O CANTINHO MUSICAL cede , com muita honra e respeito , o espaço para esse baluarte componente da famosa VELHA GUARDA DA PORTELA que , como compositor , tem um imenso acervo de belas canções que alimentam os grandes interpretes da nossa Música Popular Brasileira . Poeta popular , Hildemar Diniz , mais conhecido como MONARCO DA PORTELA , fora do mundo do samba , seu nome não brilha tanto como nas rodas de sambista . Nasceu em Cavalcanti , subúrbio do Rio de Janeiro , no dia 17 de agosto de 1933 , e foi criado em Osvaldo Cruz onde , ainda menino , frequentava as rodas de samba , período em que conheceu os bambas Portelenses . Em 1950 , ingressou , tendo como padrinho Alcides Malandro Histórico , na Ala de Compositores da Portela . No ano de 2005 foi homenageado como enredo pelo G.R.E.S Unidos do Jacarezinho , no desfile do Grupo de Acesso B . Neste mesmo ano foi condecorado pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro com a Medalha Pedro Ernesto pela sua dedicação ao samba brasileiro . A partir de agora , O Cantinho Musical desfilará algumas relíquias desse magnífico compositor que , na trajetória de sua vida , dedicou grande parte do seu tempo , enriquecendo , com suas composições , o universo do samba . Iniciaremos a seleção musical por um samba que fez e faz sucesso na voz do interprete e amigo Zeca Pagodinho .
A canção versa sobre um enorme dilema entre um casal , pelo fato de a mulher gostar da boemia , não aceitando a proposta de seu amado para construir um lar harmonioso , ameaçando de não mais buscá-la na orgia . Com a recusa da amada agrava uma revolta no amante , expressando para ela “ VAI VADIAR “ .
[ “ / Eu quis te dar um grande amor / Mas você não ...se acostumou / A vida de um lar / O que você quer é vadiar / Vai vadiar , vai vadiar / Vai vadiar , vai vadiar ( vai vadiar ) / Vai vadiar , vai vadiar / Vai vadiar , vai vadiar / Agora não precisa se preocupar / Se passares da hora / Eu não vou mais te buscar / Não vou mais pedir / Nem tão pouco implorar / Você tem a mania de ir pra orgia / Só quer vadiar / Você vai pra folia se entrar numa fria / Não vem me culpar , vai vadiar / Vai vadiar , vai vadiar... / ( REPETE O REFRÃO ) / Quem gosta da orgia / Da noite pro dia não pode mudar / Vive outra fantasia / Não vai se acostumar / Eu errei quando tentei lhe dar um lar / Você gosta do sereno e meu mundo é pequeno / Pra lhe segurar / Vai procurar alegria / Fazer moradia na luz do luar , vai vadiar ! / Vai vadiar , vai vadiar ... / ( REPETE O REFRÃO ) . / . “ ] .
Em uma competente parceria de Paulo da Portela , Monarco cria um samba que é uma descrição do que pode ser um pagode , convocando os sambistas para um deliciosa macarronada regada a bebidas e sambas de primeira grandeza , pedindo os ingredientes para o “ QUITANDEIRO “ .
[ “ / Quitandeiro , leva cheiro e tomate / Na casa do Chocolate , que hoje vai ter macarrão / Prepara a barriga macacada , que a boia tá enfezada / E o pagode fica bom , fica bom , fica bom / Chega só 30 litros de uca para fechar a butuca / Desses nego beberrão / Chocolate, tu avisas a crioula , que carregue na cebola / E no queijo parmesão / É mas não se esqueça de avisar a nega Estela / Que o pessoal da Portela vai cantar partido alto / Vai ter pagode até o dia amanhecer / E os versos de improviso serão em homenagem a você / . “ ] .
Roberto Ribeiro interpretou um samba que durante muito tempo ocupou as paradas de sucesso com sua maravilhosa voz . Nesta bela canção , Monarco expressa , em uma linha poética , a falsidade em uma relação amorosa , fazendo do amante um verdadeiro sofredor , iludido com uma “ PROPOSTA AMOROSA “ .
[ “ / Por que vieste com proposta amorosa / Eu que vivia num perfeito mar de rosas / Só conheci falsidade em lugar de carinho / No meio das flores quiseste levar-me ao monte de espinhos / Não conseguiste um intento mesquinho / Um bom artista / Juro por Deus não é tolo / Na saudade dei o bolo / Ela vinha quase certa me encontrar / Hoje vou trilhando meu caminho / Muito embora sozinho / Pra ninguém me ver chorar / Se eu chorasse / E a saudade me encontrasse / Seria bem envolvido / Como um simples amador / Mas em matéria de amor / Eu conheço na palma da mão / Sei também que essa tal de saudade / Tortura demais um pobre coração / “ ].
Ainda em uma interpretação magnífica na voz carismática de ZECA PAGODINHO , MONARCO , em seu lampejo criativo , compôs um samba que expressa em sua poesia uma enorme desilusão pela perda de sua amada a quem deu afeto e carinho e , por ingratidão , foi procurar outro ninho deixando totalmente seu “ CORAÇÃO EM DESALINHO “ .
[ “ / Numa estrada dessa vida / Eu te conheci oh! flor / Vinhas tão desiludida / Mal sucedida por um falso amor / Dei-lhe afeto e carinho / Como retribuição / Procuraste um novo ninho / Em desalinho ficou meu coração / Meu peito agora é só paixão / Meu peito agora é só paixão / Tamanha desilusão me deste oh! flor / Me enganei redondamente / Pensando em te fazer o bem / Eu me apaixonei / Foi meu mal / Agora / Uma enorme paixão me devora /Alegria partiu , foi embora / Não sei viver sem teu amor / Sozinho curto a minha dor / . “ ] .
O eixo semântico preferido por Monarco em seus sambas , determinando sua principal característica , é a desilusão com o amor , através de grandes traições . Nesta canção , a amada , em prantos , implora ao seu amado perdão pela ato de traição , e ele não a perdoa , ordenando que enxugue as lágrimas com “ O LENÇO “ .
[ “ / Se o teu amor / Fosse um amor de verdade / Eu não queria e nem podia / Ter maior felicidade / Com os olhos rasos d’água , me chamou / Implorando meu perdão , mas eu não dou / Pega esse lenço , vai enxugar teu pranto / Já enxuguei o meu , o nosso amor morreu / Seguirei a ordem do meu coração / Não me fales de amor , nem tampouco me peças perdão / Eu não vejo honestidade em teu semblante / Falsidade isso sim eu vi bastante / Pega esse lenço e não chores / Enxuga o pranto , diz adeus e vai embora / . “ ] .
Uma das grandes virtudes de MONARCO é exaltar sempre os baluartes dos sambas e tecer enorme respeito às escolas coirmãs , sempre guardando um espaço em suas criações para citar todos que compõem o mundo do samba , porém expressando um maior valor à sua PORTELA , relembrando ,orgulhosamente, o seu “ PASSADO DE GLÓRIA “ .
[ “ / Portela , eu às vezes meditando , quase acabo até chorando / Que nem posso me lembrar / Teus livros têm tantas páginas belas / Se eu for falar da Portela , hoje não vou terminar / A Mangueira de Cartola , velhos tempos do apogeu / O Estácio de Ismael , dizendo que o samba era seu / Em Osvaldo Cruz , bem perto de Madureira / Todos só falavam Paulo Benjamim de Oliveira / Paulo e Claudionor quando chegavam / Na roda de samba abafavam / Todos corriam para ver / Para ver , se não me falha a memória / No livro da nossa história têm conquistas pra valer / Juro que não posso me lembrar / Se for falar da Portela , hoje não vou terminar /. “ ]
Ainda com o coração borbulhando de orgulho pela Portela , compõe um samba que narra toda a sua trajetória vivida na sua escola de coração . Quando ainda menino aprendeu tudo sobre samba recebendo as lições dos baluartes da AZUL e BRANCO e com imensa satisfação diz : “ PORTELA DESDE QUE NASCI “ . [ “ / Eu sou Portela / Desde os tempos de criança / Ainda guardo na lembrança / Algo e vou revelar / Me lembro o Paulo quando sorrindo dizia / Ao sambista que surgia / O segredo e seu modo de cantar / Ficava alegre quando ouvia o entoar de um hino / Lá vem Rufino , novidades ele vem apresentar / Abriu-se o pano , surge o mano Caetano / Abelardo fracassou / Seu chapéu caiu na linha / Seu terno melhor rasgou / . “ ]
Continuando com o amor à Portela , Monarco compôs um samba que exalta dois ícones portelense : Paulo no passado e Paulinho no presente . Uma bela homenagem expressa na canção , narrando “ DE PAULO DA PORTELA A PAULINHO DA VIOLA “ .
[ “ / Antigamente era Paulo da Portela / Agora é Paulinho da Viola / Paulo da Portela , nosso professor , / Paulinho da Viola , o seu sucessor / Vejam que coisa mais bela / O passado e o presente / Da nossa querida Portela / Paulo , com sua voz comovente / Cantava, ensinando a gente / Com pureza e prazer / O seu sucessor na mesma trilha / É razão que hoje brilha / Vaidade nele não se vê / Ó , Deus / Conservai esse menino que a Portela de seu Natalino / Saúda com amor e paz / Quem manda um abraço é Rufino / Pois Candeia e Picolino / Lhe desejam muito mais / . “ ] .
Outro tema preferido por MONARCO é relacionado às mensagens amorosas em todas suas nuances . A rejeição de um de um verdadeiro amor está presente nesta bela canção , descartando definitivamente a mulher amada e dizendo-lhe “ TUDO MENOS AMOR “ .
[ “ / Tudo que quiseres te darei , oh flor / Menos meu amor / Darei carinhos se tiveres a necessidade / E peço a Deus para te dar muita felicidade / Infelizmente só não posso ter-te para mim / Coisas da vida , é mesmo assim / Embora saiba que me tens tão grande adoração / Eu sigo a ordem e esta é dada por meu coração / Neste romance existem lances sensacionais / Mas te dar meu amor , jamais . / A gente ama verdadeiramente uma vez / Outras são puras fantasias , digo com nitidez / Mas uma história de linguagens sensíveis e reais / O que quiseres mas o meu amor , jamais / . “ ] .
A preocupação de MONARCO com a tradição portelense inspirou-o em um samba composto por Chico Buarque cujo título é “ Homenagem ao Malandro “ que diz : “ Eu fui fazer um samba em homenagem / À nata da malandragem / Que eu conheço de outros carnavais / Eu fui à Lapa e perdi a viagem ...... // .
Baseado no samba de Chico , surge uma inspiração em Monarco fazendo-o criar , a partir de uma intertextualidade musical , “ HOMENAGEM À VELHA GUARDA “ . [ “ / Um dia , tu foste à Lapa ver a malandragem / Perdeste o tempo e a viagem / Como o teu samba diz / Eu fui à Portela ver os meus sambistas / Mas consultando a minha lista / Também não fui feliz / Lá falaram-me sobre um terreiro / Onde eles passam o dia inteiro / Num lugar qualquer de Oswaldo Cruz / Fica lá perto de Bento Ribeiro / Onde Paulo e seus companheiros / Faziam samba que até hoje seduz / Procurando na localidade / Encontrei Mano Alvaiade , / Nosso antigo diretor de harmonia / Deu-me sua dica valiosa / É uma casa formosa / Que reúne paz , amor e alegria / Aí vi os sambistas de fato / Manaceia e Nonato e outros mais / Juro que fiquei boquiaberto / Nunca me senti tão perto / Da Portela de tempos atrás / (BIS) / . “ ] .
Integrante da “ VELHA GUARDA DA PORTELA “ , “ se eu for falar de MONARCO hoje não vou terminar “ , parafraseando um famoso verso dele em homenagem à Portela , encerramos , prazerosamente , a coletânea de maravilhosos sambas de um compositor portelense considerado e respeitado , no meio artístico musical , como uma estrela-guia de todos os sambistas .
“ FAZER SAMBA COM COMPETÊNCIA MUSICAL , SENTIMENTO AMOROSO AO VERDADEIRO RITMO BRASILEIRO , É TAREFA ÁRDUA DE COMPOSITORES QUE ENTREGAM SUAS ALMAS ARTÍSTICAS EM NOME DE UMA PERFEITA OBRA QUE TRADUZ PARA SEUS SEGUIDORES UMA MENSAGEM DA VIDA . MONARCO REPRESENTA UMA CÉLULA DESTE UNIVERSO DO SAMBA , CONTRIBUINDO COM SUAS BELAS CANÇÕES PARA O ENRIQUECIMENTO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA . “