O CANTINHO MUSICAL , honrosamente , abre seu espaço para homenagear a RAINHA DO SAMBA ,DONA IVONE LARA . Falar de uma mulher que é respeitada no mundo do samba por sua competência criativa , sua veia poética e uma ternura inigualável é tarefa árdua para quem será responsável em desmembrar vida e obra de um ÍCONE feminino da MÚSICA POPULAR BRASILEIRA . Compositora de primeira linha , tem em seu currículo musical verdadeiras joias em parceria como baluartes do samba como Silas de Oliveira , Mano Décio da Viola e outros grandes compositores do nosso cancioneiro . Há uma bela simbiose entre Dona Ivone Lara e Escola de Samba Império Serrano : não se fala de Império Serrano sem constituir na memória a imagem da Rainha do Samba ; e está , hipoteticamente , presente na coroa , símbolo da Escola de Samba , a figura magistral de Dona Ivone Lara .
Yvonne Lara da Costa nasceu no dia 13 de abril de 1921 , em Botafogo , bairro do Rio de Janeiro . Iniciou-se como sambista compondo para Escola de Samba Prazer da Serrinha , no bairro de Madureira . Em 1947 , com a fundação do Império Serrano , passou a desfilar na ala das baianas , consagrando-se , em 1965 , como a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da escola de samba Império Serrano . Daí em diante passou a dedicar-se , exclusivamente , à carreira artística , produzindo belas canções que enriqueceram o mundo do samba, tendo suas composições interpretadas e gravadas por excelentes artistas da MÚSICA POPULAR BRASILEIRA .
Já que abordagem é sobre escola de samba , iniciaremos com uma bela composição de Dona Ivone Lara onde ela, magistralmente , cria um tema que mescla dois eixos semânticos , entrelaçando em um processo de causa e efeito , fazendo uma bela comparação entre o mundo que envolve os detalhes de um DESFILE de uma escola de samba e o canto lírico pelo fracasso de AMOR , constituindo “ ENREDO DO MEU SAMBA “ .
[ “ / Não entendi o enredo / Desse samba, amor , / Já desfilei na passarela do teu / Coração / Gastei a subvenção / Do amor que você me entregou / Passei pro segundo grupo e com razão / Passei pro segundo grupo e com razão / ( Não entendi ... ) / Meu coração carnavalesco / Não foi mais que um adereço / Teve um dez em fantasia / Mas perdeu em harmonia / Sei que atravessei um mar / De alegorias / Desclassifiquei o amor de tantas alegrias / Agora eu sei / Desfilei sob o aplauso da ilusão / E hoje tenho esse samba de amor , por comissão / Fim do carnaval / Nas cinzas pude perceber / Na apuração perdi você / . “ ] .
Dentre todas as vozes na arte do canto musical em defesa da raça negra , a canção de Dona Ivone Lara expressa o verdadeiro valor do negro na sociedade , demonstrando traços positivos que os preconceituosos não veem e que está estampado em um “ SORRISO NEGRO “ .
[ “ / Um sorriso negro / Um abraço negro / Traz felicidade / Negro sem emprego / Fica sem sossego / Negro é a raiz da liberdade / Negro é uma cor de respeito / Negro é inspiração / Negro é silêncio é culto / Negro é a solução / Negro que já foi escravo / Negro é a voz da verdade / Negro também é amor / Negro também é saudade / . “ ] .
Dona Ivone Lara demonstra , nesta bela canção , a tentativa da reconciliação de um amor perdido sendo negado por causa de um passado de turbulência amorosa , não acreditando no pedido renovado do amor , optando pela paz duradora e feliz e não querendo no apelo “ ACREDITAR “ .
[ “ / Acreditar , eu não / Recomeçar , jamais / A vida foi enfrente / Você simplesmente não viu que ficou pra trás / Não sei se você me enganou / Pois quando você tropeçou / Não viu o tempo que passou / Não viu que ele me carregava / E a saudade lhe entregava / O aval da imensa dor / E eu que agora moro nos braços da paz / Ignoro o passado / Que hoje você me traz / E eu que agora moro nos braços da paz / Ignoro o passado / Que hoje você me traz / . “ ] .
No período medieval da Literatura Portuguesa , as cantigas de amor , manifestação poética dos trovadores , tinham como tema a expressão “ Coita de Amor “ que simboliza o sofrimento da pessoa amada por um amor inatingível , consequentemente , uma grande tristeza . A perda de uma paixão envolve também um ar melancólico , e , nesta canção, Dona Ivone Lara usa e abusa do emprego metafórico , expressando , ideologicamente , o triste sofrimento da pessoa amada , manifestado em uma frase apaixonada e sincera “ MAS QUEM DISSE QUE EU TE ESQUEÇO “ .
[ “ / Tristeza rolou nos meus olhos do jeito que eu não queria / Invadiu meu coração , que tamanha covardia / Afivelaram meu peito pra eu deixar de te amar / Acinzentaram minh’alma , mas não secaram o olhar / Saudade , amor , que saudade / Que me vira pelo avesso , e revira meu avesso / Puseram a faca em meu peito / Mas quem disse que eu te esqueço / Mas quem disse que eu mereço / Laiá ... la laiá ... la laiá... la laiá ... La laia .../ La laia ... La laia ... La laia ... La laia ... La laia ... laia ... / . “ ] .
As canções de Dona Ivone Lara apresentam , quase sempre como característica , temas oníricos , numa tentativa de fugir da realidade , apoiando-se em sonhos maravilhosos . Neste samba cadenciado , há um canto melancólico de uma indesejável solidão , determinando a presença do amado , através de um apelo ao “ SONHO MEU “ .
[ “ / Sonho meu , sonho meu , / Vai buscar quem mora longe , sonho meu , /(BIS) / vai mostrar esta saudade , sonho meu , / Com a sua liberdade , sonho meu , / No meu céu a estrela-guia se perdeu / A madrugada fria só me traz melancolia , / Sonho meu , / Sinto o canto da noite na boca do vento / Fazer a dança das flores no meu pensamento / Traz a pureza de um samba / Sentido , marcado de mágoas de amor /Um samba que mexe o corpo da gente / E o vento vadio embalando a flor , / Sonho meu / . “ ] .
Dona Ivone Lara e Delcio Carvalho formaram , no mundo do samba , uma magnífica dupla de compositores , construindo belas canções que foram grandes sucessos . Neste samba , exploram uma relação entre a melancolia e o contentamento , demonstrando cada estado de espírito de acordo com o fenômeno natural . A noite representa o momento de tristeza , de aflição que se desnuda com a chegada do dia , trazendo alegria , sentimento de prazer , esperança e um canto especial entoado no “ ALVORECER “ .
[ “ / Olha como a flor se acende / Quando o dia amanhece / Minha mágoa se esconde / A esperança aparece / O que me restou da noite / O cansaço , e a incerteza / Lá se vão na Beleza deste lindo alvorecer / E este mar em revolta que canta na areia / Tal a tristeza que trago minhalma canteia / Quero solução sim... pois quero cantar / Desfrutar desta alegria / Que só me faz despertar do meu penar / E este canto bonito que vem da alvorada / Não é meu grito aflito pela madrugada / Tudo tão suave ... liberdade em cor / O refúgio da alma vencida pelo desamor / . “ ] .
Uma desavença entre casais é comum, mas quando há a separação devido à incompreensão de uma das partes , o que se tem de fazer , para uma reconciliação , é mudar de atitude e ceder aos caprichos . Outra dupla fantástica , Dona Ivone Lara e Jorge Aragão compuseram um samba cujo tema versa sobre o comportamento transformado do casal , fato que representa uma “ TENDÊNCIA “ .
[ “ / Não pra que lamentar o que aconteceu era de esperar / Se eu lhe dei a mão foi por me enganar , foi por entender / Que o amor não pode haver ... sem compreensão / A desunião tende aparecer / E aí está o que aconteceu / Você destruiu o que era seu / Você entrou na minha vida usou , abusou , fez o que quis / E agora se desespera dizendo que é infeliz / Não foi surpresa pra mim , você começou pelo fim / Não me comove o pranto de quem é ruim ... e assim .../ Quem sabe essa mágoa passando você venha se redimir / Dos erros que tanto insistiu por prazer pra vingar-se de mim / Diz que é carente de amor , então você tem de mudar / Se precisar , pode me procurar / . “ ] .
Em um grande desabafo musical , Dona Ivone Lara deixa transparecer , através desta canção , um desejo de liberdade para compor o que mais representa em sua vida : o samba . Com base em uma declaração musical bem estruturada poeticamente , ela revela todo o seu anseio criativo na feitura de suas obras em “ MINHA VERDADE “ .
[ “ / Eu tenho a minha verdade / Fruto de tanta maldade que já conheci / Me deixa caminhar a minha vida / Livremente / O que desejo é pouco / Pois não duro eternamente / Nada poderá me afastar do que eu sou / Amor , é o meu ambiente / Nada poderá me afastar do que eu sou / Me deixa por favor / Do bom samba sou escravo / Seu fascínio me apertou / Traçou-me este destino / E meu sonho menino se concretizou / Deixe-me agora sonhar / Seguir sem pensa numa desilusão / Que o amor simplesmente / Se faça presente no meu coração / Eu tenho .... / . “ ] .
O grande fascínio pelo samba inicia-se ainda nos primeiros momento em que se entra em contato com ele . A bela canção expressa um verdadeiro argumento de alguém que fora requisitado para juntar-se e participar , com outros sambistas , de uma roda de samba e não mais se afastando do convívio , porque simplesmente “ ALGUÉM ME AVISOU “ .
[ “ / Foram me chamar , / Eu estou aqui , o que é que há / ( 2 X ) / Eu vim de lá , eu vim de lá pequenininho / Alguém me avisou pra pisar neste chão devagarinho / ( 2 X ) / Sempre fui obediente / Mas não pude resistir / Foi numa roda de samba / Que juntei-me aos bambas / Pra me distrair / Quando eu voltar para Bahia / Terei muito que contar / Ó padrinho , não se zangue / Que eu nasci no samba / E não posso parar / Foram me chamar ..../ . “ ] .
Mesclando o nome de um pássaro “ Tiê-sangue “ com uma expressão “ Oialá-oxa “ que
costumava ouvir da avó moçambicana , surgiu um samba , entoado até hoje nos encontros de sambistas , exaltando maravilhosamente a figura do pássaro que guardara na lembrança . A canção que expressa uma enorme paixão pela ave levou o nome de “ TIÊ “ .
[ “ / Tiê , tié , olha lá ... Oxá / Tiê , tié , olha lá ... Oxá / Passarinho estimado / Que me deu inspiração / Dos meus tempos de criança / Guardei na lembrança esta recordação / Representava para mim / Carinho , amor e paixão / Lembrar do tié / Despertou meu coração / Tiê , tié , olha lá ...Oxá / Tiê , tié , olha lá ... Oxá / A estrela no céu corre / Eu também quero correr / A estrela atrás da lua / Eu atrás do meu tié / Bem que vovó me dizia / Criança , olha lá tome cuidado / Oxá esse seu passarinho / Está mal acostumado / Tiê , tié , olha lá ... Oxá / Tiê , tié , olha lá ... Oxá / . “ ] .
Em 1965 , em parceria com SILAS DE OLIVEIRA e BACALHAU , Dona Ivone Lara compôs um dos mais belos sambas-enredo na história dos desfiles das escolas do primeiro grupo , o que a tornou a primeira mulher a fazer parte da ala dos compositores da Escola de Samba Império Serrano , com o tema “ OS CINCO BAILES DA HISTÓRIA DO RIO “ .
[ “ / Lara ia , laraia , laraia raia , / Carnaval / Doce ilusão / Dê-me um pouco de magia / De perfume e fantasia / E também de sedução / Quero sentir nas asas do infinito / Minha imaginação / Eu e meu amigo Orfeu /Sedentos de orgia e desvario / Cantaremos em sonho / Cinco bailes na história do Rio / Quando a cidade completava vinte anos de existência / Nosso povo dançou / Em seguida era promovida a capital / A corte festejou / Iluminado estava o salão / Na noite da coroação / Ali no esplendor da alegria / A burguesia fez sua aclamação / Vibrando de emoção / Que luxo , a riqueza / Imperou com imponência / A beleza fez presença / Condecorando a independência / Ao erguer a minha taça / Com euforia / Brindei aquela linda valsa / Já no amanhecer do dia / A suntuosidade me acenava / E alegremente sorria / Algo acontecia /Era o fim da monarquia / . “ ] .
O CANTINHO MUSICAL encerra um pequeno demonstrativo da imensa obra dessa RAINHA maravilhosa que é orgulho de todos os seus súditos na corte do samba . Homenageando nossos artistas , mesmo com exposições simplificadas , certamente contribuímos para a preservação de nosso cancioneiro na divina galeria das canções contidas no acervo da MÚSICA POPULAR BRASILEIRA .
“ QUANDO DEUS CEDEU GRANDES PODERES ÀS MULHERES PARA QUE TORNASSEM O MUNDO MAIS LÍRICO E AMOROSO , DEU-LHES , TAMBÉM, O INDICATIVO PELA MÚSICA PARA OBJETIVAR A CONQUISTA . A CONSTATAÇÃO DESSA TAREFA DIVINA EXPLICA A SUBLIME CRIATIVIDADE MUSICAL DE DONA IVONE LARA , ENRIQUECENDO , CARINHOSAMENTE, ATRAVÉS DE SUAS OBRAS , O MUNDO DO SAMBA ! “