Cultura

 

Museus

No centro da cidade, localiza-se o Museu Espaço dos Anjos, construção do século XIX onde viveu o poeta paraibano Augusto dos Anjos, o qual é patrono da Academia Leopoldinense de Letras e Artes.

No distrito de Piacatuba, encontra-se instalado o Museu da Eletricidade, próximo à Usina Maurício (1809). A cidade também possui bibliotecas, conservatório de música e associações culturais.

Religião

Na divisão territorial da Igreja Católica, Leopoldina é sede de diocese desde 1942, tendo como sé episcopal a Catedral de São Sebastião, situada na Praça Dom Helvécio58 . No município também estão presentes templos de outros credos, como as igrejas evangélicas. Segundo informações do censo de 2000, realizado pelo IBGE, a maior parte da população do município declara-se católica (80,35%), seguida dos evangélicos (11,74%) e espíritas(2,95%), sendo que 3,71% declaram-se sem religião e o restante pertencente a outras religiões.59

Feriados municipais

Festas populares

  • Feira da Paz/Feirarp: Festa anual com comércio de artesanato, shows e eventos culturais que acontece no mês de setembro. No círculo central do Parque de Exposições são montadas várias barracas de diversos países, onde são servidas comidas e bebidas típicas.
  • Exposição Agropecuária e Industrial: Tradicional evento da cidade, realizado no mês de julho.
  • MotoRock: Encontro de motociclistas de todo território brasileiro realizado no mês de Abril durante 3 dias, sendo eles sexta, sábado e domingo de muito Rock and Roll.
  • Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba:No distrito de Piacatuba acontece em meados de julho/agosto, o conceituado Festival de Viola e Gastronomia, com visitação abrangente e um público memorável.

Um evento curioso acontece na cidade. Paletada é um evento de integração das artes que deixa o público livre para expor sua arte. Acontece durante dois dias, algumas vezes por ano, reunindo artistas de toda zona da mata mineira.

 

FONTE: WIKIPÉDIA

Link
Tags »
Cultura
Comentários »