Cruzam-se dois sentimentos amorosos originados das canções portuguesas e do lirismo poético pertencente aos hábitos musicais das canções brasileiras . As sensibilidades expressas nas composições por esse competente artífice da musicalidade espalharam afetividades pelos corações apaixonados . Com mais de 370 canções gravadas por cantores de primeira linha , ADELINO MOREIRA , esse compositor luso-brasileiro , é considerado e respeitado por todos que são amantes das boas músicas românticas .
ADELINO MOREIRA DE CASTRO nasceu em 28 de março 1918 ,na freguesia de Covêlo , em Portugal , vindo para o Brasil com um ano de idade , indo morar em Campo Grande ,bairro do Rio de Janeiro , onde lá faleceu no dia 9 de maio de 2002 .
O CANTINHO MUSICAL orgulha-se de buscar nas linhas históricas da Música Popular Brasileira o belo espaço reservado para as composições de ADELINO MOREIRA que fizeram sucessos nas áureas épocas do rádio e que ainda se conservam em nossas memórias .
Especialmente interpretado por Nélson Gonçalves , preferido cantor de Adelino Moreira , o mais conhecido samba-canção nas relações das músicas românticas : “ A VOLTA DO BOÊMIO “
[ “ / Boemia , aqui me tens de regresso / E suplicante te peço / A minha nova inscrição. / Voltei, / Pra rever os amigos que um dia /Eu deixei a chorar de alegria /Me acompanha o meu violão ./ Boemia , / Sabendo que andei distante/ Sei que essa gente falante/ Vai agora ironizar; / Ele voltou , o boêmio voltou novamente / Partiu daqui tão contente / Por que razão quer voltar ?/ .............../ “ ] . |
Grande parte de sua obra foi interpretada por Nélson Gonçalves , tendo sido a primeira canção gravada “ ÚLTIMA SERESTA “ e há indícios de que foi a música que motivou como resposta a composição “ A VOLTA DO BOÊMIO “. A relação comparativa entre o morro e o asfalto demonstra a divisória entre classes sociais , o que motivou várias composições com muitas barreiras a serem ultrapassadas para se consumar o amor entre amantes dessas áreas distintas. Adelino Moreira , aproveitando o fato , ainda na maravilhosa voz de Nélson Gonçalves , compôs “ DEUSA DO ASFALTO "
[ “ / Um dia sonhei um porvir risonho / E coloquei o meu sonho / Num pedestal bem alto / Não devia e por isso me condeno / Sendo do morro e moreno / Amar a deusa do asfalto . / Um dia ela casou com alguém / Lá do asfalto também / E dizem que bem me quer / E eu triste boêmio da rua / Casei-me também com a lua / Que ainda é minha mulher / É cantando que carrego a minha cruz / Abraçado ao amigo violão / E a noite de luar já não tem luz / Quem me abraça é a negra solidão / É é é é é cantando que afasto do coração / Esta mágoa que ficou daquele amor / Se não fosse meu amigo violão / Eu morria de saudade e de dor . / “ ] |
A loucura da paixão leva o ser humano ao último ato de desespero pelo amor almejado e , quando compara os traços perfeitos de um manequim com a mulher amada , é capaz de ultrapassar qualquer obstáculo para alcançá-la , até mesmo em uma “ VITRINE "
[ “ / Vi gracioso e sutil / No magazine da cidade / Numa vitrine infantil / Um manequim de verdade / O seu olhar endeusado / Era um convite ao amor / Pois tinha a cor do pecado / Se é que o pecado tem cor / Quando a vi na vitrine / De um magazine , tal qual um manequim / Floriu em mim um desejo / De lhe dar um beijo ardente sem fim / Moço , loucura não faça / Não quebre a vidraça / Ouvi de um senhor / Mas não segui seu conselho / Quebrei o espelho / Sedento de amor . “ ] . |
O mais puro mistério em uma relação amorosa é a comprovação através de uma declaração do verdadeiro sentimento das partes e, quando já se separam , surgem as perguntas da incerteza : “ NEGUE "
[ “ / Negue/ O seu amor , / O seu carinho ... / Diga que você / Já me esqueceu ... / Pise / Machucando com jeitinho / Este coração / Que ainda é seu... / Diga / Que o meu pranto / É covardia , / Mas não se esqueça / Que você/ Foi minha um dia ... / Diga / Que já não me quer .../ Negue / Que me pertenceu ... / Que eu mostro / A boca molhada , / E ainda marcada /Pelo beijo seu ... / “ ] |
Adelino manifesta em uma canção cujo tema é um convite ao retorno da paixão entre duas pessoas amadas que romperam a relação amorosa : “ FICA COMIGO ESTA NOITE "
[ “ / Fica comigo esta noite / E não te arrependerás / Lá fora o frio é um açoite / Calor aqui tu terás , / Terás meus beijos de amor , / Minhas carícias terás / Fica comigo esta noite / E não te arrependerás . / Quero em teus braços , querida , / Adormecer e sonhar / Esquecer que nos deixamos / Sem nos querermos deixar / Tu ouvirás o que eu digo / Eu ouvirei o que dizes / Fica comigo esta noite , / Então seremos felizes . / “ ] . |
Às vezes a forte lembrança de uma paixão está materializada em objetos presenteados durante o envolvimento amoroso , entretanto , quando há o desenlace entre as pessoas amadas , a primeira providência é devolver as coisas presenteadas para apagar da lembrança o sentimento amoroso. Adelino Moreira , baseado nesses tema , criou e cedeu à maravilhosa voz de Núbia Lafayette : "DEVOLVI"
[ “ / Devolvi / O cordão e a medalha de ouro / E tudo que ele me presenteou / Devolvi suas cartas amorosas / E as juras mentirosas / Com que ele me enganou / Devolvi / A aliança e também seu retrato / Para não ver seu sorriso / No silêncio / Do meu quarto . / Nada quis guardar como herança / Pra não aumentar meu padecer / Devolvi tudo / Só não pude devolver / A saudade cruciante / Que amargura meu viver . “ ] |
Em uma atitude imagística , Adelino cria o protótipo da perfeição feminina através de caracteres da beleza e deixa a cargo do vozeirão de Nélson Gonçalves a bela montagem da “ESCULTURA"
[ “ / Cansado de tanto amar / Eu quis um dia criar / Na minha imaginação / Uma mulher diferente / De olhar e voz envolvente / Que atingisse a perfeição / Comecei a esculturar / Em meu sonho singular / Essa mulher fantasia / Dei-lhe a voz de Dulcineia / A malícia de Frineia / E a pureza de Maria / Em Gioconda fui buscar / O sorriso e o olhar / Em Du Barry o glamour / E para maior beleza / Dei-lhe o porte de nobreza / De madame Pompadour / E assim de retalho em retalho / Terminei o meu trabalho / O meu sonho de escultor / E quando cheguei ao fim / Tinha diante de mim / Você , só você , meu amor . “ ] |
Num processo literário de personificação do objeto , Adelino transforma o violão em um companheiro dileto para declarar suas confidências amorosas que se tornaram um verdadeiro : “ DILEMA "
[ “ / Violão , / Eu estou tão sozinho / Sem amor , sem carinho / Solitário na dor / Violão , / Já chorei tanto , tanto / Que não tenho mais pranto / Pra chorar por meu amor / Violão, Companheiro dileto / És meu único afeto / Tudo que me restou / Meu violão , meu amigo ,/ Nem ela nos separou / Hoje, eu amargo contigo / A saudade que ela deixou .../ Fiquei entre a cruz e a espada / Quando ela , desesperada , / Obrigou-me a escolher / E agora / O meu dilema persiste / Viver sem ela é tão triste ... / Sem ti não posso viver ! “ ] |
O amor supera todos os preconceitos relacionados à união daquele que ama , não detectando nenhuma anomalia comportamental na mulher que vive a vagar fora do compasso da sociedade . Diante disso só resta ao amado declarar : “ MEU VÍCIO É VOCÊ"
[ “ / Boneca de trapo / Pedaço da vida / Que vive perdida no mundo a rolar / Farrapo de gente que inconsciente / Peca só por prazer / Vive para pecar / Boneca eu te quero com todo pecado / Com todos os vícios, com tudo afinal / Eu quero esse corpo, que a plebe deseja / Embora ele seja prenúncio do mal / Boneca noturna que gosta da lua / Que é fã das estrelas e adora o luar / Que sai pela noite e amanhece na rua / Há muito não sabe o que é luz solar / Boneca vadia de manhas e artifícios / Eu quero para mim teu amor só porque / Aceito teus erros , pecados e vícios / Pois na minha vida meu vício é você . “ ] |
A ingenuidade do amor adolescente é um enorme sofrimento quando se descobre que a amada já está comprometida com outro , porém o tempo é o maravilhoso remédio do destino , porque no reencontro adulto conquista : “ A FLOR DO MEU BAIRRO "
[ “ / A flor do meu bairro / Tinha o lirismo da lua / Morava na minha rua / Num chalé fronteiro ao meu / Eu conheci / O seu primeiro amor / A sua primeira dor / E o primeiro erro seu / Lembro-me ainda / O bairro inteiro sentiu / A flor ingênua sumiu / Com seu amor , o seu rei / E eu que era / Seu primeiro namorado / De tão triste e apaixonado / Nunca mais me enamorei / Hoje depois de alguns anos / Eu encontrei-me com ela / Na rua dos desenganos / Menos ingênua e mais bela / Ela fingindo desejo / A boca me ofereceu / E eu paguei por um beijo / |
Que no passado foi meu / A minha história é vulgar/ Mas algo fica provado / Nem sempre o primeiro amor / É o primeiro namorado . “ ]
Outra grande intérprete das músicas de Adelino Moreira foi Ângela Maria que soube representar com sua voz cristalina o lamento de um grande sofrer amoroso em toda trajetória de uma vida da pessoa amada em : “ MEU EX-AMOR “
[ “ / Coitado de você , meu ex-amor , / Da tristeza portador / Quem foi que lhe magoou ? / Quem foi que lhe deu tanto desgosto ? / Quem pôs rugas no seu rosto / E tanto lhe maltratou ? / Parece que no seu itinerário / Dos amores do seu rosário / Só o meu amor restou / Malvadas , mulheres sem coração , / Fizeram meu ex-amor / Aprender nova lição ! / Mas eu farei das suas chagas cicatrizes / E ainda seremos felizes / Pra viver nova ilusão . “ ] |
A espera de um grande amor é desejo de todos os românticos que , ainda na magnífica voz de Ângela Maria , ficam na expectativa do aparecimento de uma “ CINDERELA"
[ “ / Venha de onde vier / Chegue de onde chegar / Aquele amor que sonhei / Virá que eu sei é só esperar / Venha de onde vier / Chegue de onde chegar / Encontrará Cinderela de beijos / Mais puro de amor para lhe dar / Cinderela , / Cinderela / Menina moça coração a palpitar / Cinderela , eu sou / Cinderela / E o meu príncipe encantado vai chegar / . “ ] . |
Adelino Moreira foi um dos maiores compositores e com um requinte musical inigualável da MPB , produzindo um número infinito de belas canções , expressando-se sempre um sentimento amoroso , entregue às melhores vozes da galeria dos intérpretes do nosso cancioneiro.
O CANTINHO MUSICAL teve um imenso cuidado na triagem em um universo de quantidade e qualidade das pérolas musicais compostas com muita dedicação e competência por esse belo compositor da MÚSICA POPULAR BRASILEIRA .
“ A LINGUAGEM MUSICAL É MAIS DO QUE CAMINHO PARA EXPRESSÃO DE IDEIAS E SENTIMENTOS . ULTRAPASSA A UTILIDADE IMEDIATA DA COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS PARA SER FERRAMENTA DA HISTÓRIA , DA CULTURA E DOS VALORES DO PASSADO . A BOA MÚSICA É HERANÇA E PATRIMÔNIO QUE PRECISA SER CONSERVADA NA MEMÓRIA DAQUELES QUE CURTEM UMA BELA CANÇÃO , E ADELINO MOREIRA DEIXA-NOS UM LEGADO MARAVILHOSO DO QUAL DEVEMOS CUIDAR COM MUITO AMOR , CARINHO E RESPEITO “
WALDEMAR PEDRO ANTONIO e-mail : [email protected]