11/01/2017 às 08h32min - Atualizada em 11/01/2017 às 08h32min

Confira opções de lazer neste verão em Leopoldina

Com grande potencial turístico, município conta com belezas naturais pouco valorizadas pela população

João Gabriel B. Meneghite
O deboche com o próprio município em que vive é comum entre internautas nas redes sociais. Circulação de mensagens irônicas e de desprezo por Leopoldina são intensificadas por uma minoria que esquece de valorizar as coisas boas e belezas naturais que existem por aqui.  É certo de que faltam muitos investimentos em alguns desses espaços - que são frequentados por muitas pessoas que vem de fora.

O litoral brasileiro é uma das opções preferidas pela maioria dos mineiros no verão, no entanto, muitos curtem a tranquilidade do interior, principalmente as pessoas que convivem com o estresse de grandes cidades, procurando a calma em municípios como Leopoldina.

Com um potencial de desenvolvimento do turismo, Leopoldina é integrante do Circuito Serras e Cachoeiras, e uma boa opção de lazer durante o verão. Dispõe de uma das maiores extensões territoriais da Zona da Mata Mineira. Ao todo são 942,7 km², com grande área rural e circuitos entre serras e montanhas para a prática esportiva de trilhas, mountain bike e cavalgadas.

A existência de belas cachoeiras como a Poeira D’água, localizada no distrito de Piacatuba tem atraído turistas de outras cidades, que aproveitam as belezas naturais do distrito num período de calor escaldante. A represa da Usina Maurício, também localizada em Piacatuba, tem atraído muitos praticantes de esportes aquáticos. (Foto Ilustração)

Nas represas da região, é comum encontrar adeptos de esportes aquáticos. (Foto Ilustração)
Apesar de ser um município de interior, com 53.145 habitantes, em Leopoldina há uma excelente estrutura hoteleira, com mais de seis hotéis na cidade. No distrito de Piacatuba, por exemplo, há quatro belas pousadas para um descanso relaxante para toda a família. Há empreendimentos dotados de uma infra-estrutura como sauna, churrasqueira, campo de futebol, piscina com hidromassagem, quartos com ar-condicionado, entre outros.
Pousada Siriema, distrito de Piacatuba.
Com investimentos em eventos de gastronomia e da cultura sertaneja de viola que atraem turistas de todo o Brasil, o distrito virou alvo de investidores.  Pousadas com excelentes infra-estruturas e loteamentos de condomínios e clubes, tornaram o local o ponto turístico mais explorado de Leopoldina.
Perspectiva do Condomínio Terras de Santo Antônio, em Piacatuba. Projeto inovador de moradia que prevê condomínio e clube com piscinas, sauna, salão de jogos, quadras, campos, salão e festas e eventos, entre outros.
Os casarões do século XIX, a rua das Pedras, a Torre da Cruz Queimada, Usina Hidrelétrica, Museu da Eletricidade, a cachoeira Poeira D'água e tantos outros fatores atraem turistas para o pequeno distrito que fica localizado entre os municípios de Leopoldina, Cataguases, Itamarati de Minas e São João Nepomuceno, nas proximidades do Aeroporto da Vargem Linda(Lajinha).

As fazendas e casarões antigos chamam a atenção de quem passeia pelas estradas rurais, principalmente na região dos distritos de Abaíba e Providência, se deparando com lindas construções do início do século passado. A Fazenda Abaíba (Foto abaixo) é uma delas e guarda uma rica história que contribuiu para evolução de vários criatórios do cavalo Mangalarga Marchador no Brasil, sendo a linhagem ‘Abaíba’ conhecida em todo mundo.


Muitos aproveitam os passeios pelas estradas rurais utilizando como transporte bicicletas ou cavalos, apreciando com calma,  cada detalhe do percurso, saboreando frutas típicas da região e observando as árvores e matas nativas da extensa zona rural de Leopoldina que dá acesso aos distritos e povoados.

O aluguel de sítios e chácaras na zona rural é outra opção para aqueles que buscam uma confraternização mais reservada com os amigos e a família. Imobiliárias da cidade colocam diversas opções de locais para os interessados.

Os clubes sociais também são uma ótima opção durante o dia ensolarado na cidade. O município conta com quatro clubes bem estruturados, sendo um deles campestre e um parque aquático.
Brasília Country Clube - Foto: Minas Drone

Adeptos da pesca encontram nas represas da Barra do Braúna, divisa entre os municípios de Leopoldina, Laranjal, Palma e Recreio várias espécies de peixe. No entanto, por causa da piracema (período de reprodução dos peixes), a pesca só será permitida após 28/02.


Essa prática esportiva também é realizada na Usina Maurício, que abrange os municípios de Leopoldina, Itamarati de Minas, São João Nepumuceno e Cataguases. Para aqueles que preferem locais mais tranquilos para pescaria, sítios de pesque & pague são outras das opções.
Horto Florestal de Leopoldina. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)
Há os que buscam renovar as energias através de um contato com a natureza, o parque municipal João Damasceno Portugal, mais conhecido como horto florestal é uma reserva sede da Polícia Militar do Meio Ambiente. Abriga várias espécies da fauna e flora silvestres da mata atlântica. Opção de lazer e descanso de várias famílias que passam um dia relaxante, fazendo piqueniques, admirando a natureza e as diversas espécies de pássaros e animais que surgem da mata. É frequentado por pescadores amadores e desportistas que realizam atividades físicas em volta do lago repleto de peixes como tucunaré e tambacu, tilápia, traíra, bagre, cascudo, entre outros.
Na foto, José Roberto exibe um tambacu de 22kg pescado no Horto Florestal de Leopoldina (Foto: Arquivo 4º Grupamento PM de Meio Ambiente)
Para aqueles que buscam renovar as energias através de um contato com a natureza, apreciar as montanhas das Minas Gerais no alto do Morro do Cruzeiro é uma das opções.
Por do Sol no Morro do Cruzeiro. Foto registrada por Alan Carvalho. Em primeiro plano o experiente piloto Marlus Furlani . Ao fundo um ultraleve que completa um lindo cenário das belezas naturais de Leopoldina.

As térmicas neste período são propícias para realizar longos voos duplos de parapente. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »