05/12/2016 às 09h32min - Atualizada em 05/12/2016 às 09h32min
Cantinho Gramatical nº 29
WALDEMAR PEDRO ANTÔNIO
O Cantinho Gramatical utiliza este espaço para explicitar toda a estrutura de uma unidade de composição do texto que apresenta uma ideia básica à qual se agregam ideias secundárias relacionadas pelo sentido : O PARÁGRAFO .
O parágrafo é uma unidade redacional de ideias que serve para dividir o texto ( que é um todo ) em partes menores , tendo em vista os diversos enfoques . Na tipologia textual , verifica-se que na DESCRIÇÃO deve corresponder a cada aspecto do objeto descrito ; na NARRAÇÃO reflete cada fato da sequência narrada ; na DISSERTAÇÃO corresponde a cada argumento ou raciocínio .
Quando se muda o parágrafo , não se muda o assunto . O assunto , a rigor , deve ser sempre o mesmo , do princípio ao fim da redação . A abordagem , porém , pode mudar . E é aqui que o parágrafo entra em ação . A cada novo enfoque , a cada nova abordagem , os argumentos é que vão modificando-se em função de explicar , esclarecer , transmitir ideias que tornem o texto mais claro . Entre as qualidades do parágrafo , destacam-se : UNIDADE : apenas uma ideia principal pode emergir do parágrafo , ficando as secundárias operando em torno da principal, sem acréscimos que possam quebra a unidade exigida ; COERÊNCIA : a organização do parágrafo far-se-á de tal forma que fique evidente , em destaque , o que é principal , e que haja subordinação e relacionamento de sentido entre as ideias secundárias e a principal ; CONCISÃO : não é aconselhável estender demasiadamente as explicações e os desdobramentos da ideia principal , não devendo ser alcançada em detrimento da clareza ; depende da escolha da palavra que , adequando-se ao contexto , concorre para que o parágrafo se torne de fácil compreensão e de leitura agradável .
O parágrafo constitui-se de FORMA e FUNÇÃO . Formalmente , é indicado através da mudança de linha de afastamento da margem esquerda . Funcionalmente , a compreensão da estrutura do parágrafo é o melhor caminho para a segura compreensão do texto . Quanto à sua estrutura , o parágrafo pode ser considerado um microtexto e , como tal , prescinde da delimitação do assunto e fixação do objetivo . Método simples e prático de apresentar esses dois requisitos indispensáveis é responder às perguntas : O QUÊ ? (delimitação) ; PARA QUÊ ? ( fixação do objetivo ) .
O parágrafo apresenta algumas partes bem distintas . Dentre elas , a mais importante é o TÓPICO FRASAL . O tópico frasal é a IDEIA-NÚCLEO extraída , de maneira clara e concisa , do interior do parágrafo. Detectar a ideia principal de cada parágrafo ( a técnica de FICHAMENTO é encadear essas ideias ) é assegurar a compreensão exata do texto e ajudar , também , na elaboração de sua síntese .
O parágrafo contém outras partes que são :
DESENVOLVIMENTO , através do qual , o TÓPICO FRASAL recebe uma carga informativa onde , muitas vezes , se agregam ideias secundárias ; CONCLUSÃO , nem sempre presente , serve para resumir o conteúdo do parágrafo , sublinhando seu ponto de interesse . Normalmente , localiza-se no final do mesmo ; ELEMENTO RELACIONADOR , não obrigatório , mas geralmente presente a partir do segundo parágrafo ; visa a estabelecer um encadeamento lógico entre as ideias , servindo de ponte entre o parágrafo em si e o tópico que o antecede . Observação : o parágrafo que encerra a ideia-núcleo do texto chama-se : PARÁGRAFO PADRÃO . Exemplificando uma análise sobre a estrutura do parágrafo , obedecendo às seguintes numerações com suas características : 1 - TÓPICO FRASAL ; 2- ELEMENTO RELACIONADOR ; 3- DESENVOLVIMENTO ; 4- CONCLUSÃO . “ Em consequência ( 2 ) , o calor é uma modalidade de energia que nos causa as sensações de quente e frio ( 1 ) . Essas sensações são interdependentes do estado de aquecimento dos corpos . A grandeza que representa esse estado de aquecimento é a temperatura . Quando um corpo é aquecido , diz-se que sua temperatura se eleva . Quando o corpo é resfriado , diz-se que a sua temperatura baixa ( 3 ) . Avaliam-se as temperaturas , aproveitando-se o fenômeno calor-dilatação ( 4 ) . “
“ VAMOS PRATICAR ? “
Leia o texto e responda as questões sobre seus parágrafos : A qualidade de vida na cidade e no campo
É de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regiões rurais é, em alguns aspectos, superior a da zona urbana, porque no campo inexiste a agitação das grandes metrópoles, há maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados e, além do mais, as pessoas dispõem de maior tempo para estabelecer relações humanas mais profundas e duradouras.
Ninguém desconhece que o ritmo de trabalho de uma metrópole é intenso. O espírito de concorrência, a busca de se obter uma melhor colocação profissional, enfim, a conquista de novos espaços lança o habitante urbano em meio a um turbilhão de constantes solicitações. Esse ritmo excessivamente intenso torna a vida bastante agitada, ao contrário do que se poderia dizer sobre a vida dos moradores da zona rural.
Além disso, nas áreas campestres há maior quantidade de alimentos saudáveis. Em contrapartida, o homem da cidade costuma receber gêneros alimentícios colhidos antes do tempo de maturação, para garantir maior durabilidade durante o período de transporte e comercialização.
Ainda convém lembrar a maneira com que essas pessoas se relacionam nas zonas rurais. Ela difere da convivência habitual estabelecida pelos habitantes metropolitanos. Os moradores das grandes cidades, pelos fatores já expostos, de pouco tempo dispõem para alimentar relações humanas mais profundas.
Por isso tudo, entendemos que a zona rural propicia a seus habitantes maiores possibilidades de viver com tranquilidade. Só nos resta esperar que as dificuldades que afligem os cidadãos metropolitanos não venham a se agravar com o passar do tempo.
1 ) Destaque do 1º parágrafo o TÓPICO FRASAL ( idéia- núcleo ). ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2 ) Há no 1º parágrafo, além do tópico frasal, três desenvolvimentos que argumentam a ideia núcleo. Enumere-as. 1ª.___________________________________________________________________2ª.___________________________________________________________________3ª.___________________________________________________________________
3 ) Faça uma associação dos três argumentos com os demais parágrafos que compõem o texto. Indique cada argumentação a seu respectivo parágrafo. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 ) Qual a função da expressão “ além disso “ que inicia o 3º parágrafo em relação à sua estrutura. . Justifique:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 ) Podemos dizer que o último parágrafo manifesta a ideia conclusiva do texto ? Justifique:_____________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Waldemar Pedro Antonio e-mail : [email protected]