08/03/2017 às 10h29min - Atualizada em 08/03/2017 às 10h29min
Cantinho Gramatical nº 39
O Cantinho Gramatical explicitará neste espaço um termo que apresenta várias faces gramaticais , tornando a análise muito complexa e , às vezes , bastante duvidosa quanto à sua função e emprego . Trata-se da partícula “ QUE “ .
São muito variadas as funções que esta palavra pode exercer :
1. QUE em função gramatical de SUBSTANTIVO . Nesse caso, virá sempre antecedida de artigo ou outro determinante, e receberá acento por ser monossílabo tônico terminado em E . Ex. Essa moça tem um QUÊ que me agrada .
- QUE : PRONOME RELATIVO . Neste caso, a partícula , além de ter valor pronominal e função conectiva , retoma um termo da oração antecedente, projetando-o na oração consequente. Equivale a o qual e flexões. Exs. Não encontramos as pessoas QUE você procurava .
“ Entre gente remota edificaram novo reino QUE tanto sublimaram .” (Camões)
3. QUE : PRONOME INDEFINIDO : nesse caso, pode funcionar como pronome substantivo ou pronome adjetivo.
• pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) . Ex. Que queres tu de mim ?
• pronome adjetivo: determina um substantivo. Nesse caso, exerce a função sintática de adjunto adnominal. Ex. Que quadros lindos são esses !
- QUE : INTERJEIÇÃO : com valor exclamativo , sempre seguida de ponto de exclamação : Ex. QUÊ ! Você ainda não tomou banho ?
5. QUE : PRONOME INTERROGATIVO : faz referência a pessoas (substantivo) ou a coisas (adjetivo).
Exemplos: O que ocorreu nesta sala? (substantivo)
Que tema você escolheu? (adjetivo – acompanha o substantivo)
- QUE : ADVÉRBIO : quando se refere a adjetivo ou advérbio como
intensificador. Ex. Que lindo foi sua colaboração ! Que longe é sua residência !
- PREPOSIÇÃO : quando equivale a DE , ligando dois verbos numa locução . Ex. Tenho que (= a de) terminar este serviço hoje .
- PARTÍCULA EXPLETIVA ou de REALCE : quando seu emprego não é necessário , podendo ser retirado sem prejuízo algum ao sentido . Nesse caso , a palavra QUE não tem função alguma , como o próprio nome indica , usada apenas para dar realce . Como partícula expletiva , aparece também na expressão É QUE .
Exs. Vocês que são as testemunhas do caso ? ( Vocês são as testemunhas do caso )
Nós É QUE conhecemos a cidade .
- QUE : CONJUNÇÃO : tem a função gramatical de conectar duas unidades oracionais . Nesse caso , não exerce função sintática. Como conjunção , a palavra QUE pode relacionar tanto as orações coordenadas quanto as subordinadas , daí classificar-se em conjunção coordenativa e conjunção subordinativa . Veremos primeiro as subordinativas .
. INTEGRANTE : inicia sempre uma oração substantiva . Ex. Esperava que ele me entendesse . ( objetiva ) . É possível que isso aconteça . ( subjetiva ).
. ADVERBIAL : quando introduz uma oração com valor de advérbio .
. comparativa : Ex. Carlos é mais educado que Maria .
. consecutiva : Ex. gritou tanto que ficou rouco .
. COORDENATIVA : Conecta duas orações coordenadas entre si .
. aditiva Ex. Trabalha que (=E) trabalha e está sempre sem dinheiro .
. explicativa : Ex. Menino, não corra , que você pode cair.
VAMOS PRATICAR ?
Classifique a função gramatical da partícula QUE nas frases abaixo :
- Que aconteceu com o carro ? Resp. __________________________________
- Saia depressa, que vai chover . Resp. __________________________________
- Ela tem um quê de sedutor . Resp. ____________________________________
- Quê ! Você vai deixá-lo sair agora ? Resp. ______________________________
- Meu desejo é que ele desista . Resp. __________________________________
- Que homens são esses ? Resp. ________________________________________
- Teve que enfrentar a situação . Resp. __________________________________
- Que simpáticas são minhas colegas . Resp. ______________________________
- Tamanho foi o temporal, que ficamos em casa .Resp._____________________
- Tenho que apresentar um recurso . Resp. _____________________________
- Falou sim , que eu escutei . Resp. ____________________________________
- Acontece que eu não sei mais amar . Resp.___________________________
- O aluno que chegou atrasado saiu cedo . Resp. ________________________
- Quê ! Pois ainda não partiste ?! Resp. _______________________________
- Eu é que sou brasileiro . Resp. ______________________________________
- Você precisa escutar, que é importante. Resp. ______________________
- Mexe que mexe e não encontra nada! Resp. _______________________
- O livro que você me deu é muito bom! Resp. _______________________
- Que aconteceu com o aniversariante? Resp. ________________________
- Teremos que sair mais cedo hoje. Resp. __________________________
GABARITO No. 39 - Que aconteceu com o carro ? Resp. PRONOME INTERROGATIVO
- Saia depressa, que vai chover . Resp. CONJUNÇÃO COORDENATIVA EXPLICATIVA
- Ela tem um quê de sedutor . Resp. SUBSTANTIVO
- Quê ! Você vai deixá-lo sair agora ? Resp. INTERJEIÇÃO
- Meu desejo é que ele desista . Resp. CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA INTEGRANTE
- Que homens são esses ? Resp. PRONOME INTERROGATIVO
- Teve que enfrentar a situação . Resp. PREPOSIÇÃO
- Que simpáticas são minhas colegas . Resp. PRONOME ADJETIVO INDEFINIDO
- Tamanho foi o temporal, que ficamos em casa .Resp.CONJUNÇÃO ADVERBIAL CONSECUTIVA
- Tenho que apresentar um recurso . Resp. PREPOSIÇÃO
- Falou sim , que eu escutei . Resp. PARTÍCULA EXPLETIVA OU REALCE
- Acontece que eu não sei mais amar . Resp. CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA INTEGRANTE
- O aluno que chegou atrasado saiu cedo . Resp. PRONOME RELATIVO
- Quê ! Pois ainda não partiste ?! Resp. INTERJEIÇÃO
- Eu é que sou brasileiro . Resp. PARTÍCULA EXPLETIVA OU REALCE
- Você precisa escutar, que é importante. Resp. CONJUNÇÃO ADVERBIAL CAUSAL
- Mexe que mexe e não encontra nada! Resp. CONJUNÇÃO COORDENATIVA ADITIVA
- O livro que você me deu é muito bom! Resp. PRONOME RELATIVO
- Que aconteceu com o aniversariante? Resp. PRONOME INTERROGATIVO
- Teremos que sair mais cedo hoje. Resp. PREPOSIÇÃO