O Cantinho Musical , com muito carinho e preciosidade , desfilará , neste espaço , alguns sucessos desse cantor-boêmio cuja voz desperta o coração dos que curtem as belas interpretações do nosso cancioneiro : NÉLSON GONÇALVES . Antônio Gonçalves Sobral , nome artístico Nélson Gonçalves , nasceu no Rio Grande do Sul , mudou-se com os seus pais portugueses para São Paulo, no bairro do Brás. Foi um dos maiores brasileiros e terceiro maior vendedor de discos da história do Brasil . Mesmo com o apelido de "Metralha", por causa da gagueira, tomou coragem e não se deixou levar pelos preconceitos, e decidiu ser cantor , porque , quando cantava , não metralhava a voz . As músicas interpretadas por Nélson encantavam e encantam o público pela harmonia melódica bem ritmada.
Passemos , agora , para apresentação de alguns sucessos entoados por esse artista da voz . Nélson Gonçalves , preferido cantor de Adelino Moreira , interpreta o mais conhecido samba-canção nas relações das músicas românticas , versa sobre o retorno à boêmia , após um afastamento das reuniões musicais, com o tema “ A VOLTA DO BOÊMIO “ . [ “ / Boemia, aqui me tens de regresso / E suplicante te peço a minha nova inscrição. / Voltei pra rever os amigos que um dia / Eu deixei a chorar de alegria; me acompanha o meu violão. / Boemia, sabendo que andei distante, / Sei que essa gente falante vai agora ironizar: / "Ele voltou! O boêmio voltou novamente. /Partiu daqui tão contente. Por que razão quer voltar?" / Acontece que a mulher que floriu meu caminho / De ternura, meiguice e carinho, sendo a vida do meu coração, / Compreendeu e abraçou-me dizendo a sorrir: / "Meu amor, você pode partir, não esqueça o seu violão. / Vá rever os seus rios, seus montes, cascatas. / Vá sonhar em novas serenatas e abraçar seus amigos leais. / Vá embora, pois me resta o consolo e alegria / De saber que depois da boemia / É de mim que você gosta mais". / . “ ] .
Sérgio Bittencourt , após o falecimento de seu pai , Jacob do Bandolim , em uma divinal imagística , criou um cenário que retratava , com muito saudosismo , momentos de felicidade que ocorriam cotidianamente em sua família , tendo como ponto de fixação , a bela lembrança que sempre acontecia “ NAQUELA MESA “ . [ “ / Naquela mesa ele sentava sempre / E me dizia sempre o que é viver melhor / Naquela mesa ele contava histórias / Que hoje na memória eu guardo e sei de cor / Naquela mesa ele juntava gente / E contava contente o que fez de manhã / E nos seus olhos era tanto brilho / Que mais que seu filho / Eu fiquei seu fã / Eu não sabia que doía tanto / Uma mesa num canto, uma casa e um jardim / Se eu soubesse o quanto dói a vida / Essa dor tão doída não doía assim / Agora resta uma mesa na sala / E hoje ninguém mais fala do seu bandolim / Naquela mesa tá faltando ele / E a saudade dele tá doendo em mim / Naquela mesa tá faltando ele / E a saudade dele tá doendo em mim / . “ ] .
A canção que apresentaremos agora é uma composição de Newton Teixeira e Jorge Faraj comparando metaforicamente a beleza feminina com a paisagem e os fenômenos naturais , onde idolatra , em cada verso interpretado com muito sentimento por Nélson Gonçalves ,“ A DEUSA DA MINHA RUA “ . [ “ / A deusa da minha rua / Tem os olhos onde a lua / Costuma se embriagar / Nos seus olhos eu suponho / Que o sol, num dourado sonho / Vai claridade buscar / Minha rua é sem graça / Mas quando por ela passa / Seu vulto que me seduz / A ruazinha modesta / É uma paisagem de festa / É uma cascata de luz / Na rua uma poça d'água / Espelho da minha mágoa / Transporta o céu / Para o chão / Tal qual o chão de minha vida / A minh'alma comovida / O meu pobre coração / Espelho da minha mágoa / Meus olhos / São poças d'água / Sonhando com seu olhar / Ela é tão rica e eu tão pobre / Eu sou plebeu / Ela é nobre / Não vale a pena sonhar / . “ ] .
A música de David Nassere Herivelto Martins , sucesso na maravilhosa voz de Nélson Gonçalves , faz abordagem a momentos felizes de um passado belo , e a ausência da mulher amada , tendo como referencial “ A CAMISOLA DO DIA “ . [ “ / Amor , eu me lembro ainda / Era linda , muito linda / Um céu azul de organdi / A camisola do dia / Tão transparente e macia / que eu dei de presente a ti / Tinha rendas de Sevilha / A pequena maravilha / Que teu corpinho abrigava / E eu era o dono de tudo / Do divino conteúdo / Que a camisola ocultava / A camisola que um dia / Guardou a minha alegria / Desbotou , perdeu a cor / Abandonada no leito / Que nunca mais foi desfeito / Pelas vigílias de amor / . “ ] .
Através de conselhos didáticos sobre o amor aos jovens enamorados, em uma alusão comparativa ao seu próprio sentimento , como fonte de uma experiência de vida . Lupicínio Rodrigues criou esta bela canção , sucesso na voz de Nélson Gonçalves , aconselhando “ ESSESMOÇOS POBRES MOÇOS “ . [ “ / Esses moços, pobres moços / Oh! Se soubessem o que sei / Não amavam, não passavam / Aquilo que já passei / Por meu olhos, por meus sonhos / Por meu sangue, tudo enfim / É que eu peço a esses moços / Que acreditem em mim / Se eles julgam que há um lindo futuro / Só o amor nesta vida conduz / Saibam que deixam o céu por ser escuro / E vão ao inferno à procura de luz / Eu também tive nos meus belos dias / Essa mania que muito me custou / Pois só as mágoas que eu trago hoje em dia / E estas rugas que o amor me deixou / . “ ] .
Nesta linda canção de Orestes Barbosa e Silvio Caldas está contido o mais belo verso , segundo o poeta Manuel Bandeira , da literatura brasileira . A música é uma montagem poética com cenas pictóricas e sofridas pela perda de sua amada que ignorava a alegria de uma vida . “ CHÃO DE ESTRELAS “ . [ “ / Minha vida era um palco iluminado / Eu vivia vestido de doirado / Palhaço das perdidas ilusões / Cheio dos guizos falsos da alegria / Andei cantando a minha fantasia / Entre as palmas febris dos corações / Nosso barracão no morro do Salgueiro / Tinha o cantar alegre de um viveiro / Foste a sonoridade que acabou / E hoje, quando do sol, a claridade / Forra o meu barracão, sinto saudade / Da mulher pomba-rola que voou / Nossas roupas comuns dependuradas / Na corda qual bandeiras agitadas / Pareciam um estranho festiva / Festa dos nossos trapos coloridos / A mostrar que nos morros mal vestidos / É sempre feriado nacional / A porta do barraco era sem trinco / Mas a lua furando nosso zinco / Salpicava de estrelas nosso chão / Tu pisavas nos astros distraída / Sem saber que a alegria desta vida / É a cabrocha, o luar e o violão / . “ ] .
Com um tango brasileiro exaltando o valor musical de CarlosGardel , Herivelto Martins e David Nasser , reconhecendo a grandeza do inigualável cantor portenho , compuseram um tango em sua homenagem , interpretado com precisão pela suave voz de Nélson Gonçalves , “ CARLOS GRADEL “ . [ “ / Tango, bandoneon, uma guitarra que geme / Num ritmo de amor desesperado / Um cabaré que fecha suas portas / Uma rua de amor e de pecado / Um guarda que vigia numa esquina / Um casal que anda a procura de um hotel / Um resto de melodia / Um assobio uma saudade imortal / Carlos Gardel / Carlos Gardel / Buenos Aires cantava no teu canto / Buenos Aires chorava no teu pranto / E vibrava em tua voz / Carlos Gardel / O teu canto era a batuta de um maestro / Que fazia pulsar os corações / Na amargura das tuas melodias / Carlos Gardel / Se cantavas a tragédia das perdidas / Compreendendo suas ouvidas / Perdoavas seu papel / Por isso enquanto houver um tango triste / Um otário, um cabaré, uma guitarra / Tu viverás também / Carlos Gardel / . “ ] .
Esta canção , grande sucesso na voz de Nélson Gonçalves , retrata o mais puro mistério em uma relação amorosa , comprovando , através de uma declaração , o verdadeiro sentimento das partes quando já se separam , surgindo as perguntas incertas se de fato houve uma paixão no período do relacionamento: “ NEGUE " [ “ / Negue seu amor, o seu carinho; / Diga que você já me esqueceu. / Pise, machucando com jeitinho / Este coração que ainda é seu. / Diga que o meu pranto é covardia, / Mas não se esqueça / Que você foi minha um dia! / Diga que já não me quer! / Negue que me pertenceu, / Que eu mostro a boca molhada / E ainda marcada pelo beijo seu. / . “ ] .
Esta bela canção , composta por AdelinoMoreira e reforçada pela bela interpretação de Nélson Gonçalves , relata a ingenuidade do amor adolescente e um enorme sofrimento causado pela primeira namorada , quando descobre que a amada já está comprometida com outro , porém o tempo é o maravilhoso remédio do destino , porque no reencontro adulto conquista : “ A FLOR DOMEU BAIRRO " . [ “ / A flor do meu bairro / Tinha o lirismo da lua / Morava na minha rua / Num chalé fronteiro ao meu / Eu conheci / O seu primeiro amor / A sua primeira dor / E o primeiro erro seu / Lembro-me ainda / O bairro inteiro sentiu / A flor ingênua sumiu / Com seu amor, o seu rei / E eu que era / Seu primeiro namorado / De tão triste e apaixonado / Nunca mais me enamorei / Hoje depois de alguns anos / Eu encontrei-me com ela / Na rua dos desenganos / Menos ingênua e mais bela / Ela fingindo desejo / A boca me ofereceu / E eu paguei por um beijo / Que no passado foi meu / A minha história é vulgar / Mas algo fica provado / Nem sempre o primeiro amor / É o primeiro namorado / (BIS) / . “ ] .
A relação comparativa entre o morro e o asfalto demonstra a divisória entre classes sociais , o que motivou várias composições com muitas barreiras a serem ultrapassadas para se consumar o amor entre amantes dessas áreas distintas. Adelino Moreira , aproveitando o fato , ainda na maravilhosa voz de Nélson Gonçalves , compôs “ DEUSA DO ASFALTO " . [ “ / Um dia sonhei um porvir risonho / E coloquei o meu sonho / Num pedestal bem alto / Não devia e por isso me condeno / Sendo do morro e moreno / Amar a deusa do asfalto. / Um dia ela casou com alguém / Lá do asfalto também / E dizem que bem me quer / E eu triste boêmio da rua / Casei-me também com a lua / Que ainda é a minha mulher / É cantando que carrego a minha cruz / Abraçado ao amigo violão / E a noite de luar já não tem luz / Quem me abraça é a negra solidão / É, é, é, eeé cantando que afasto do coração / Esta mágoa que ficou daquele amor / Se não fosse o amigo violão / Eu morria de saudade e de dor. / . “ ] .
Encerrando esta pequena demonstração de sucessos desse cantor maravilhoso , fecharemos com chave de ouro uma bela canção que faz parte de uma polêmica musical entre Dalva de Oliveira e Herivelto Martins , quando ele na composição anunciava a separação em que Nélson Gonçalves , com sua maravilhosa voz , dá um toque sentimental em “ CAMINHEMOS “ . [ “ / Não, eu não posso lembrar que te amei / Não, eu preciso esquecer que sofri / Faça de conta que o tempo passou / E que tudo entre nós terminou / E que a vida não continuou pra nós dois / Caminhemos, talvez nos vejamos depois / Vida comprida, estrada alongada / Parto à procura de alguém, à procura de nada / Vou indo, caminhando sem saber onde chegar / Talvez que na volta, te encontre no mesmo lugar / “ ] .
Em uma reunião de seresteiros , além de se deliciar com belas canções , há certamente uma enorme série de músicas que se consagraram na magnífica voz de Nélson Gonçalves . Relembrar , através de suas interpretações , os belos momentos românticos em que um dia vivenciamos , rejuvenescem as nossas almas .
“ NOSSA “ MÚSICA POPULAR BRASILEIRA “ , ALÉM DE BELAS MELODIAS , É CONSTITUÍDA DE PURA POESIA QUE SUSTENTA A ETERNIZAÇÃO DESSAS OBRAS . NÉLSON GONÇALVES , COM SUA VOZ POSSANTE E SENTIMENTAL , COM CERTEZA , É UM DOS RESPONSÁVEIS POR TODO ESSE FENÔMENO MUSICAL . “