24/03/2017 às 19h25min - Atualizada em 24/03/2017 às 19h25min

Cantinho Gramatical nº 41

WALDEMAR PEDRO ANTÔNIO
Este  espaço  do  Cantinho  Gramatical  será  para  demonstrar  o  mecanismo  de  manifestação  da  língua  em  relação  à  figura de  linguagem  em  seu  emprego  como  estilo  da  mensagem  poética  :   “   METÁFORA   e   METONÍMIA  “ .

        A  língua,  em  seu  estado  de  manifestação,   opera  sobre  dois  eixos :  SINTAGMÁTICO  e  PARADIGMÁTICO .   O  sintagma é  uma  unidade  sintática caracterizada  por  qualquer  combinação  de  signos  na  sequência  de  sons  da  fala  com  intuito  de  comunicação .  O  paradigma  é  o  conjunto  de  unidades  suscetíveis  de  aparecer num  mesmo  contexto.  As  unidades  do  paradigma  opõem-se , pois  uma  exclui  a  outra -  se  uma  está  presente                  (  sintagma )  as  outras  estão  ausentes      ( paradigma ) . Exemplificando  :  O  professor  doou  um  caderno  ao  aluno .
Todos termos  presentes  no  eixo  sintagmático .  A  escolha  do  termo   PROFESSOR  pelo  falante   exclui  os  outros  na  mesma  posição :  , MESTRE , DOCENTE , EDUCADOR .  Assim  como  o  termo  DOOU  exclui :  ,  DEU CEDEU, PRESENTEOU . Essa  possibilidade  de  escolha  no  vasto  sistema  que  a  língua  oferece chama-se  PARADIGMA .  Importante  observar  que  no  paradigma  as  unidades  são  semelhantes  pela  forma  ou  pelo  valor  ou  por  ambos .  A  realização  concreta  de  um  elemento  na  fala ( sintagma )  tem  seu  valor  determinado  pelos  demais  elementos  do  mesmo  paradigma ,  que  está  na  mente  do  falante .  Logo  concluímos  que  o  eixo  horizontal ( sintagmático ) é  a  realização  concreta  e  o  eixo  vertical  ( paradigmático )   o  do  material  disponível  para  escolha no  sistema  da  língua .

     Diante  de  várias  doutrinas  que  consideram  um  número  excessivo  de  figuras  de  linguagem ,  seguiremos  a  teoria  dos  Formalistas  Russos  que  simplificam  o  estudo  admitindo  somente  duas  figuras  de  linguagem  que  se  apresentam  nos  eixos  sintagmático  e  paradigmático :  METÁFORA  e  METONÍMIA .

  METÁFORA  é  um  termo  empregado  com  o  significado  de  outro por  haver  entre  ambos  uma  relação  de semelhança.   Tomando  uma  frase em  construção  gradativa , notaremos :
  1. Carlos  é  forte .  /  O  leão  é  forte .  =>  frases  enunciativas  em  sentido  próprio .
  2. Carlos  é  forte  como  um  leão .  =>  figura  e  comparação , ainda  no  sentido  próprio .
  3. Carlos  é  um  leão .  =>  metáfora  já  em  sentido  translato .
Observação :  A  comparação  ideológica  que  classificamos  como  METÁFORA   opera  dentro  do  eixo  PARADIGMÁTICO .
        Em  síntese ,  pode-se  definir  a  METÁFORA  como  a  figura  de  significação ( tropo ) que  consiste  em  dizer  que  uma  coisa  (A)  é  outra (B) ,  em  virtude  de  qualquer  semelhança  percebida  pelo   espírito  entre  um  traço  característico  de  A  e  o  atributo  predominante  , atributo  por  excelência , de  B .  A  pedra  preciosa “  esmeralda “  tem  como  atributo  predominante a  sua  cor  verde , de  brilho  muito  particular . Então ,  uns  olhos  com  essa  mesma  tonalidade  pode  levar  a  uma  associação  por  semelhança ,  da  qual  resulta  a  METÁFORA  :     “  SEUS  OLHOS (A)  SÃO  DUAS  ESMERALDAS  (B) “ .

    Passemos  agora  a  demonstrar  os  mecanismos  que  envolve  a  classificação  da                         “ METONÍMIA “. Podemos  conceituá-la  como  a  substituição do  sentido  de  uma  palavra  pelo  de  outra  que com  ela  apresenta  uma  relação  constante  expressa  no  eixo  sintagmático .
As  relações  reais  de  ordem  qualitativa  que  levam  a  empregar  metonimicamente  uma  palavra  por  outra  , a  designar  uma  coisa  com  nome  de  outra,  traduzem-se  no  emprego :
  1. do  nome  do  autor  pela  obra  . Ex. Você  já  leu  Machado  de  Assis  ?
B) do  continente  pelo  conteúdo . Ex.  Tomarei  uma  caneca  de  vinho .
C) da  parte  pelo  todo ou  vice-versa . Ex. São  muitas  famílias  procurando  teto  para  morar  . (teto=casa)
  1. do  singular  pelo  plural . Ex. A  criança  necessita  de  todo carinho dos pais . ( criança= todas  as crianças )
E )do  tempo  ou  lugar  pelos seres que  se  acham  no  tempo ou  lugar.  Ex. A  posteridade  tirará  o  país  da  crise .  (  posteridade + as  pessoas  do  futuro )
F) da  matéria  pelo  objeto . Ex  eu  não lhe  devo  uma  prata  sequer . (  moeda  de  prata )
G) do  efeito  pela  causa . Ex Com  muito  suor , o  operário construiu a casa . ( suor= trabalho )
H) do  abstrato  pelo  concreto e  vice-versa . Ex.  A  juventude  é  corajosa e  nem  sempre  conseqüente .  (  juventude  = jovens )
  1. do  lugar  ou  marca  pelo  produto . Ex.  Ganhei  uma  caixa  de  havana para  fumar .                                 ( havana=charuto da  cidade  de  Havana )
  1. do  instrumento  por quem  o  utiliza .  Ex. Nota-se  que  ele  é  um  grande  pincel  pela  sua obra  de arte . (  pincel = pintor )
  2. do  sinal  pela  coisa  significada  ou  vice-versa . Ex . O  trono  determinou  que  seus  súditos  pagassem  mais  impostos . (  trono = rei ) .
                         “   VAMOS  PRATICAR  ?  “
Identifique  a relação  metonímica  de  tipo  quantitativo de acordo com a explicação acima:
  1. Tem  gente  que  passa  a  vida  correndo  atrás  de  um  vil  metal .
ResP._________________________________________________                                                      2-  Gosto  de  ler  Jorge  Amado  desde  que  era  jovem .
Resp. ________________________________________________
                3-  Lave  as  panelas  com  bastante  Bombril  e  detergente .
Resp. ________________________________________________
  1. Beberei  um  copo  d’água  bem  gelada .
Resp. _______________________________________________
  1. Tem  de  respeitar  a toga  porque  ela  determina  a  pena .
Resp. ________________________________________________
  1. O  marfim  de  teus  dentes reflete  em  mim .
Resp. _______________________________________________
  1. Os  bondes  passam  cheios  de  pernas .
  2.  
  3. Comi  dois  pratos  de  macarrão .
Resp. _______________________________________________
  1. Os  bronzes  tangiam  avisando  a  hora  da  missa .
Resp. _______________________________________________
  1. Passe  a  farinha  por  favor .
Resp. ______________________________________________
                 11 )Gosto  tanto  desse  perfume  que  já  usei  três  vidros .
               Resp. _________________________________________________
  1. As  lideranças  se  reuniram  hoje .
  2.  
Waldemar Pedro Antonio          e-mail  :  [email protected]                                       
GABARITO :  1- F /  2- A / 3- I / 4- B / 5- K / 6- H / 7- C / 8- B / 9- F / 10- B / 11- B / 12- H 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »