Este espaço do Cantinho Gramatical será para demonstrar o mecanismo de manifestação da língua em relação à figura de linguagem em seu emprego como estilo da mensagem poética : “ METÁFORA e METONÍMIA “ .
A língua, em seu estado de manifestação, opera sobre dois eixos : SINTAGMÁTICO e PARADIGMÁTICO . O sintagma é uma unidade sintática caracterizada por qualquer combinação de signos na sequência de sons da fala com intuito de comunicação . O paradigma é o conjunto de unidades suscetíveis de aparecer num mesmo contexto. As unidades do paradigma opõem-se , pois uma exclui a outra - se uma está presente ( sintagma ) as outras estão ausentes ( paradigma ) . Exemplificando : O professor doou um caderno ao aluno . Todos termos presentes no eixo sintagmático . A escolha do termo PROFESSOR pelo falante exclui os outros na mesma posição : , MESTRE , DOCENTE , EDUCADOR . Assim como o termo DOOU exclui : , DEU CEDEU, PRESENTEOU . Essa possibilidade de escolha no vasto sistema que a língua oferece chama-se PARADIGMA . Importante observar que no paradigma as unidades são semelhantes pela forma ou pelo valor ou por ambos . A realização concreta de um elemento na fala ( sintagma ) tem seu valor determinado pelos demais elementos do mesmo paradigma , que está na mente do falante . Logo concluímos que o eixo horizontal ( sintagmático ) é a realização concreta e o eixo vertical ( paradigmático ) o do material disponível para escolha no sistema da língua .
Diante de várias doutrinas que consideram um número excessivo de figuras de linguagem , seguiremos a teoria dos Formalistas Russos que simplificam o estudo admitindo somente duas figuras de linguagem que se apresentam nos eixos sintagmático e paradigmático : METÁFORA e METONÍMIA .
METÁFORA é um termo empregado com o significado de outro por haver entre ambos uma relação de semelhança. Tomando uma frase em construção gradativa , notaremos :
- Carlos é forte . / O leão é forte . => frases enunciativas em sentido próprio .
- Carlos é forte como um leão . => figura e comparação , ainda no sentido próprio .
- Carlos é um leão . => metáfora já em sentido translato .
Observação : A comparação ideológica que classificamos como METÁFORA opera dentro do eixo PARADIGMÁTICO .
Em síntese , pode-se definir a METÁFORA como a figura de significação ( tropo ) que consiste em dizer que uma coisa (A) é outra (B) , em virtude de qualquer semelhança percebida pelo espírito entre um traço característico de A e o atributo predominante , atributo por excelência , de B . A pedra preciosa “ esmeralda “ tem como atributo predominante a sua cor verde , de brilho muito particular . Então , uns olhos com essa mesma tonalidade pode levar a uma associação por semelhança , da qual resulta a METÁFORA : “ SEUS OLHOS (A) SÃO DUAS ESMERALDAS (B) “ .
Passemos agora a demonstrar os mecanismos que envolve a classificação da “ METONÍMIA “. Podemos conceituá-la como a substituição do sentido de uma palavra pelo de outra que com ela apresenta uma relação constante expressa no eixo sintagmático .
As relações reais de ordem qualitativa que levam a empregar metonimicamente uma palavra por outra , a designar uma coisa com nome de outra, traduzem-se no emprego :
- do nome do autor pela obra . Ex. Você já leu Machado de Assis ?
B) do continente pelo conteúdo . Ex. Tomarei uma caneca de vinho .
C) da parte pelo todo ou vice-versa . Ex. São muitas famílias procurando teto para morar . (teto=casa)
- do singular pelo plural . Ex. A criança necessita de todo carinho dos pais . ( criança= todas as crianças )
E )do tempo ou lugar pelos seres que se acham no tempo ou lugar. Ex. A posteridade tirará o país da crise . ( posteridade + as pessoas do futuro )
F) da matéria pelo objeto . Ex eu não lhe devo uma prata sequer . ( moeda de prata )
G) do efeito pela causa . Ex Com muito suor , o operário construiu a casa . ( suor= trabalho )
H) do abstrato pelo concreto e vice-versa . Ex. A juventude é corajosa e nem sempre conseqüente . ( juventude = jovens )
- do lugar ou marca pelo produto . Ex. Ganhei uma caixa de havana para fumar . ( havana=charuto da cidade de Havana )
- do instrumento por quem o utiliza . Ex. Nota-se que ele é um grande pincel pela sua obra de arte . ( pincel = pintor )
- do sinal pela coisa significada ou vice-versa . Ex . O trono determinou que seus súditos pagassem mais impostos . ( trono = rei ) .
“ VAMOS PRATICAR ? “
Identifique a relação metonímica de tipo quantitativo de acordo com a explicação acima:
- Tem gente que passa a vida correndo atrás de um vil metal .
ResP._________________________________________________ 2- Gosto de ler Jorge Amado desde que era jovem .
Resp. ________________________________________________
3- Lave as panelas com bastante Bombril e detergente .
Resp. ________________________________________________
- Beberei um copo d’água bem gelada .
Resp. _______________________________________________
- Tem de respeitar a toga porque ela determina a pena .
Resp. ________________________________________________
- O marfim de teus dentes reflete em mim .
Resp. _______________________________________________
- Os bondes passam cheios de pernas .
-
- Comi dois pratos de macarrão .
Resp. _______________________________________________
- Os bronzes tangiam avisando a hora da missa .
Resp. _______________________________________________
- Passe a farinha por favor .
Resp. ______________________________________________
11 )Gosto tanto desse perfume que já usei três vidros .
Resp. _________________________________________________
- As lideranças se reuniram hoje .
-
GABARITO No. 41 - do nome do autor pela obra . Ex. Você já leu Machado de Assis ?
B)
do continente pelo conteúdo . Ex. Tomarei uma caneca de vinho .
C) da parte pelo todo ou vice-versa . Ex. São muitas famílias procurando teto para morar . (teto=casa)
- do singular pelo plural . Ex. A criança necessita de todo carinho dos pais . ( criança= todas as crianças )
E )do tempo ou lugar pelos seres que se acham no tempo ou lugar. Ex. A posteridade tirará o país da crise . ( posteridade + as pessoas do futuro )
F) da matéria pelo objeto . Ex eu não lhe devo uma prata sequer . ( moeda de prata )
G) do efeito pela causa . Ex Com muito suor , o operário construiu a casa . ( suor= trabalho )
H) do abstrato pelo concreto e vice-versa . Ex. A juventude é corajosa e nem sempre conseqüente . ( juventude = jovens )
- do lugar ou marca pelo produto . Ex. Ganhei uma caixa de havana para fumar . ( havana=charuto da cidade de Havana )
- do instrumento por quem o utiliza . Ex. Nota-se que ele é um grande pincel pela sua obra de arte . ( pincel = pintor ) //// L ) do sinal pela coisa significada ou vice-versa . Ex . O trono determinou que seus súditos pagassem mais impostos . ( trono = rei ) .
Identifique a relação metonímica de tipo quantitativo de acordo com a explicação acima: - Tem gente que passa a vida correndo atrás de um vil metal .
Resp .
MATÉRIA PELO OBJETO 2- Gosto de ler Jorge Amado desde que era jovem .
- nome do autor pela obra
3- Lave as panelas com bastante Bombril e detergente .
- lugar ou marca pelo produto
- Beberei um copo d’água bem gelada .
- continente pelo conteúdo
- Tem de respeitar a toga porque ela determina a pena .
- instrumento por quem o utiliza
- O marfim de teus dentes reflete em mim .
- abstrato pelo concreto e vice-versa
- Os bondes passam cheios de pernas .
- parte pelo todo ou vice-versa
- Comi dois pratos de macarrão .
- continente pelo conteúdo
- Os bronzes tangiam avisando a hora da missa .
-
- Passe a farinha por favor .
- continente pelo conteúdo
11 )Gostotantodesseperfumequejáuseitrêsvidros .
- continente pelo conteúdo
- As lideranças se reuniram hoje .
- abstrato pelo concreto e vice-versa