05/12/2016 às 09h32min - Atualizada em 05/12/2016 às 09h32min

Cantinho Gramatical nº 29

WALDEMAR PEDRO ANTÔNIO

        O   Cantinho   Gramatical  utiliza  este  espaço  para  explicitar  toda  a  estrutura  de  uma  unidade  de  composição  do  texto  que  apresenta  uma  ideia  básica  à  qual  se  agregam  ideias  secundárias   relacionadas  pelo  sentido :  O  PARÁGRAFO  .

        O  parágrafo  é  uma  unidade  redacional  de  ideias  que serve  para  dividir  o  texto  (  que  é  um  todo  )  em  partes  menores  , tendo  em  vista  os  diversos  enfoques .  Na  tipologia  textual ,   verifica-se  que  na  DESCRIÇÃO    deve  corresponder  a  cada  aspecto  do  objeto  descrito ;  na  NARRAÇÃO  reflete  cada  fato  da  sequência  narrada  ;  na  DISSERTAÇÃO  corresponde  a   cada  argumento  ou  raciocínio .

        Quando  se  muda  o  parágrafo  ,  não  se  muda  o  assunto .  O  assunto  ,  a  rigor  ,  deve  ser  sempre   o  mesmo  ,  do  princípio  ao  fim  da  redação  .  A  abordagem , porém , pode  mudar . E é  aqui  que  o  parágrafo  entra  em  ação  . A  cada  novo  enfoque ,  a  cada  nova  abordagem  ,   os argumentos  é  que  vão  modificando-se em  função  de  explicar  ,  esclarecer  ,  transmitir  ideias  que  tornem  o  texto  mais  claro .  Entre  as  qualidades  do  parágrafo , destacam-se :  UNIDADE :   apenas  uma  ideia  principal  pode  emergir  do  parágrafo , ficando  as  secundárias operando  em  torno  da  principal, sem  acréscimos  que  possam  quebra  a  unidade  exigida  ;  COERÊNCIA :  a  organização  do  parágrafo        far-se-á  de  tal  forma  que  fique  evidente  ,  em  destaque  ,  o  que  é  principal  ,  e  que  haja  subordinação  e  relacionamento  de  sentido  entre  as  ideias  secundárias  e  a  principal  ;  CONCISÃO :  não  é  aconselhável  estender  demasiadamente as  explicações  e  os  desdobramentos da  ideia  principal  , não  devendo  ser  alcançada  em  detrimento  da  clareza  ;    depende  da  escolha  da  palavra que  , adequando-se ao  contexto ,  concorre   para  que  o  parágrafo  se  torne  de  fácil  compreensão  e  de  leitura  agradável .

        O  parágrafo   constitui-se  de  FORMA   e   FUNÇÃO  . Formalmente , é  indicado  através  da  mudança  de  linha  de   afastamento  da  margem  esquerda  .  Funcionalmente ,  a  compreensão  da estrutura  do  parágrafo  é  o  melhor  caminho  para  a  segura  compreensão  do  texto .
        Quanto  à  sua  estrutura  ,  o  parágrafo  pode  ser  considerado  um  microtexto  e , como tal  , prescinde  da  delimitação  do  assunto  e  fixação  do  objetivo .  Método  simples  e  prático  de  apresentar  esses  dois  requisitos  indispensáveis  é  responder às  perguntas  :   O  QUÊ  ? (delimitação) ;  PARA  QUÊ  ?  ( fixação  do  objetivo  ) .

         O   parágrafo  apresenta  algumas  partes  bem  distintas  .  Dentre  elas  ,  a  mais  importante  é  o  TÓPICO  FRASAL .
          O  tópico  frasal  é  a  IDEIA-NÚCLEO   extraída ,  de  maneira  clara  e  concisa ,  do  interior  do  parágrafo Detectar  a  ideia  principal de  cada  parágrafo  (  a  técnica  de  FICHAMENTO  é  encadear  essas  ideias  )  é  assegurar  a  compreensão  exata  do  texto  e  ajudar  ,  também ,  na  elaboração  de  sua  síntese .  

           O  parágrafo  contém  outras  partes  que  são  :

            DESENVOLVIMENTO  ,  através  do  qual ,  o  TÓPICO  FRASAL  recebe  uma  carga  informativa  onde  ,  muitas  vezes , se  agregam  ideias  secundárias  ;
            CONCLUSÃO ,  nem  sempre  presente ,  serve  para  resumir  o  conteúdo  do   parágrafo   ,  sublinhando  seu  ponto  de interesse .  Normalmente  ,  localiza-se  no  final  do  mesmo ;
             ELEMENTO  RELACIONADOR  ,  não  obrigatório ,  mas  geralmente  presente  a  partir  do  segundo  parágrafo ;  visa  a  estabelecer  um encadeamento  lógico  entre as  ideias ,  servindo  de  ponte  entre  o  parágrafo  em  si  e  o  tópico  que  o  antecede .
Observação :  o  parágrafo  que  encerra  a  ideia-núcleo   do  texto  chama-se :  PARÁGRAFO  PADRÃO  .
            Exemplificando  uma  análise  sobre  a  estrutura  do  parágrafo  , obedecendo  às  seguintes numerações  com  suas  características :     1 -  TÓPICO  FRASAL  ;     2-  ELEMENTO  RELACIONADOR   ;         3-  DESENVOLVIMENTO  ;     4-  CONCLUSÃO .
           “     Em  consequência  (   2   )  ,    o  calor  é  uma  modalidade  de  energia  que  nos  causa  as  sensações  de  quente  e  frio   (   1   )   .   Essas  sensações são  interdependentes  do  estado  de  aquecimento dos  corpos .  A  grandeza  que  representa  esse estado  de  aquecimento  é  a  temperatura .  Quando  um  corpo  é  aquecido  ,  diz-se  que sua  temperatura  se  eleva . Quando  o  corpo  é  resfriado  , diz-se  que  a  sua  temperatura   baixa    (   3   )  .   Avaliam-se  as  temperaturas  ,  aproveitando-se   o   fenômeno             calor-dilatação   (   4   )  .  

  “   VAMOS  PRATICAR  ?  “ 

Leia  o  texto  e  responda  as  questões  sobre  seus  parágrafos  :
A  qualidade de vida na cidade e no campo

É de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regiões rurais é, em alguns aspectos, superior a da zona urbana, porque no campo inexiste a agitação das grandes metrópoles, há maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados e, além do mais, as pessoas dispõem de maior tempo para estabelecer relações humanas mais profundas e duradouras.

            Ninguém desconhece que o ritmo de trabalho de uma metrópole é intenso. O espírito de concorrência, a busca de se obter uma melhor colocação profissional, enfim, a conquista de novos espaços lança o habitante urbano em meio a um turbilhão de constantes solicitações. Esse ritmo excessivamente intenso torna a vida bastante agitada, ao contrário do que se poderia dizer sobre a vida dos moradores da zona rural.

            Além disso, nas áreas campestres há maior quantidade de alimentos saudáveis. Em contrapartida, o homem da cidade costuma receber gêneros alimentícios colhidos antes do tempo de maturação, para garantir maior durabilidade durante o período de transporte e comercialização.

            Ainda convém lembrar a maneira com que essas pessoas se relacionam nas zonas rurais. Ela difere da convivência habitual estabelecida pelos habitantes metropolitanos. Os moradores das grandes cidades, pelos fatores já expostos, de pouco tempo dispõem para alimentar relações humanas mais profundas.

             Por isso tudo, entendemos que a zona rural propicia a seus habitantes maiores possibilidades de viver com tranquilidade. Só nos resta esperar que as dificuldades que afligem os cidadãos metropolitanos não venham a se agravar com o passar do tempo.

 1  )    Destaque do 1º parágrafo o  TÓPICO  FRASAL ( idéia- núcleo ).
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 2  )    Há no 1º parágrafo, além do tópico frasal, três desenvolvimentos que argumentam  a  ideia núcleo.  Enumere-as.
1ª.___________________________________________________________________2ª.___________________________________________________________________3ª.___________________________________________________________________
 
 3  )    Faça  uma  associação dos três argumentos  com  os  demais  parágrafos  que compõem  o  texto.  Indique  cada  argumentação  a  seu  respectivo  parágrafo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
4  )    Qual  a  função  da  expressão  “ além disso “   que  inicia  o  3º  parágrafo  em  relação à  sua   estrutura.                                                                      . Justifique:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 5  )   Podemos dizer que o último parágrafo manifesta a ideia conclusiva do texto ?   Justifique:_____________________________________________________________  __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Waldemar  Pedro  Antonio                                     e-mail :   [email protected]

Link
Relacionadas »
Comentários »