10/11/2016 às 11h01min - Atualizada em 10/11/2016 às 11h01min

Cantinho gramatical nº25

POR WALDEMAR PEDRO ANTÔNIO

O   Cantinho   Gramatical  ,  nesta  edição ,  desenvolverá  a  estrutura  moldada  em  uma  composição  verbal  específica  chamada  FORMAS   NOMINAIS   que  constroem   o  modelo  de  ORAÇÃO   REDUZIDA  .   O  modo  como  se  ordenavam  as  flexões das  palavras  variáveis : NOMES  e  VERBOS    na  língua  latina  justifica as  diferentes  estruturações  oracionais  na  língua  portuguesa .  Os  NOMES  :  substantivos  , adjetivos  e seus  equivalentes  eram  declináveis   e  flexionavam  através  de  seus casos  específicos .  Os  VERBOS  eram  conjugáveis  de  acordo  com a categoria  da  pessoa  gramatical manifestada  no discurso .  Porém  algumas  formas  verbais  fugiam  dos  modelos  flexionais  dos  verbo :  não  eram  CONJUGÁVEIS   , e sim ,  DECLINÁVEIS  características  própria  dos  nomes , daí  a  classificação  de  FORMAS  NOMINAIS  dos  verbos  .   São  elas  :  INFINITIVO  ,  GERÚNDIO   e  PARTICÍPIO ,  bases  das  ORAÇÕES  REDUZIDAS .  Essas  características  representam  um  qualificativo  da  oração  que  tem  o  verbo  em  FORMA   NÃO  FINITA  ( ou forma  infinita ) , porque  os verbos nos demais  tempos   que  sofrem  flexões de  pessoa  são  classificados  como   FORMAS   FINITAS .  O  que  caracteriza  as  ORAÇÕES  REDUZIDA  , além  dos  verbos  nas  formas  nominais ,  é  a  ausência  de  CONECTIVOS

       As  ORAÇÕES  REDUZIDAS   correspondem   normalmente  a  uma  outra que  tem  o  verbo  em  FORMA  FINITA  dependente  de  um  CONECTIVO ;   é  chamada  de  ORAÇÃO  DESENVOLVIDA .
       As   ORAÇÕES  REDUZIDAS  são  classificadas  de  conformidade  com  a  função  que  exercem  dentro  da  oração  principal , do  mesmo  modo  que  se  classificam  as  ORAÇÕES  DESENVOLVIDAS  , isto  é ,  as  orações  subordinadas  com  verbos  num  dos  modos  (  indicativo ,  subjuntivo  ou   imperativo ).   Passemos   agora  a  exemplificar  o  que  foi  explicitado .  No  período :  VI  O  ALUNO  SAIR  DE  SALA ,   a  1ª.  oração :  VI  ( principal ) ;  a  2ª.  oração  O  ALUNO  SAIR  DE  SALA  é   subordinada  substantiva  objetiva  direta ,  REDUZIDA  DE  INFINITIVO . Outro  exemplo demonstraremos  no  seguinte  período  :   DEIXEI-O   FAZER  OS  EXERCÍCIOS  ,  a  1ª.  oração :  DEIXEI  (  principal )  ;  2ª. oração :  O  FAZER  OS  EXERCÍCIOS  é   subordinada  substantiva  objetiva  direta , REDUZIDA  DE  INFINITIVO . Se  desenvolvermos  a  2ª.  oração  ,  teríamos DEIXEI  QUE  ELE  FIZESSE  OS  EXERCÍCIOS  ,  oração  desenvolvida  mantendo a mesma classificação : OBJETIVA  DIRETA.

    Agora  exemplo  de  orações  subordinadas adjetivas  reduzidas  :  RECEBI  UMA  CARTA  ,  DIZENDO  QUE  ELA  CHEGARIA   CEDO .  Há  neste  período  três  orações :  1ª. oração : RECEBI UMA  CARTA                  (  principal  )  ;    2ª. oração:  DIZENDO  ,  oração  subordinada  adjetiva  restritiva  REDUZIDA  DE  GERÚNDIO ; 3ª. oração :  QUE  ELA  CHEGARIA  CEDO  ,  oração  subordinada  substantiva  objetiva  direta                            ( desenvolvida ) .   Se  desenvolvermos a oração  reduzida  de  gerúndio , teremos :  Recebi  uma  carta  QUE  DIZIA  que ela  chegaria  cedo ,  com  a  mesma  classificação exercida  pela  reduzida .
     Exemplificaremos  agora  as  orações  subordinadas adverbiais reduzidasTERMINADA  A  AULA  , DIRIGI-ME  PARA  CASA  . 1ª. oração :  TERMINADA  A  AULA  ( subordinada  adverbial  temporal  REDUZIDA  DE  PARTICÍPIO ); 2ª.  oração :  DIRIGI-ME  PARA  CASA  ( oração principal ) . Se transformarmos   a  oração  reduzida  de particípio  em  ORAÇÃO  DESENVOLVIDA  , teremos :  QUANDO  TERMINOU  A  AULA , dirigi-me  para  casa , mantendo  a  mesma  função .  Um outro  exemplo  de  reduzida  adverbial : TENDO  TEMPO  ,  ACOMPANHAR-TE-EI  COM  GOSTO .  1ª. oração  :  TENDO  TEMPO (  subordinada  adverbial  condicional  REDUZIDA  DE  GERÚNDIO )  ;  2ª. oração :  ACOMPANHAR-TE-EI  COM  GOSTO          ( oração  principal )  . Se  transformarmos  a oração  reduzida  de  gerúndio  em  oração  desenvolvida ,  termos  :  SE  EU  TIVER  TEMPO  ,  acompanhar-te-ei  com  gosto ,  mantendo  a  mesma  função .

OBSERVAÇÃO :   Nem  sempre  as  FORMAS  NOMINAIS  constituem  orações  reduzidas .  Isto  acontece  , quando  :
A )  Elas  fazem  parte  de  locuções  verbais , tempos  compostos  e  voz  passiva analítica .  Exemplos : 

1 -  AGORA  DEVO  TRABALHAR  NO  COMÉRCIO . ( devo  trabalhar  locução  verbal ) .
2-  ELE   JÁ  TINHA  CONCLUÍDO  O  TRABALHO . (  tinha  concluído : tempo  composto  do  verbo  concluir  ) .
3-  O  PACOTE  FOI  ENCONTRADO  PELO  MENINO . (  foi  encontrado :  voz passiva analítica  do  verbo  encontrar ) .
B )  O  infinitivo  funciona  como  complemento  de  um  verbo , tendo  ambos  o  mesmo  sujeito . Ex. :
    QUERO  SAIR  IMEDIATAMENTE  DAQUI .  (  verbo QUERER   e verbo  SAIR  têm o mesmo sujeito EU ) .   C )  O   gerúndio  e  o  particípio  funcionam  como  adjetivos .  Exemplos :
  1. ELE  ESCULPIU  UM  HOMEM  PENSANDO . ( o  gerúndio PENSANDO  tem valor  adjetival = pensativo ) .
  2. NÃO  É  AGRADÁEL RECORDAR  AS  LUTAS  PERDIDAS . ( o  particípio  PERDIDAS  tem  valor  adjetival  =  perdedoras ) .
                                                            VAMOS   PRATICAR  ?
Classifique sintaticamente as orações reduzidas nos períodos abaixo :
  1. Convém evitar as más companhias.
  2. Terminada a  aula , dirigi-me para casa .
  3. A ser verdadeira essa  notícia , estou falido.
  4. A polícia surpreendeu o ladrão abrindo o  cofre .
  5. Sufocada a  rebelião , a vida do país se normalizou .
  6. Caminhavam os soldados pensando em seus lares  distantes .
  7. Não partirei antes de saber a  verdade .
  8. Tu serás punido por teres quebrado o  vaso .
  9. Escrevemos para pedir-lhe a devida  autorização .
  10. Encontrei-o ao sairmos   da  universidade .
  11. É sempre fácil combater   um  mau  costume  em  começo .
  12. Castigaram-no  por mentir .
  13. Nosso objetivo era impedir o  acordo .
  14. Prestando atenção, compreenderás  a  explicação .
  15. O medo de ser castigado  o  conteve .
  16. Vendo-se  só , foi para casa .
  17. Um homem vestindo terno marrom, te procurou agora mesmo .
  18. Ela parecia desejosa de falar  contigo .
  19. O médico me recomendou evitar exercícios  violentos .
  20. Meu vizinho declarou-me estar contente com o novo  emprego .
 
DIVIDIR E CLASSIFICAR AS ORAÇÕES NOS PERÍODOS ABAIXO
  1. Sou obrigado  a  preveni-lo de tenho negócios a tratar.
  2. Não acha que  é sempre melhor falar  francamente ?
  3. Convém guardar na mocidade para poder gastar na  velhice .
  4. É preciso deixar esses assuntos para os que têm tempo .
  5. À proporção que alguns locatários abandonavam a  estalagem , muitos pretendentes surgiam disputando os cômodos vazios .
  6. O meu fim  evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência .
  7. Terminada a reza , pedi licença para deitar-me .
  8. Usando da palavra , o advogado fez uma bela defesa para defender seu cliente .
  9. Não se incomode , que eu não tenho vontade alguma de comer .
  10.  Pronunciada  a  sentença , o  juiz  se  levantou e retirou-se  do  tribunal .
          Após  explicitadas  as  teorias  sobre  orações  e  exercitadas  em  frases  com  duas  unidades  oracionais ,   agora  já  podemos  praticar  em  períodos  mais  longos  a  divisão  e  classificação  delas .
                            DIVIDIR E CLASSIFICAR AS ORAÇÕES NOS PERÍODOS ABAIXO
  1. “ Consumida  a ceia , erguemo-nos de mãos postas , rezamos a todos os santos conhecidos , e a outros muitos que inventou o dono da casa “
  2. “  Tudo nasce , tudo cresce , tudo morre : só Deus é eterno “
  3. “ Aquele homem vive desgostoso , porque o salário que ganha é insuficiente para a manutenção da família “
  4. “ Faço o que posso, mas não faço tudo quanto quero .”
  5. “ Quanto mais vivemos , mais apreço damos à vida , mesmo que ela nos seja difícil . “
  6.  “As estrelas , por causa da luz do sol , não aparecem de dia , mas , logo que cai a noite , fica o firmamento delas crivados  . “
  7. “ Trata os outros  como desejas que te tratem . “
  8. “ Se tu queres que te respeitem , respeita primeiro os outros . “
  9. “ Chegando ao outro lado da rua , empurrou a porta que o menino, ao sair , deixara cerrada . “
  10. “ Na posição difícil em que estamos , quem não é nosso amigo é nosso inimigo . “
  11. “ O mundo seria outro , se cada um se contentasse com o que é seu . “
  12. “ O mesmo que te adula , quando a fortuna  te é favorável , te fugirá , quando dele necessitares . “
  13. “ Quando a sorte depende do esforço próprio , quem pouco faz nada tem . “
  14.  “ Tudo quanto por ele fizeres será para mim um consolo , pois ele merece um pouco de felicidade . “
  15. “ Segue os conselhos de teu pai , que te conduzirão à felicidade e te prepararão uma doce velhice . “
  16. “ Eu me empenharei para que ele consiga o que lhe é devido . “
  17. “ O culpado anda sempre inquieto , porque sabe que cedo ou tarde lhe chega o castigo . “
  18. “ É conveniente que estes assuntos sejam confiados aos que não têm outra ocupação . “
  19. “ Voltando as costas , levantou os olhos ao céu para evitar o rosto da selvagem que acompanhava a vista , como certas flores acompanham  a rotação aparente do sol. “
  20. “ Uma certidão que me desse vinte anos de idade poderia enganar os estranhos , como todos os documentos falsos , mas não a mim . “
  21. “ Os versos dele agradavam e valiam mais  do que os meus ; mas ele tinha necessidade de algum, que lhe confirmasse o aplauso dos outros . “
  22. “ Fique  cada um com sua opinião , que não vale a pena questionar sobre semelhante coisa . “
  23. “ Como escrevemos sempre e somente para aqueles que sabem tão pouco que ainda sabem menos do que nós , e não para aqueles que nos podem ensinar, vamos , porque isso é preciso, dizer o que era e o que podia naqueles tempos o ajudante oficial da sala do vice-rei . “ 
 
Waldemar  Pedro  Antonio                                e-mail  :    [email protected]



GABARITO   No.   25   

OBSERVAÇÃO : ( RI )  REDUZIDA  DE  INFINITIVO  /   ( RG )  REDUZIDA  DE  GERÚNDIO   / 
                             ( RP )  REDUZIDA  DE  PARTICÍPIO
  • Classifique sintaticamente as orações reduzidas nos períodos abaixo :
  1. Convém evitar as más companhias.   SUBJETIVA   ( RI )
  2. Terminada a  aula , dirigi-me para casa .   TEMPORAL  ( RP )
  3. A ser verdadeira essa  notícia , estou falido.   ADVERBIAL   CONDICIONAL  ( RI )
  4. A polícia surpreendeu o ladrão abrindo o  cofreTEMPORAL  ( RG )
  5. Sufocada a  rebelião , a vida do país se normalizou .  TEMPORAL  OU  CAUSAL  ( RP )
  6. Caminhavam os soldados pensando em seus lares  distantes .COORDENADA  ADITIVA (RG)
  7. Não partirei antes de saber a  verdade .         TEMPORAL  ( RI )
  8. Tu serás punido por teres quebrado o  vaso .        CAUSAL  ( RI )
  9. Escrevemos para pedir-lhe a devida  autorização .    FINAL    ( RI )
  10. Encontrei-o ao sairmos   da  universidade .      TEMPORAL  ( RI )
  11. É sempre fácil combater   um  mau  costume  em  começo .     SUBJETIVA  ( RI )
  12. Castigaram-no  por mentir .     CAUSAL   ( RI )
  13. Nosso objetivo era impedir o  acordo .     PREDICATIVA   ( RI )
  14. Prestando atenção, compreenderás  a  explicação .       CONDICIONAL   ( RG )
  15. O medo de ser castigado  o  conteve .        COMPLETIVA  NOMINAL  ( RI )
  16. Vendo-se  só , foi para casa .      CAUSAL   ( RG )
  17. Um homem vestindo terno marrom, te procurou agora mesmo .    ADJETIVA  ( RG )
  18. Ela parecia desejosa de falar  contigo .      COMPLETIVA  NOMINAL  ( RI )
  19. O médico me recomendou evitar exercícios  violentos .  OBJETIVA  DIRETA  ( RI )
  20. Meu vizinho declarou-me estar contente com o novo  empregoOBJETIVA  DIRETA  ( RI)
 
DIVIDIR E CLASSIFICAR AS ORAÇÕES NOS PERÍODOS ABAIXO
  1. Sou obrigado  / a  preveni-lo / de tenho negócios / a tratar.
  2.  
  3. Não acha /  que  é sempre melhor /  falar  francamente ?
  4.  
  5. Convém /  guardar na mocidade /  para poder gastar na  velhice .
  6.  
  7. É preciso  / deixar esses assuntos para os / que têm tempo .
  8.  
  9. À proporção que alguns locatários abandonavam a  estalagem /  , muitos pretendentes surgiam/  disputando os cômodos vazios .
  10.  
  11. O meu fim  evidente era  / atar as duas pontas da vida,/  e restaurar na velhice a adolescência .
  12.  
  13. Terminada a  reza / , pedi licença / para deitar-me .
  14.  
 
  •  
 
  1. Usando da palavra , /  o advogado fez uma bela defesa /  para defender seu cliente .
  2.  
  3. Não se  incomode ,/  que eu não tenho vontade alguma / de comer .
  4.  
  5.  
 1ª. TEMPORAL ( RP )/2ª.PRINCIPAL/3ª.PRINCIPALecoordenada aditivaemrelaçãoàanterior .
          Após  explicitadas  as  teorias  sobre  orações  e  exercitadas  em  frases  com  duas  unidades  oracionais ,   agora  já  podemos  praticar  em  períodos  mais  longos  a  divisão  e  classificação  delas .
                            DIVIDIR E CLASSIFICAR AS ORAÇÕES NOS PERÍODOS ABAIXO
  1. “ Consumida  a ceia / , erguemo-nos de mãos postas /, rezamos a todos os santos conhecidos ,/ e
a outros muitos / que inventou o dono da casa “
  1.  
  2.  
  3.  
  1. “ Aquele homem vive desgostoso /, porque o salário ( 2ª.) / que ganha /  ( 2ª. ) é insuficiente para a manutenção da família “
1ª. PRINCIPAL/2ª.CAUSAL/3ª.ADJETIVARESTRITIVA
  1. “ Faço o / que posso,/  mas não faço tudo / quanto quero .”
  2.  
  3. “ Quanto mais vivemos , / mais apreço damos à vida , / mesmo que ela nos seja difícil . “
  4.  
  5. “As estrelas , por causa da luz do sol , não aparecem de dia /  , mas  (2ª)  , /  logo que cai a noite ,  / ( 2ª. ) fica o firmamento delas crivados  . “
1ª. COORDENADA/2ª.ADVERSATIVA ( principal em relação à3ª. ) /TEMPORAL
  1. “ Trata os outros  / como desejas  / que te tratem . “
  2.  
  3. “ Se tu queres / que te respeitem /  , respeita primeiro os outros . “
  4.  
  5. “ Chegando ao outro lado da rua /  , empurrou a porta / (3ª.)  que o menino / , ao sair ,  /  (3ª.) deixara cerrada . “
  6.  
  7. “ Na posição difícil  ( 1ª. )  / em que estamos  / , quem não é nosso amigo /  1ª.  é nosso inimigo .
  8.  
  9. “ O mundo seria outro , /  se cada um se contentasse com o / que é seu . “
1ª. PRINCIPAL/2ª.CONDICIONAL/3ª.ADJETIVA
  1. “ O mesmo  1ª.  /  que te adula , /  quando a fortuna  te é favorável , / 1ª.  te fugirá ,  / quando dele necessitares.
  2.  
  3. “ Quando a sorte depende do esforço próprio , /  quem pouco faz  / nada tem . “
  4.  
                                        
                                        CONTINUAÇÃO  DO  GABARITO  No.  25
  1.  “ Tudo 1ª.  /  quanto por ele fizeres  /  1ª.  será para mim um consolo /  , pois ele merece um pouco de felicidade
        1ª.PRINCIPAL/2ª,ADJETIVA/3ª.CAUSAL
  1. “ Segue os conselhos de teu pai , / que te conduzirão à felicidade / e te prepararão uma doce velhice .
         1ª.COORDENADA/2ª.COORDENADAEXPLICATIVA / 3ª.EXPLICATIVAEADITIVA
  1. “ Eu me empenharei  / para que ele consiga o / que lhe é devido . “
           1ª.PRINCIPAL/2ª.FINAL/3ª.ADJETIVA
  1. “ O culpado anda sempre inquieto ,  / porque sabe  / que cedo ou tarde lhe chega o castigo . “
           1ª.PRINCIPAL/2ª.CAUSAL/3ª.OBJETIVADIRETA
  1. “ É conveniente / que estes assuntos sejam confiados aos / que não têm outra ocupação . “
             1ª.PRINCIPAL/2ªSUBJETIVA/3ª.ADJETIVA
  1. “ Voltando as costas /  , levantou os olhos ao céu  / para evitar o rosto da selvagem  / que acompanhava a vista , /  como certas flores acompanham  a rotação aparente do sol. “
           1ª.TEMPORAL(RG) /2ª,PRINCIPAL/ 3ª. FINAL (RI) / 4ª. ADJETIVA/5ª. COMPARATIVA
  1. “ Uma certidão  1ª / que me desse vinte anos de idade / 1ª. poderia enganar os estranhos , /  como todos os documentos falsos ( enganariam )  /  , mas não  (  enganariam ) a mim .// “
             1ª.PRINCIPAL/ 2ª. ADJETIVA/3ª. CONFORMATIVA/ 4ª.ADVERSATIVA
  1. “ Os versos dele agradavam /  e valiam mais  / do que os meus  (  valiam ) / ; mas ele tinha necessidade de algum / , que lhe confirmasse o aplauso dos outros . “
              1ª.COORDENADA/2ª.COORDENADAADITIVAEPRINCIPALEMRELAÇÃOÀSEGUINTE /3ª.COMPARATIVA/4ª.ADVERSATIVA EPRINCIPAL EMRELAÇÃO ÀSEGUINTE / 5ª. ADJETIVA
  1. “ Fique  cada um com sua opinião ,  /que não vale a pena  /questionar sobre semelhante coisa . “
  2.  
  3. “ Como escrevemos sempre e somente para aqueles  /que sabem tão pouco  /que ainda sabem menos  /do que nós  ( sabemos ) / , e não ( escrevemos )  para aqueles  / que nos podem ensinar, / (7ª.) vamos , / porque isso é preciso,  (7ª.)  dizer o /que era / e  (dizer )   o  / que podia ( dizer )  naqueles tempos o ajudante oficial da sala do vice-rei . “ 
     1ª.CAUSAL/2ª.ADJETIVA /3ª. CONSECUTIVA/4ª. COMPARATIVA/5ª. ADITIVA/6ª.ADJETIVA/7ª.PRINCIPAL/ 8ª.ADJETIVA/9ª.ADITIVA/10ª.ADJETIVA
 
OBSERVAÇÃO :OSQUEESTÃOEMNEGRITONOTEXTONo.22SÃOTERMOSSUBENTENDIDOS
                                          
 
 

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