O Cantinho Musical prestará neste artigo uma justa homenagem a um dos compositores portelense que mais cedeu suas obras para interpretação de grandes cantores da MPB , tendo a luminosidade e o reconhecimento devidos junto aos grandes criadores do samba no cenário musical brasileiro : “ ZÉ KETI “ .
Nascido em 16 de setembro de 1921, embora tenha sido registrado, em 6 de outubro, no bairro de Inhaúma, José Flores de Jesus, ficou conhecido como Zé Kéti . Ele começou a atuar na década de 1940, na ala dos compositores da escola de samba Portela. Em 1955, sua carreira começou a deslanchar quando seu samba "A voz do morro", gravada por Jorge Goulart e com arranjo de Radamés Gnattali, fez enorme sucesso na trilha do filme "Rio 40 graus", de Nelson Pereira dos Santos . Em 1964, participou do espetáculo "Opinião", ao lado de João do Vale e Nara Leão, que o levou ao concerto que tornou conhecidas algumas de suas composições, como "Opinião" e "Diz que Fui por Aí" , esta em parceria com Hortêncio Rocha. No ano seguinte, lançou "Acender as velas", considerada uma de suas melhores composições. Esta música inclui-se entre as músicas de protesto da fase posterior a 1964 . Ele foi também um dos principais responsáveis pela divulgação do samba, por ter trazido a música do morro para o asfalto, estabelecendo uma ligação direta entre dois universos do mundo carioca, o da Favela e o da Zona Sul.
A partir de agora, apresentaremos algumas joias musicais criadas por esse compositor que soube expressar em suas obras a realidade de um povo . Iniciaremos com uma música considerada uma das melhores composições que está contida entre as canções de protesto da fase posterior a 1964. A letra deste samba possui um impacto forte, criado pelo relato dramático do dia a dia da favela. Nara Leão, Elis Regina fizeram um enorme sucesso com a gravação de “ ACENDER AS VELAS “ . [ “ / Acender as velas Já é profissão / Quando não tem samba, / Tem desilusão (2x) / É mais um coração / Que deixa de bater / Um anjo vai pro céu / Deus me perdoe, mas vou dizer / Deus me perdoe, mas vou dizer / O doutor chegou tarde demais / Porque no morro não tem automóvel pra subir / Não tem telefone pra chamar / E não tem beleza pra se ver / E a gente morre sem querer morrer / E a gente morre sem querer morrer / . “ ] .
Zé Keti nesta canção ainda faz outra demonstração de como o samba se valoriza com o clamor oriundo de sua voz , em uma afirmação de aceitabilidade do nosso ritmo diante de todos os brasileiros e do cenário mundial : “ A VOZ DO MORRO “ . [ “ / Eu sou o samba / A voz do morro sou eu mesmo sim senhor / Quero mostrar ao mundo que tenho valor / Eu sou o rei dos terreiros / Eu sou o samba / Sou natural daqui do Rio de Janeiro / Sou eu quem levo a alegria / Para milhões / De corações brasileiros / Mais um samba, / Queremos samba / Quem está pedindo é a voz / do povo do país / Viva o samba, / vamos cantando / Essa melodia pro Brasil feliz / (BIS) / . “ ] .
Uma das características temáticas de Zé Keti desenvolve-se nos aspectos cênicos dos morros e sua gente . Neste samba ele descreve misteriosamente um ato de morte de alguém muito temido na comunidade : “ MALVADEZA DURÃO “ . [ “ / Mais um malandro fechou o paletó / Eu tive dó, eu tive dó / Quatro velas acesas em cima de uma mesa / E uma subscrição para ser enterrado / Morreu Malvadeza Durão / Valente, mas muito considerado / Céu estrelado, lua prateada / Muitos sambas, grandes batucadas / O morro estava em festa quando alguém caiu / Com a mão no coração, sorriu / Morreu Malvadeza Durão / E o criminoso ninguém viu. / . “ ] .
A história da música popular brasileira se entrelaça com a história do Brasil todo o tempo, as letras e melodias das canções dialogam com a realidade e os dilemas enfrentados pela população. A música composta por Zé Kéti sobre o processo de remoção de favelas que era executado pelo governo da Guanabara, seria o mote perfeito para que no final de 1964 os artistas pudessem dar o seu primeiro grito de liberdade silenciada. Zé Kéti, que interpretava mais uma vez o malandro dos morros cariocas, e atuava ainda ao lado de Nara Leão no papel da mocinha da zona sul e João do Vale, representando a força do nordeste em “ OPINIÃO “ [ “ / Podem me prender / Podem me bater / Podem, até deixar-me sem comer / Que eu não mudo de opinião / Daqui do morro / Eu não saio, não / Se não tem água / Eu furo um poço / Se não tem carne / Eu compro um osso / E ponho na sopa / E deixa andar / Fale de mim quem quiser falar / Aqui eu não pago aluguel / Se eu morrer amanhã, seu doutor / Estou pertinho do céu / . “ ] .
Sendo o carnaval o eixo de preferência dos brasileiros , Zé Keti e Pereira Mattos compuseram uma marcha-rancho que fez muito sucesso nos bailes carnavalescos , cuja abordagem é a descrição de um relacionamento amoroso fixado em um passado bem fantasiado de pierrô , arlequim e colombina na esperança de no período de momo retornar todo um sentimento de paixão ocultado sobre uma “ MÁSCARA NEGRA “ . [ “ / Tanto riso oh quanta alegria / Mais de mil palhaços no salão / Arlequim está chorando / Pelo amor da colombina / No meio da multidão / Foi bom te ver outra vez / Está fazendo um ano / Foi no carnaval que passou / Eu sou aquele pierrô / Que te abraçou, que te beijou meu amor / Na mesma máscara negra / Que esconde o teu rosto / Eu quero matar a saudade / Vou beijar-te agora / Não me leve a mal / Hoje é carnaval / . “ ] .
Como uma sequência cênica , dando continuidade ao tema descrito em “ Máscara Negra “, Zé Keti e Elton Medeiros compuseram uma outra etapa do encontro no baile na esperança de ver e venerar o rosto da “ MASCARADA “ . [ “ / Vejo agora, / Este teu lindo olhar / Olhar que eu sonhei / Que sonhei conquistar / E que um dia afinal conquistei enfim, / Findou-se o Carnaval / E só nos Carnavais / Encontrava a ti sem / Encontrar este teu lindo olhar porque... / O poeta era eu / Cujas rimas eram compostas / Na esperança de que / Tirasses essa máscara / Que sempre me fez mal / Mal que findou só depois do Carnaval / .“ ] .
Identificado com a vida de boêmio , Zé keti não poderia deixar de fazer alusão em uma bela composição aos hábitos dos que vivem nas noitadas cantando e bebendo compromissados somente com a liberdade e com a alegria . A canção foi um grande sucesso nas vozes de Jair Rodrigues, Elis Regina e MPB-4, dentre vários outros que a regravaram : “ DIZ QUE FUI POR AÍ “ . [ “ / Se alguém perguntar por mim / diz que fui por aí / levando um violão debaixo do braço / em qualquer esquina eu paro / em qualquer botequim eu entro / e se houver motivo é mais um samba que faço / se quiserem saber se volto, diga que sim / mas só depois que a saudade se afastar de mim / mas só depois que a saudade se afastar de mim / eu tenho um violão pra me acompanhar / tenho muitos amigos / eu sou popular / tenho uma madrugada como companheira / a saudade me dói / no meu peito me rói / se eu estou na cidade / eu estou na favela / eu estou por aí / sempre pensando nela / . “ ] .
Neste samba , Zé Keti descreve uma atitude da amada em busca de seu amante que desapareceu deixando-a sem condições de sobrevivência , porque ele levava a vida de um completo boêmio não aparecendo e , finalmente , com muito escândalo , ele é surpreendido no Morro do São Carlos pela “ NEGA DINA “ [ “ / A Dina subiu o morro do Pinto / Pra me procurar / Não me encontrando, foi ao morro da Favela / Com a filha da Estela / Pra me perturbar Mas eu estava lá no morro de São Carlos / Quando ela chegou / Fazendo um escândalo, fazendo quizumba / Dizendo que levou / Meu nome pra macumba / Só porque faz uma semana / Que não deixo uma grana / Pra nossa despesa / Ela pensa que minha vida é uma beleza / Eu dou duro no baralho / Pra poder comer / A minha vida não é mole, não / Entro em cana toda hora sem apelação / Eu já ando assustado, sem paradeiro / Sou um marginal brasileiro / . “ ] .
As histórias de traição e separação sempre foram temas de nossas canções . Neste samba , Zé Keti expressa em cada verso uma rejeição à amada ,que implora novamente um relacionamento , tendo uma resposta negativa por julgá-la “ LEVIANA “ . [ “ / O azar é seu / Em vir me procurar / Me abandona, me deixa / Não quero mais ver / A luz do seu olhar / Você manchou um lar que era feliz / E agora quer voltar / Leviana, / Sinto muito, mas vai tratar da sua vida, / Leviana, / Precisando eu te posso dar uma guarida / Mas o meu lar / Sente vergonha como eu / O nosso amor morreu / . “ ] .
O Cantinho Musical , ao escolher o repertório de Zé Keti , ficou surpreso com a qualidade e quantidade de lindas canções expressando belas poesias na simplicidade de um compositor que escolheu como conteúdo de seus sambas a vida e a gente do morro , externando , sensivelmente , toda realidade daquele espaço e daquela gente em um quadro verbalizado .
“ O MAIOR ORGULHO MUSICAL DOS BRASILEIROS É A CERTEZA DE QUE CORRE EM SUAS VEIAS A ESSÊNCIA RÍTMICA DO SAMBA . CADA CANÇÃO DE ZÉ KETI INJETA , COM MUITA MELODIA NA CORRENTE SANGUÍNEA , A CADÊNCIA MARAVILHOSA QUE ROTULA VERDADEIRAMENTE A GRANDE FELICIDADE E A IMENSA SATISFAÇÃO DE UM SAMBISTA ! “