20/09/2016 às 09h59min - Atualizada em 20/09/2016 às 09h59min

Cantinho gramatical nº17

      Neste  artigo  ,  o  CANTINHO   GRAMATICAL  iniciará  as  publicações  sobre  o  eixo  linguístico  de  maior   complexidade  no  uso  da  língua  :  EIXO  SINTÁTICO  ou  SINTAXE  .  Trata-se  da  parte  da  Gramática  que  estuda  as  relações  que  as  palavras  mantêm  entre  si  quando  se  estruturam  numa  frase .  Analisar  sintaticamente  ajuda-nos  a  compreender melhor  as  possibilidades  de  estruturação  das  frases  em  nosso  idioma , permitindo elaborar  nossas  construções  frasais   e  compreender  mais  claramente  o  que  ouvimos  e  lemos .
     Os  objetos  de  investigação  da  SINTAXE  manifestam-se  em  três  unidades ;  FRASE  ,  ORAÇÃO  e  PERÍODO .   FRASE  é  toda  unidade  linguística (  com  ou  sem  verbo )  por  meio  da  qual  o  falante expressa seu  pensamento ou  seu  sentimento  através  da  língua sempre  com sentido  completo .  ORAÇÃO  é  a  frase  ou  parte  de  frase  constituída  em  torno  de  um  verbo .  PERÍODO  é  a  frase  constituída por  oração  (  período  SIMPLES  ) , ou  mais  de  uma  oração (  período  COMPOSTO  ) .
      As  unidades  da  sintaxe  podem  ser  constituídas por  uma  sequência  de  vocábulos ou  por  apenas  um  vocábulo .  Observemos   os  exemplos da  constituição  de  cada unidade  da  sintaxe.
  1.    Carlos  estuda .
  2.     Chegamos .
  3.      Não .  Carlos  .
  4.      Fogo !  Parada  de  ônibus .
Passemos   à  explicação  de  cada  unidade  da  sintaxe.  No  exemplo 1  temos uma  oração  que  encerra  em  seus  limites  dois  termos  de  que  em  geral  se  compõe  :  sujeito  (  CARLOS ) -  ou  ser  de  quem  se  declara  alguma  coisa -  e  o  predicado  (  ESTUDA ) -  aquilo  que  se  declara  na  oração .  O  exemplo  2  nos  evidencia que  não  é  sempre  necessária  a  representação  do  sujeito  por  vocábulo dependente  especial , com indicação redundante , uma vez  que  este  termo oracional  pode  ser  indicado  pela  desinência  do  verbo . Realmente   o  -MOS  de  chegamos  expressa  como  de  1ª.  pessoa  do  plural  o  sujeito  da  declaração .   No  exemplo  3  temos unidades  da sintaxe ( encerrando a idéia  com  ponto ( . )  ) cujo  enunciado  se  relaciona  com  o  contexto  anterior , sem  o  qual  seriam  incompreensíveis . Explicam-se  , por  exemplo ,  como  respostas às  perguntas   “ VOCÊ  COMPÔS  A  MÚSICA  ? “   e “  ENTÃO  QUEM  A  COMPÔS  ? “  .   No  exemplo  4  temos  unidades  da  sintaxe  cujo  enunciado se  relaciona  com  a  situação  (  o  ambiente  físico  e  social  onde  se  fala )  em  que  se  acha  o falante e , assim ,  contém  um  elemento  extralinguístico .
     Na  estruturação  sintática , conta  o  falante  com  a liberdade  de escolher os  vocábulos  com  que  as  unidades  vão  se  construir ; mas  não  pode criar  a  estrutura em  que  ele  combina  no intercâmbio  das  ideias .   As  estruturas obedecem  a  certos  modelos formais que podem  não  ser  coincidentes de  uma  língua  para  outra , e  que  constituem  os  padrões  estruturais .
              As  estruturas ou  construções  sintáticas apresentam seus  processos  característicos  que  são  :
  1.  associação  dos  vocábulos de  acordo  com a sua  função  sintática ( SINTAXE DE REGÊNCIA ).
  2.  concordância  dos  vocábulos de  acordo  com  certos  princípios   fixados  na  língua                      (  SINTAXE  DE  CONCORDÂNCIA  ) 
  3.  ordem  dos  vocábulos  de  acordo  com  sua  função  sintática  e  importância  na  comunhão  das  ideias   (  SINTAXE  DE  COLOCAÇÃO  ) .
Assim  na  oração  “  OS  BONS  FILHOS  DÃO  ORGULHO  AOS  PAIS   “  temos  OS  BONS  FILHOS   exercendo  a  função  de  SUJEITO (  de  acordo  com  “ a “ ) , o  que  lhe  garante  ,  como  posição  normal  , na  estrutura frasal  lógica  da língua  portuguesa , o  lugar  inicial  no  contexto (  de  acordo  com  “ c “  )  e , por  ser constituído  por  um  núcleo masculino  e  no  plural  (  FILHOS  )  ,   determina  que  nesse  número  e  gênero   estejam  os  adjuntos                  ( OS  e  BONS )  e  no plural  o  verbo da oração   (  DÃO  ) , conforme  preceitua o item “ b “.
      Demonstraremos  ,  a  partir  de  agora em  artigos  dispersos ,  os  três  processos  que  caracterizam  as  construções  sintáticas .
      Iniciaremos  com  parte  da  CONCORDÂNCIA  NOMINAL  :
  1.   : As  palavras  adjetivas  devem  flexionar-se  em  GÊNERO  e  NÚMERO   a  fim  de  adequarem-se  às  palavras  substantivas às  quais  se  subordinam .
      Há  dois  tipos  de  concordância :
  1.  RÍGIDA , GRAMATICAL -  concordância de  palavra  com  palavra  de  acordo  com  as  disciplinas gramaticais , prescritas pela  norma  culta .
  2. NÃO  RÍGIDA  ,  NÃO  CULTA  - que  se  subdivide  conforme  a construção :
2.1  com  palavra  mais  enfatizada ,  mais  próxima :   ATRATIVA
2.2  com  idéia  atribuída  a  uma  palavra  :  IDEOLÓGICA
 EXEMPLOS :   1-  RÍGIDA ou GRAMATICAL :  Estavam  SUJOS  as  saias  e  os  blusões .(  predomina o gênero  masculino )
                         2.1  ATRATIVA :   Estavam  SUJAS  as  saias  e  os  blusões . ( concordância com  mais próximo  :   saias )
                         2.2  IDEOLÓGICA :  A  criança chegou a casa e estava  SUJO.  (trata-se de um menino ).
                Passemos  a apresentar  os  variados  casos  de  concordância  nominal  :
                    >   CONCORDÂNCIA  DO  ADJETIVO  ANTEPOSTO  A  DOIS  OU  MAIS  SUBSTANTIVOS
      O  adjetivo  concorda  em  GÊNERO  e   NÚMERO   com  o  substantivo  mais  próximo .
                               Exemplo :   Que  LINDA  SAIA  e  lenço  compraste  !
Obs.:  Se  o  adjetivo  construir  um  predicativo  do  sujeito  ou  do  objeto , ainda  que  anteposto , deve  concordar  com  todos  os  elementos  a  que  se  refere .
Exemplo :  Achei  FALSOS  as  cartas  e  os  documentos  .   FALSOS  é  predicativo  do  sujeito do verbo subentendido ERAM  :   “  Achei  (  e  ERAM  )  FALSOS  as  cartas  e  os  documentos . “
  •   CONCORDÂNCIA  DO  ADJETIVO  POSPOSTO  A  DOIS  OU  MAIS  SUBSTANTIVOS
Neste  caso   ,  a  concordância  é  muito  variável ,  pois  está  sujeito  às  intenções  do  escritor  e  às  necessidades  de  clareza  e  eufonia  .  Contudo  ,  deve-se observar  a primazia  do  masculino  sobre  o  feminino  e  do  singular  sobre  o  plural .
 Exemplos  :  Limpamos  a  estatueta  e  o  vaso  ANTIGO . ( atributo somente a VASO ) .
             Limpamos  a  estatueta  e  o  vaso  ANTIGOS  .  (  atributos  aos  dois substantivos ).        
  •   CONCORDÂNCIA  DE  DOIS  OU  MAIS  ADJETIVOS  COM  UM  SUBSTANTIVO  NO  PLURAL
Os  adjetivos  devem  ficar   no  singular .
Exemplo :  Estudamos  as  LÍNGUAS  portuguesa  e  inglesa .
ATENÇÃO  :  DAREMOS  CONTINUIDADE  NO PRÓXIMO ARTIGO SOBRE CONCORDÂNCIA NOMINAL
                                                    VAMOS   PRATICAR  ?
I -  Complete  as  lacunas  ,  observando  a  concordância  nominal .
  1. Manifestava  repulsa , aversão e ódio  ________________   (  mortífero )
  2. Marina viu , na fazenda , o boi , a vaca e a casa ______________  ( destelhado )
  3. Viu ,  no  zoológico , uma  tartaruga  e  um  macaco  ______________(  peludo  )
  4. Demonstrou ______________   inteligência  e  versatilidade  (  fabuloso )
  5. Juliana  tinha  ________________  o  rosto  e  as  mãos  de  sorvete .  (  lambuzado )
  6. Encontrei  _________________  as  portas  e  o  portão   . (  aberto  )
  7. Rosana  comprou  sapato  e  blusas  _____________  . ( lindo  )
  8. O  governo  brasileiro  pediu  mais  dois  milhões  ______________  ao  FMI .  ( emprestado )
  9. Ficaria ________________à herdeira   a  posse  dos  bens  . ( assegurado )
  10. Ela  recebeu  ,  de  presente  ,  uma  joia  e  um  relógio  ___________ .  (  automático )  
 
Waldemar  Pedro  Antonio                          email  :    [email protected]


GABARITO   No.   17

I -  Complete  as  lacunas  ,  observando  a  concordância  nominal .
  1. Manifestava  repulsa , aversão e ódio   MORTÍFEROS   (  mortífero )
  2. Marina viu , na fazenda , o boi , a vaca e a casa    DESTELHADA  ( destelhado )
  3. Viu ,  no  zoológico , uma  tartaruga  e  um  macaco     PELUDO   (  peludo  )
  4. Demonstrou    FABULOSA   inteligência  e  versatilidade  (  fabuloso )
  5. Juliana  tinha      LAMBUZADOS   o  rosto  e  as  mãos  de  sorvete .  (  lambuzado )
  6. Encontrei      ABERTOS    as  portas  e  o  portão   . (  aberto  )
  7. Rosana  comprou  sapato  e  blusas    LINDOS    . ( lindo  )
  8. O  governo  brasileiro  pediu  mais  dois  milhões      EMPRESTADOS   ao  FMI .  ( emprestado )
  9. Ficaria      ASSEGURADA    à herdeira   a  posse  dos  bens  . ( assegurado )
  10. Ela  recebeu  ,  de  presente  ,  uma  joia  e  um  relógio    AUTOMÁTICO    .  (  automático ) 

 
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