Neste artigo , o CANTINHO GRAMATICAL iniciará as publicações sobre o eixo linguístico de maior complexidade no uso da língua : EIXO SINTÁTICO ou SINTAXE . Trata-se da parte da Gramática que estuda as relações que as palavras mantêm entre si quando se estruturam numa frase . Analisar sintaticamente ajuda-nos a compreender melhor as possibilidades de estruturação das frases em nosso idioma , permitindo elaborar nossas construções frasais e compreender mais claramente o que ouvimos e lemos .
Os objetos de investigação da SINTAXE manifestam-se em três unidades ; FRASE , ORAÇÃO e PERÍODO . FRASE é toda unidade linguística ( com ou sem verbo ) por meio da qual o falante expressa seu pensamento ou seu sentimento através da língua sempre com sentido completo . ORAÇÃO é a frase ou parte de frase constituída em torno de um verbo . PERÍODO é a frase constituída por oração ( período SIMPLES ) , ou mais de uma oração ( período COMPOSTO ) .
As unidades da sintaxe podem ser constituídas por uma sequência de vocábulos ou por apenas um vocábulo . Observemos os exemplos da constituição de cada unidade da sintaxe.
- Carlos estuda .
- Chegamos .
- Não . Carlos .
- Fogo ! Parada de ônibus .
Passemos à explicação de cada unidade da sintaxe. No exemplo 1 temos uma oração que encerra em seus limites dois termos de que em geral se compõe : sujeito ( CARLOS ) - ou ser de quem se declara alguma coisa - e o predicado ( ESTUDA ) - aquilo que se declara na oração . O exemplo 2 nos evidencia que não é sempre necessária a representação do sujeito por vocábulo dependente especial , com indicação redundante , uma vez que este termo oracional pode ser indicado pela desinência do verbo . Realmente o -MOS de chegamos expressa como de 1ª. pessoa do plural o sujeito da declaração . No exemplo 3 temos unidades da sintaxe ( encerrando a idéia com ponto ( . ) ) cujo enunciado se relaciona com o contexto anterior , sem o qual seriam incompreensíveis . Explicam-se , por exemplo , como respostas às perguntas “ VOCÊ COMPÔS A MÚSICA ? “ e “ ENTÃO QUEM A COMPÔS ? “ . No exemplo 4 temos unidades da sintaxe cujo enunciado se relaciona com a situação ( o ambiente físico e social onde se fala ) em que se acha o falante e , assim , contém um elemento extralinguístico .
Na estruturação sintática , conta o falante com a liberdade de escolher os vocábulos com que as unidades vão se construir ; mas não pode criar a estrutura em que ele combina no intercâmbio das ideias . As estruturas obedecem a certos modelos formais que podem não ser coincidentes de uma língua para outra , e que constituem os padrões estruturais .
As estruturas ou construções sintáticas apresentam seus processos característicos que são :
- associação dos vocábulos de acordo com a sua função sintática ( SINTAXE DE REGÊNCIA ).
- concordância dos vocábulos de acordo com certos princípios fixados na língua ( SINTAXE DE CONCORDÂNCIA )
- ordem dos vocábulos de acordo com sua função sintática e importância na comunhão das ideias ( SINTAXE DE COLOCAÇÃO ) .
Assim na oração “ OS BONS FILHOS DÃO ORGULHO AOS PAIS “ temos OS BONS FILHOS exercendo a função de SUJEITO ( de acordo com “ a “ ) , o que lhe garante , como posição normal , na estrutura frasal lógica da língua portuguesa , o lugar inicial no contexto ( de acordo com “ c “ ) e , por ser constituído por um núcleo masculino e no plural ( FILHOS ) , determina que nesse número e gênero estejam os adjuntos ( OS e BONS ) e no plural o verbo da oração ( DÃO ) , conforme preceitua o item “ b “.
Demonstraremos , a partir de agora em artigos dispersos , os três processos que caracterizam as construções sintáticas .
Iniciaremos com parte da CONCORDÂNCIA NOMINAL :
- : As palavras adjetivas devem flexionar-se em GÊNERO e NÚMERO a fim de adequarem-se às palavras substantivas às quais se subordinam .
Há dois tipos de concordância :
- RÍGIDA , GRAMATICAL - concordância de palavra com palavra de acordo com as disciplinas gramaticais , prescritas pela norma culta .
- NÃO RÍGIDA , NÃO CULTA - que se subdivide conforme a construção :
2.1 com palavra mais enfatizada , mais próxima : ATRATIVA
2.2 com idéia atribuída a uma palavra : IDEOLÓGICA
EXEMPLOS : 1- RÍGIDA ou GRAMATICAL : Estavam SUJOS as saias e os blusões .( predomina o gênero masculino )
2.1 ATRATIVA : Estavam SUJAS as saias e os blusões . ( concordância com mais próximo : saias )
2.2 IDEOLÓGICA : A criança chegou a casa e estava SUJO. (trata-se de um menino ).
Passemos a apresentar os variados casos de concordância nominal :
> CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO ANTEPOSTO A DOIS OU MAIS SUBSTANTIVOS
O adjetivo concorda em GÊNERO e NÚMERO com o substantivo mais próximo .
Exemplo : Que LINDA SAIA e lenço compraste !
Obs.: Se o adjetivo construir um predicativo do sujeito ou do objeto , ainda que anteposto , deve concordar com todos os elementos a que se refere .
Exemplo : Achei FALSOS as cartas e os documentos . FALSOS é predicativo do sujeito do verbo subentendido ERAM : “ Achei ( e ERAM ) FALSOS as cartas e os documentos . “
- CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO POSPOSTO A DOIS OU MAIS SUBSTANTIVOS
Neste caso , a concordância é muito variável , pois está sujeito às intenções do escritor e às necessidades de clareza e eufonia . Contudo , deve-se observar a primazia do masculino sobre o feminino e do singular sobre o plural .
Exemplos : Limpamos a estatueta e o vaso ANTIGO . ( atributo somente a VASO ) .
Limpamos a estatueta e o vaso ANTIGOS . ( atributos aos dois substantivos ).
- CONCORDÂNCIA DE DOIS OU MAIS ADJETIVOS COM UM SUBSTANTIVO NO PLURAL
Os adjetivos devem ficar no singular .
Exemplo : Estudamos as LÍNGUAS portuguesa e inglesa .
ATENÇÃO : DAREMOS CONTINUIDADE NO PRÓXIMO ARTIGO SOBRE CONCORDÂNCIA NOMINAL
VAMOS PRATICAR ?
I - Complete as lacunas , observando a concordância nominal .
- Manifestava repulsa , aversão e ódio ________________ ( mortífero )
- Marina viu , na fazenda , o boi , a vaca e a casa ______________ ( destelhado )
- Viu , no zoológico , uma tartaruga e um macaco ______________( peludo )
- Demonstrou ______________ inteligência e versatilidade ( fabuloso )
- Juliana tinha ________________ o rosto e as mãos de sorvete . ( lambuzado )
- Encontrei _________________ as portas e o portão . ( aberto )
- Rosana comprou sapato e blusas _____________ . ( lindo )
- O governo brasileiro pediu mais dois milhões ______________ ao FMI . ( emprestado )
- Ficaria ________________à herdeira a posse dos bens . ( assegurado )
- Ela recebeu , de presente , uma joia e um relógio ___________ . ( automático )
Waldemar Pedro Antonio email : [email protected] GABARITO No. 17 I - Complete as lacunas , observando a concordância nominal . - Manifestava repulsa , aversão e ódio MORTÍFEROS ( mortífero )
- Marina viu , na fazenda , o boi , a vaca e a casa DESTELHADA ( destelhado )
- Viu , no zoológico , uma tartaruga e um macaco PELUDO ( peludo )
- Demonstrou FABULOSA inteligência e versatilidade ( fabuloso )
- Juliana tinha LAMBUZADOS o rosto e as mãos de sorvete . ( lambuzado )
- Encontrei ABERTOS as portas e o portão . ( aberto )
- Rosana comprou sapato e blusas LINDOS . ( lindo )
- O governo brasileiro pediu mais dois milhões EMPRESTADOS ao FMI . ( emprestado )
- Ficaria ASSEGURADA à herdeira a posse dos bens . ( assegurado )
- Ela recebeu , de presente , uma joia e um relógio AUTOMÁTICO . ( automático )