O CANTINHO MUSICAL abre outro precedente para uma dupla muito representativa e responsável por sambas de primeira linha que enriquecem e enobrecem em lindas poesias a MÚSICA POPULAR BRASILEIRA : PAULO CÉSAR PINHEIRO e JOÃO NOGUEIRA , dois ases das boas canções .
PAULO CÉSAR PINHEIRO , letrista consagrado da MPB , começou a produzir seus poemas inspirado nas belas paisagens de Angra dos Reis , Município do Rio de Janeiro , quando de lá morador , onde conheceu João Aquino , seu primeiro parceiro, com quem compôs sua primeiras canções . JOÃO BATISTA NOGUEIRA , carioca autêntico , cantor e compositor brasileiro , caracterizado pelo suingue interpretado em seus sambas começou a compor aos quinze anos para “ Labareda “ do Méier , um bloco carnavalesco , onde conheceu Moacyr Silva que o ajudou na gravação de seus sambas . Ao ingressar na Ala de Compositores da Portela , juntou-se a outros bambas , quando começou formar parceria com Paulo César Pinheiro .
Iniciaremos a bela trajetória musical com um canto poético da maravilhosa dupla com o samba que é um verdadeiro hino dos compositores , abordando todos os caracteres na feitura de uma poesia , inspirada no “PODER DA CRIAÇÃO"
[ “ / Não, ninguém faz samba só porque prefere / Força no mundo nenhuma interfere / Sobre o poder da criação / Não , não precisa estar nem feliz , nem aflito / Nem se refugiar em lugar mais bonito / Em busca da inspiração / Não , ela é uma luz que chega de repente / Com a rapidez de uma estrela cadente / Que acende a mente e o coração / è , faz pensar que existe uma força maior que nos guia / Que está no ar / Bem no meio da noite ou no claro do dia / Chega a nos angustiar / E o poeta se deixa levar por essa magia / E um verso vem vindo e vem vindo a melodia / E o povo começa a cantar lá laiá / Lá , lalaiá , laiá / “ ] . |
Na mistura poética do profano com o sacro , compôs a dupla , homenageando , simultaneamente , a Portela , em seu desfile monumental , e Nossa Senhora Aparecida , padroeira do Brasil , numa comparação lírica e bela em “PORTELA NA AVENIDA"
[ “ / Portela / Eu nunca vi coisa mais bela / Quando ela pisa a passarela / E vai entrando na avenida / Parece / A maravilha de aquarela que surgiu / O manto azul da padroeira do Brasil / Nossa Senhora Aparecida / Que vai se arrastando / E o povo na rua cantando / É feito uma reza , um ritual / É a procissão do samba abençoando / A festa do divino carnaval / Portela / É a deusa do samba , o passado revela / E tem a velha guarda como sentinela / E é por isso que eu ouço essa voz que me chama / |
Portela / Sobre a tua bandeira , esse divino manto / Tua águia guerreira é o espírito santo / No templo do samba / As pastora e os pastores / Vêm chegando da cidade , da favela / Para defender as tuas cores / Como fiéis na santa missa da capela / Salve o samba , salve a santa , salve ela / Salve o manto azul e branco da Portela / Desfilando triunfal sobre o altar do carnaval . / “ ] .
Um belo tema de reação da dupla contra a maldade confirma que todo mal praticado pelos homens maus será extirpado da face da terra em uma reação do bem oriunda dos fenômenos naturais , demonstrando que todo o poder não emana dos homens e sim da “FORÇA DA NATUREZA" .
[ “ / Quando o sol / Se derramar em toda sua essência / Desafiando o poder da ciência / Pra combater o mal / E o mar / Com suas águas bravias / Levar consigo o pó dos nossos dias / Vai ser um bom sinal / Os palácios vão desabar / Sob a força de um temporal / E os ventos vão sufocar um barulho infernal / E os homens vão se rebelar / Dessa farsa descomunal / Vai voltar tudo ao seu lugar / Afinal . / Vai resplandecer / Uma chuva de prata do céu vai descer , La,La, La / O esplendor da mata vai renascer / |
E o ar de novo vai ser natural / Vai florir / Cada grande cidade o mato vai cobrir ô , ô / Das ruínas um novo povo vai surgir / E vai cantar afinal / As pregas e as ervas daninhas / As armas e os homens de mal / Vão desaparecer nas cinzas de um carnaval / ( 2 x ) . “ ] .
A música , como lenitivo à dor , ameniza o sofrimento através de suas melodias e mensagens , por isso estamos sempre pedindo a presença dela em um ato de “ SÚPLICA"
[ “ / O corpo a morte leva / A voz some na brisa / A dor sobe pras trevas / O nome a obra imortaliza / A morte benze o espírito / A brisa traz a música / Que na vida é sempre a luz mais forte / Ilumina a gente além da morte / Vem a mim oh! música / Vem no ar / Ouve de onde estás a minha súplica / Que eu bem sei talvez não seja a única / Vem a mim oh! música / Vem secar do povo as lágrimas / Que todos já sofrem demais / E ajuda o mundo a viver em paz /. “ ] . |
Homenageando a maior intérprete de suas músicas , Clara Nunes , a dupla compõe um samba que descreve a característica verdadeira do gênero e seu gingado alucinante e maravilhoso típicos de uma “ MINEIRA “
[ “ / Clara, /Abre o pano do passado / Tira preta do cerrado / Põe rei congo no congá / Anda , canta um samba verdadeiro / Faz o que mandou mineiro / Oh ! mineira !/ Samba que samba no bole que bole , / Oi morena do balaio mole ,/ Se embala no som dos tantãs / Quebra no balacochê do cavaco / E rebola no balacobaco ; / Se embola dos balagandãs / Mexe no meio que eu sambo do lado / Vem naquele bamboleado / Que eu também sou bam, bam, bam / Vai, cai no samba , cai / E o samba vai até de manhã / ( BIS ) Ô saravá mineira guerreira / Que é filha de Ogum com Iansã / . “ ] . |
Fechando uma trilogia musical composta de “ SÚPLICA “ , “ O PODER DA CRIAÇÃO “ a dupla compõe uma bela poesia que fala sobre a importância da voz que leva a canção para o mundo , verdadeiro mensageiro da música em “MINHA MISSÃO" .
[ “ / Quando eu canto / É para aliviar pranto / E o pranto de quem já / Tanto sofreu / Quando eu canto / Estou sentindo a luz de um santo / Estou ajoelhado aos pés de Deus / Canto para anunciar o dia / Canto para amenizar a noite / Canto para denunciar o açoite / Canto também contra a tirania / Canto porque numa melodia / Acendo no coração do povo / A esperança de um mundo novo / E a luta para se viver em paz / Do poder da criação / Sou continuação / E quero agradecer / |
Foi ouvida a minha súplica / Mensageiro sou da música / O meu canto é uma missão / Tem força de oração / E eu cumpro o meu dever / Aos que vivem a chorar / Eu vivo para cantar / E canto para viver ( bis ) . / Quando eu canto, a morte me percorre / E eu solto um canto da garganta / Que a cigarra quando canta morre / E a madeira quando morre canta / ( BIS ) . “ ] .
A preferência deste articulista entre todas as composições está em uma canção que demonstra o verdadeiro amor entre pai e filho com um grande lamento poético pela perda do pai que sempre foi para o filho um modelo no reflexo de um “ ESPELHO"
[ “ / Nascido no subúrbio nos melhores dias / Com votos da família de vida feliz / Andar e pilotar um pássaro de aço / Sonhava ao fim do dia ao me descer cansaço / Com as fardas mais bonitas deste meu país / O pai de anel no dedo e dedo na viola / Sorria e parecia mesmo ser feliz / Êh ! Vida boa / Quanto tempo faz / Que felicidade / E que vontade de tocar viola de verdade / E de fazer canções com as que fez meu pai . |
/ Um dia de tristeza me faltou o velho / E falta lhe confesso que ainda hoje faz / E eu me abracei na bola e pensei ser um dia / Um craque da pelota ao me tornar rapaz / Um dia chutei mal e machuquei o dedo / Não tinha ao lado velho pra me tirar o medo/ Foi mais uma vontade que ficou pra trás / Êh ! Vida boa / Vai no tempo vai / E eu sem ter maldade / Na inocência da criança de tão pouca idade / Troquei de mal com Deus por me levar meu pai / Assim crescendo eu fui me criando sozinho / Aprendendo na rua na escola e no lar / Um dia me tornei um bambambã da esquina / Em toda brincadeira , em briga e namorar / Até que um dia eu tive que largar o estudo / E trabalhar na rua sustentando tudo / E assim se perceber eu era adulto já / Eh ! Vida voa / Vai no tempo vai / Ai mas que saudade / Mas eu sei que lá no céu o velho tem vaidade /E orgulho de seu filho ser igual seu pai / Pois me beijaram a boca e me tornei poeta / Mas tão habituado com o adverso / Eu temo que um dia me machuca o verso / E o meu medo maior é o espelho se quebrar ! / “ ]
Clara Nunes foi a melhor porta-voz dos sentimentos poéticos da dupla , sendo esposa de Paulo César Pinheiro , levava com sua bela voz e interpretação magníficas e inconfundíveis ao mundo do samba temas com as descrições próprias de uma “ GUERREIRA “. Aos quarenta anos de idade ela é chamada pelos orixás para entoar lindos cantos com sua bela voz . Após a trágica morte de Clara , Paulo César Pinheiro e João Nogueira compuseram um poema inspirado no canto de um sabiá , em homenagem à guerreira que agora é “ UM SER DE LUZ “
[ “ / Um dia / Um ser de luz nasceu / Numa cidade do interior / E o menino Deus lhe abençoou / De manto branco ao se batizar / Se transformou num sabiá / Dona dos versos de um trovador / E a rainha do seu lugar / Sua voz então / Ao se espalhar / corria chão / cruzava o mar / Levada pelo ar / Onde chegava / Espantava a dor / Com a força do seu cantar ./ Mas aconteceu um dia / Foi que o menino Deus chamou / E ela foi pra cantar / |
Para além do luar / Onde moram as estrelas / E a gente fica a lembrar / Vendo o céu clarear / Na esperança de vê-la , sabiá / Sabiá , / Que falta faz sua alegria / Sem você , meu canto agora é só / Melancolia / Canta , meu sabiá , voa , meu sabiá / Adeus , meu sabiá , até um dia /. “ ] .
Há no acervo da MÚSICA POPULAR BRASILEIRA lindas canções compostas em parceria , razão por que O CANTINHO MUSICAL tem , ultimamente, publicado artigos com maravilhosas duplas de nosso cancioneiro . Paulo César Pinheiro e João Nogueira representam uma das mais importantes parcerias da MPB . É enorme a produção poética dos dois que ocuparia um artigo de cada um , entretanto , orgulhosamente , escolhemos falar da dupla , porque grande parte das belas canções de seus repertórios foi produzida por eles .
“ ABENÇOADAS SEJAM AS BELAS CANÇÕES QUE NOS PERMITEM SONHAR E VIAJAR NO TEMPO À PROCURA DAQUELAS QUE MARCARAM MOMENTOS DE GRANDE FELICIDADE E PRAZER E DE UM DIA ME TER FEITO FELIZ !!! OBRIGADO , COMPOSITORES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA ! “
WALDEMAR PEDRO ANTONIO
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