / A meia voz / Violinos enchiam o ar de emoções / De mil desejos uma centena de orações / Pra despertar teu ciúme / Tentei flertar alguém / Mas tu não flertaste ninguém / Olhavas só para mim / Vitória de amor cantei / Mas foi tudo um sonho ...acordei “ . ] . Por vária gerações , a tradição das FESTA JUNINAS é comemorada com boas comidas e com músicas do gênero , quando os festeiros iniciam seus bailados em torno da fogueira ao som das músicas típicas que comandam a festa . Lamartine , com sua veia versátil para composição musical , não poderia deixar de contribuir com algumas peças do gênero . “ ISTO É LÁ COM SANTO ANTÔNIO “ [ “ / Eu pedi numa oração / Ao querido São João / Que me desse um matrimônio / São João disse que não / São João disse que não / Isso é lá com Santo Antônio / Eu pedi numa oração / Ao querido São João / Que me desse um matrimônio / Matrimônio , matrimônio / Isso é lá com Santo Antônio / ....... “ ] . Ainda com tema para as festividades juninas , Lalá compõe outro sucesso para ser entoado durante as festas . “ CHEGOU A HORA DA FOGUEIRA “ [ “ / Chegou a hora da fogueira / É noite de São João ... / O céu fica todo iluminado / Fica todo estrelado / Pintadinho de balão / Pensando na cabocla a noite inteira / Também fica uma fogueira / Dentro do meu coração / Quando eu era pequenino / De pé no chão / Eu cortava papel fino / Pra fazer balão /....“ ] .
Hoje já incorporada ao domínio público , as músicas de Lamartine Babo são ouvidas , cantadas e aplaudidas em todas reuniões festivas . Considerado pelos críticos como o Rei do Carnaval , suas marchinhas , quando entoadas nos salões , empolgam os foliões em uma agitação incomparável .
O CANTINHO MUSICAL , ao homenagear esse ícone do carnaval brasileiro , curva-se em respeito à produção artística desse magnífico compositor que deixou perpetuado no acervo da MÚSICA POPULAR BRASILEIRA suas belas canções de gêneros diversificados .
“ O REPERTÓRIO DAS MARCHINHAS CARNAVALESCAS TRAZ EM SUAS VÁRIAS PÁGINAS REGISTROS DE “
“ LAMARTINE BABO “
WALDEMAR PEDRO ANTONIO
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