Lupicínio Rodrigues , mais conhecido por “ Lupi “ , natural de Porto Alegre , Rio Grande do Sul , nasceu no dia 10/9/1914, onde faleceu no dia 27/8/1974 . Em 1932 , conheceu Noel Rosa que, ao ouvi-lo executando uma de suas canções, previu uma grande carreira artística , o que se tornou realidade.
Lupi compunha, com muita maestria, a “ COITA DE AMOR “ , uma expressão medieval que se traduz como “ SOFRIMENTO DE AMOR “. Esses sentimentos são cantados por Lupicínio, exteriorizando , em suas canções , a dor amorosa, tendo como moradia o cotovelo, daí a expressão vulgar de “ DOR DE COTOVELO “. É ele mesmo quem diz : “ Eu comecei a fazer samba cantando as minhas dores de cotovelo e a dor sempre foi o mecanismo de incentivo de minhas composições “. E ainda completa “ Eu faço música com os motivos de minha vida “ .
Impulsionado pela dor do abandono e da traição sentida na própria alma , quando soube que Inah, sua noiva , não suportou a vida boêmia e desfez o noivado , brotando , daí , em seus sentimentos , lembranças que alimentam as feridas amorosas com a imagem do abandono e do ciúme , compondo para ela FELICIDADE , ZÉ PONTE e a bela música que se tornou grande sucesso na voz de Francisco Alves e Paulinho da Viola : “ NERVOS DE AÇO “ , a angústia de um apaixonado traído .
[ “ Você sabe o que é ter um amor , meu senhor, / Ter loucura por uma mulher , / E depois encontrar esse amor , meu senhor, / Nos braços de um outro qualquer . / Você sabe o que é ter um amor , meu senhor , /E por ele quase morrer ? E depois encontrar em outros braços / Que nem um pedaço do meu pode ser . / As pessoas com nervos de aço / Sem sangue nas veias e sem coração / Mas não sei se passando o que eu passo / Talvez não lhes venha qualquer reação / |
Eu não sei o que trago no peito / É ciúme , é despeito , amizade ou horror / Eu só sei é que quando a vejo / Me dá um desejo de morte ou de dor / . “ ] .
A decepção com seu segundo amor , Mercedes , mais conhecida como Carioca , com quem viveu cinco anos , foi o ato de traição cometido por ela , trocando-o por um rapaz empregado de Lupi , o que inspirou várias canções de sucesso , entre elas “ BRIGA DE AMOR “ , “ MINHA IGNORÂNCIA “ , “ VINGANÇA “ e “ NUNCA “ .
O desgosto e o sofrimento põem um movimento em seu ato criativo. Nenhuma de suas composições deixou de traduzir um acontecimento íntimo. “ VINGANÇA “ , por exemplo , foi motivada por uma ira imensurável resultante da traição da mulher amada. Era época de carnaval e Mercedes entrou num bar fantasiada de dominó para ver se o encontrava . Tirou a máscara para comer, e os amigos de Lupicínio reconheceram- na e perguntaram : “ Ué , Carioca , cadê o Lupi ? “ Aí ela começou a chorar . Lupicínio estava em um bar do outro lado da rua, e os amigos chegaram dizendo que encontraram a Carioca num fogo tremendo, chorando e perguntando por ele . Na mesma hora criou “ VINGANÇA “ que tivera como pretexto o fato ocorrido , motivando a estruturação de um pré-texto ( construção artística na mente do criador antes da criação ) , resultando uma pérola musical.
[ “Eu gostei tanto, / Tanto, / Quando me contaram / Que lhe encontraram bebendo e chorando / Na mesa de um bar / E que quando os amigos do peito / Por mim perguntaram / Um soluço cortou sua voz / Não lhe deixou falar /Mas eu gostei tanto ,/ Tanto / Quando me contaram / E tive mesmo que fazer esforço / para ninguém notar / O remorso talvez seja a causa de seu desespero / Você deve estar bem consciente do que praticou / |
Me fazer passar essa vergonha com os companheiros / E a vergonha é a herança maior que meu pai me deixou ,/ Mas enquanto houver força em meu peito / Eu não quero mais nada/ Só vingança , vingança , vingança aos santos clamar / Você há de rolar como as pedras / Que rolam na estrada / Sem ter nunca um cantinho de seu / Pra poder descansar / . “ ]
Depois de exteriorizar sua ira em “ VINGANÇA “ , soube pelos amigos que Carioca , já largada e desesperada, pede para voltar. Com muito sentimento de dor , mas sabendo ser coerente com seu procedimento e convicto de que não deseja uma reconciliação, corporifica a saudade e a envia como mensageira de recado para a mulher que ele amou . Diante de tal sentimento compôs “ NUNCA “ .
[ “Nunca / Nem que o mundo / Caia sobre mim / Nem se Deus mandar / Nem mesmo assim / As pazes contigo eu farei / Nunca / Quando a gente perde a ilusão / Deve sepultar o coração / Como eu sepultei ./ Saudade ,/ Diga a essa moça por favor / Como foi sincero meu amor / Como eu a adorei tempos atrás / Saudade; / Mas não se esqueça também de dizer / Que é você quem me faz adormecer/Para que eu viva em paz . “ ] . |
Podemos ainda fechar a temática desse drama passional com uma reconciliação parcial entre os amantes envolvidos na narrativa de traição amorosa . O amado recebe sua ex-amada como a uma verdadeira filha . “ CADEIRA VAZIA “ é a figura que encerra o drama amoroso .
[ “ Entra , meu amor , fica à vontade / E diz com sinceridade o que desejas de mim / Entra , podes entrar a casa é tua / Já que cansaste de viver na rua / E teus sonhos chegaram / Eu sofri demais quando partiste / Passei tantas horas tristes / Que nem quero lembrar esse dia / Mas de uma coisa podes ter certeza /O teu lugar aqui na minha mesa / Tua cadeira ainda está vazia / Tu és a filha pródiga que volta / Procurando em minha porta / O que o mundo não te deu/ |
E faz de conta que sou teu paizinho / Que tanto tempo aqui fiquei sozinho / A esperar por um carinho teu/ Voltaste está bem estou contente / Mas me encontraste muito diferente / Vou te falar de todo coração / Não te darei carinho nem afeto /Mas para te abrigar podes ocupar meu teto / E para te alimentar, podes comer meu pão . “ ] .
O segredo da força poética de Lupicínio é a unidade música e vida .Ele possui o mais alto e raro dom do poeta : deu melodia à verdade do que viu, do que viveu , do que sentiu, e transformou em arte o dom do afeto, daí ser o mais perfeito retratista da tragédia passional : amores traídos , impossíveis e fracassados . Os sentimentos de mágoa, vingança , culpa ,ciúme, saudade , remorso , ressentimento deram vida às canções de “ DOR DE COTOVELO “.
Os temas de sua galeria musical encontram-se em seus sentimentos individuais , traduzidos na linguagem universal da música . E é sob este prisma que abordaremos mais algumas passagens de seu cancioneiro : “ BRASA “ é o verdadeiro retrato da desavença amorosa entre o casal , motivada pelo ciúme aguçado da amada .
[ “ Você parece uma brasa / Toda vez que eu chego em casa / Dá-se logo uma explosão / Ciúme de mim não acredito / Meu amor, não é com grito / Que se prende o coração / Desculpe a minha pergunta / Pois quem tanta asneira junta / Ensinou a falar / Seu professor bem podia / Ensinar como devia / Desse modo me tratar / Se às vezes você chora / Quando eu passo as horas fora / Não venho em casa almoçar / É que as mulheres da rua / Têm a alma melhor que a tua / |
Sabem melhor me agradar / Se às vezes eu me demoro / É diminuindo a hora / Para contigo eu estar / Se apagasse essa brasa / Eu não sairia de casa / Dia e noite a lhe adorar / . “ ] .
“ MEU PECADO “ é o reconhecimento do autor pelos males cometidos a uma mulher e resolve castigar a si próprio por sua malvadeza .
[“Deixa-me sofrer que eu mereço / por um pouco que padeço / Não paga um terço que fiz / É tão grande meu suplício , meu pecado / É tão grande , tão horrível meu pecado / Que eu sendo assim castigado / É que me sinto feliz / Deus concedeu-me o direito / De eu mesmo ferir meu peito / Não quis meu crime julgar/ Bem feliz é todo aquele que erra / E aqui mesmo na terra / Pode seu crime pagar / Joguei uma jovem ao rigor dos caminhos / |
A trilhar sobre um monte de espinhos / Vejam só a maldade que fiz ! / E quando a encontrei assim abandonada / Doentia , tristonha , arruinada / Pus-me a rir dessa pobre infeliz / E hoje o remorso que guardo comigo / Transformou-se em meu inimigo / Que procura vingar-se em meu ser... / Ando a vagar qual um louco morcego / Que procura fugir do sossego / Pra nas trevas do mundo viver / . “ ] .
Ainda martirizando-se da dor por uma falta cometida contra o ser amado , diante da traição amorosa , compõe “ ELA DISSE-ME ASSIM “
[ “Ela disse-me assim / Tenha pena de mim / Vá embora / Vai me prejudicar / Ele pode chegar / Está na hora / E eu não tinha motivo nenhum / Para me recusar /Mas aos beijos caí em seus braços / E pedi pra fica / Sabe o que se passou / Ele nos encontrou / E agora /Ela sofre somente porque /Foi fazer o que eu quis/ E o remorso está me torturando/ Por ter feito a loucura que fiz / Por um simples prazer/ Fui fazer / Meu amor infeliz “ .] |
Sob um devaneio alucinado , centrado no sofrimento da paixão , Lupi , através da canção “LOUCURA “ , manifesta o EU LÍRICO para abreviar e descrever o interior das almas .
[ “ E aí / Eu comecei a cometer loucura / Um verdadeiro inferno / Uma tortura / O que eu sofria / Por aquele amor /Milhões de diabinhos martelando/ E meu pobre coração agonizando/ Já não podia mais de tanta dor / E aí / Eu comecei a cantar versos tristes / O mesmo verso que até hoje existe / Na boca triste de algum sofredor / Como é que existe alguém / Que ainda tem coragem de dizer / Que os meus versos não contêm mensagem / |
São palavras frias , sem nenhum valor / Oh! Deus , Será que o senhor não está vendo isso / Então , por que é que o senhor mandou Cristo / Aqui na terra semear o amor / E quando se tem alguém que se ama de verdade / Serve de risco pra humanidade / É um covarde , um fraco , um sonhador / Se é que hoje tudo está tão diferente / Por que não deixa eu mostrar pra essa gente / Que ainda existe o verdadeiro amor / Faça ela voltar de novo pro meu lado / Eu me sujeito a ser sacrificado / Salve seu mundo com a minha dor / . “ ] .
Em “ MINHA HISTÓRIA “ descreve uma narrativa poética, onde o apaixonado é objeto de gracejos , de comentários e troças , porque trazia em seu comportamento a dor da traição .
[“Eles dizem que eu bebo demais /E que sou um vagabundo / Todos falam que eu sou um perdido / Um perdido pro mundo / Quando eu passo , os falsos amigos / De mim acham graça / E murmuram, ali vai um ébrio/ Cheirando a cachaça/ Eles falam porque não conhecem o meu drama real / Esta vida que levo , bem sei ,/ Não é vida normal/ Vou contar a vocês minha história /Este drama que me destruiu / Tive alguém que amei com loucura / E este alguém me traiu ! / ( repete ) / . “ ] . |
Quando se pensa que a substituição amorosa de uma pessoa pela outra é a solução para eterna felicidade , vem a decepção com o novo amor . “ FOI ASSIM “ é o retrato da permuta amorosa .
[“Foi assim / Eu tinha alguém que comigo morava / Mas tinha o defeito que brigava / Embora com razão ou sem razão / Encontrei / Um dia uma pessoa diferente / Que me tratava carinhosamente / Dizendo resolver minha questão/ mas não / Foi assim / Troquei essa pessoa que eu morava / Por essa criatura que eu julgava / Pudesse compreender todo meu eu /Mas no fim / Fiquei na mesma coisa que eu estava / Porque a criatura que eu sonhava / Não faz aquilo que me prometeu / |
Não sei se é meu destino / Não sei se é meu azar / Mas tenho que viver brigando / Se todos no mundo encontram seu par / Por que só eu vivo trocando / Se deixo de alguém / Por falta de carinho / Por briga e outras coisas mais / Quem aparece no meu caminho / Tem os defeitos iguais . / “ ] .
Através de conselhos didáticos sobre o amor aos jovens enamorados, Lupi criou “ ESSES MOÇOS POBRES MOÇOS “ em uma alusão comparativa ao seu próprio sentimento , como fonte de uma experiência de vida .
[ “ Esses moços , pobres moços . / Ah ! Se soubessem o que eu sei /Não amavam , não passavam / Aquilo que eu já passei / Por meus olhos , por meus sonhos /Por meu sangue , tudo enfim / É que eu peço a esses moços / Que acreditem em mim / Se eles julgam / Que a um lindo futuro / Só o amor nesta vida conduz / Saibam que deixam o céu por ser escuro / E vão ao inferno / A procura de luz / Eu também tive em meus belos dias / Essa mania que muito me custou / E só as mágoas que trago hoje em dia / E essas rugas que o amor me deixou / . “ ] . |
Em “ QUEM HÁ DE DIZER “ , Lupicínio exalta a beleza da mulher amada na luminosidade do cabaré , enquanto a espera , observa todos os comportamentos dela no ambiente de orgia .
[ “ Quem há de dizer/ Que quem vocês estão vendo / Naquela mesa bebendo / É o meu querido amor /Repare bem que toda vez / Que ela fala / Ilumina mais a sala / Do que a luz do refletor / O cabaré se inflama / Quando ela dança / E com a mesma esperança / Todos lhe põem o olhar / E eu o dono / Aqui no meu abandono / Espero louco de sono / O cabaré terminar / Rapaz, leva esta mulher contigo / Disse uma vez um amigo / Quando nos viu conversar / Vocês se amam / |
E o amor deve ser sagrado / O resto deixe de lado / Vai construir o seu lar / Palavra quase aceitei o conselho / O mundo é um grande espelho / Que me fez pensar assim / Ela nasceu / Com o destino na lua / Pra todos que andam na rua / Não vai viver só pra mim / . “ ] .
Na conquista de uma mulher que era namorada de um amigo , há um indagação sobre a quebra de um grande amizade , motivada pelo momento vivenciado com um novo amor , Lupi compôs “ SE ACASO VOCÊ CHEGASSE “
[ “ Se acaso você chegasse / No meu chatô e encontrasse / Aquela mulher que você gostou / Será que tinha coragem / De trocar nossa amizade / Por ela que já o abandonou / Eu falo porque essa dona / Já mora no meu barraco / À beira de um regato / E de um bosque em flor / De dia , me lava a roupa / De noite , me beija a boca / E assim / Nós vamos vivendo de amor ! / “ . ] . |
Há um clamor doloroso em função de um enorme desespero pelo abandono da mulher amada, externado na bela canção VOLTA
[ “ Quantas noites não durmo / A rolar-me na cama / A sentir tantas coisas / Que a gente só pode explicar / Quando ama / O calor das cobertas / Não me aquece direito / Não há nada no mundo / Que possa afastar /Esse frio em meu peito / Volta ! / Vem viver outra vez ao meu lado / Eu não consigo dormir sem teu braço / Pois meu corpo está acostumado / ] . |
Perpetuar o relacionamento amoroso entre o casal , através de cenas carinhosas que sustentam uma união entre as pessoas que se amam , é o conselho dado aos jovem , expresso na linha melódica de EXEMPLO
[ Deixa o sereno da noite / Molhar teus cabelos / Que eu quero enxugar , amor / Vou buscar água na fonte / Lavar os teus pés / Perfumar e beijar , amor / É assim que começam os romances / E assim começamos nós dois / Pouca gente repete essas frases / Um ano depois / Dez anos estás a meu lado / Dez anos vivemos brigando / Mas quando eu chego cansado / Teus braços estão me esperando / Esse é o exemplo que damos / Aos jovens recém namorados / Que é melhor se brigar juntos / Do que chorar separados / . “ ] . |
Encerrando o desfile destas pérolas musicais , demonstraremos a competência de Lupicínio Rodrigues na composição de um xote . “ FELICIDADE “
[ “ Felicidade foi-se embora / E a saudade no meu peito/ Ainda mora e é por isso que eu gosto / Lá de fora, / Onde sei que a falsidade / Não vigora / Lá na cidade tem muita mulher bonita / Que Usa vestido sem cinta e tem na boca o coração / Lá na cidade se vê tanta falsidade / Que a mulher faz sacanagem até mesmo na pensão / Felicidade foi-se embora ( refrão ) ........ /A minha casa fica lá de trás do mundo / Aonde eu vou em um segundo quando começo a pensar / |
O pensamento parece uma coisa à toa / Mas como é que a gente voa quando começa a pensa / Felicidade foi-se embora ( refrão )......... / Lá onde eu moro tem um cavalo tordilho / Que é irmão do que é filho daquele que o Juca tem / Quando eu pego seus arreios e lhe encilho / Sou pior que limpa-trilho corro na frente / Felicidade foi-se embora ( refrão ) ........ / . “] .
A infinita criação musical de Lupicínio Rodrigues não nos permitiu desfilar todas as suas composições neste espaço reservado para o CANTINHO DA MÚSICA , entretanto fizemos uma demonstração de parte do seu maravilhoso repertório .
“ LUPICÍNIO RODRIGUES RETIROU DA DOR UM CANTO MAGNÍFICO . ATADO VISCERALMENTE AOS SENTIMENTOS , TROUXE PARA A VOZ AS CICATRIZES DO AMOR ONDE ESTÃO DELINEADOS OS CARACTERES DA PAIXÃO . “
WALDEMAR PEDRO ANTONIO E-MAIL : wpantonio @terra.com.br