06/02/2017 às 09h11min - Atualizada em 06/02/2017 às 09h11min

Leitores repercutem matéria sobre multa de trânsito em local de sinalização equivocada

Para eles sinalização confusa está causando má interpretação da parte de policiais.

Leitor recebe multa de trânsito e reclama de sinalização
Há poucos dias o Jornal Leopoldinense Online publicou matéria na qual o  jornalista e empresário português Vitor Brandão, há anos radicado em Leopoldina, criticou a aplicação de forma equivocada do CTB-Código de Trânsito Brasileiro por alguns policiais na cidade. A mesma matéria foi reproduzida na página 2 da edição nº 324, de 1º de fevereiro de 2017,  do jornal impresso.

Marcação no piso se refere à metragem do circuito da praça


A carta do jornalista

“O aumento dos salários dos políticos dos mais diversos escalões demonstra que a falta de verbas está solucionada. Isso é um bom motivo para que diversas obras que visam o bem-estar da população podem ser concretizadas, já que o objetivo do pagamento dos nossos impostos são destinados, primordialmente, para obras que melhorem o futuro dos cidadãos. Que os bons ventos encaminhem os pensamentos dos nossos responsáveis políticos, para o bem estar de uma esperançosa população leopoldinense. Mas temos de estar atentos a alguns inadvertidos erros que, felizmente, tem fácil solução. Na Praça Felix Martins, cuja obra merece aplauso por contribuir para o embelezamento da cidade, o exagero mal calculado tem causado transtornos a quem respeita a Lei de Trânsito; Não podemos estacionar os nossos veículos a menos de 5 metros de uma curva. Mas o que acontece na Praça entre as ruas João Lamarca e José Peres, onde existe uma curva largamente delineada, que ocasiona multas que parecem nascer de um critério pouco sensato, com agravante de reboque. E porquê? Porque surpreendentemente no passeio estão uns riscos que delimitam a distância da curva, cujo cálculo está além do que é permitido por lei: 6 ou 7 metros? Para maior surpresa, não existe qualquer placa visível como advertência. No entanto, as passarelas, na sua maioria estão colocadas logo após as curvas nas ruas de Leopoldina. Uma insegurança para quem atravessa e um susto para quem dirige, obrigando a uma freada repentina, colocando em risco uma previsível batida. Se de um lado temos uma curva perigosa, por outro lado o cidadão fica surpreso com alguma inadvertência multa, por falta de sinalização. Para já são casos de fácil solução; sem adiamentos e burocracias, que mexem nos bolsos dos nossos condutores menos precavidos”, relata o jornalista.

O repórter João Gabriel Baia Meneghite foi ao local indicado pelo jornalista Vitor Brandão e fotografou o trecho onde ele foi multado. A sinalização inscrita no piso de pedras portuguesas indicada pelo policial, segundo o jornalista, parece indicar a metragem do circuito da Praça Félix Martins e não tem relação com sinalização prevista no Código de Trânsito Brasileiro quanto a estacionamento permitido ou proibido. Com a palavra as autoridades para esclarecer a situação em questão.

As opiniões dos leitores sobre a sinalização de trânsito em Leopoldina

Paulo Cruz Martins Junqueira
A falta de padronização na regulamentação de estacionamento em vias públicas é o pior. Há locais sinalizados, outros não tem nenhuma sinalização. É necessária e urgente a regulamentação de estacionamento de motos, bicicletas, veículos de cargas, entra/sai de escolas e o cumprimento por parte dos motoristas. Mas a regulamentação e sinalização têm que ser feita com competência profissional, pois amadores trazem resultados insuficientes na solução de um problema tão evidente.
 
Ariane Passos
A sinalização aqui em nossa cidade é um problema constante e não o único. Rotatórias que mais se parecem com heliporto, faixas de pedestres que não são faixas, considerando o Código de Trânsito Brasileiro. Quebra molas que se comparam ao muro de Berlim..... É um descaso com a população pois as autoridades acham que é só fazer qualquer lambança que está tudo certo. A sinalização é meramente ilustrativa. Tomo por base a rua 27 de abril que sai na Getúlio Vargas onde tem duas placas que dizem que é proibido a conversão à esquerda e TODO mundo o faz. Polícia, carros, motos ..... As pessoas não enxergam as placas ou se fazem de desentendidas. Já sofri um acidente grave no local e desde então proibiram a conversão e ninguém dá a mínima. Precisamos colocar a mão na consciência e começar com a mudança que tanto pregamos. Temos uma política pública equivocada, mas devo lembrar que esses gestores saem da nossa sociedade, gente como a gente.
 
Rafael Rodrigues
Outro local que ficou muito ruim foi na saída do São Cristóvão para o centro, mais especificamente em frente à Padaria Danis. Fizeram certo deixar a rua em sentido único mas o estacionamento em frente à farmácia, não respeita a distância de 5 metros da esquina. Fazer a conversão para esquerda com destino ao centro fica muito complicado ali. Tem vezes que só dá pra ver algum carro ou moto no sentido contrário quando está bem perto. Não é só aí que a sinalização é confusa. Em vários outros pontos da cidade isso também acontece. Isso quando não falta sinalização. Sugiro ao Jornal Leopoldinense que faça uma reportagem sobre isso até mesmo para alertar a população.
 
Dayane Lorenzeto
Meu carro foi guinchado justamente nesse local e  segundo o PM eu estava estacionada em local proibido.  Foi apavorante pois quando cheguei para pegar o carro havia outro estacionado justamente no local do meu e achei que tivesse sido roubado. Moral da história:  tive despesa com guincho, diária do pátio ( sendo que o carro não ficou nem 30 minutos lá ) + a multa e os pontos na carteira... Falta de respeito com o contribuinte. Quando questionei com outro policial porque meu carro havia sido guinchado ele me perguntou se o documento do meu carro estava em dia, ou seja, cada um interpreta da maneira como quer já que a sinalização não é clara.
 
Flávia Ferreira
Antes da reforma dá praça ali tinha placa de proibido estacionar, mas agora não tem e isso deveria significar que pode estacionar.... (Proibido estacionar deveria estar visível, não é no chão da praça)
 
Marina Duarte
É o que mais acontece e já aconteceu comigo.  Queria saber se todos os carros que estacionam aí recebem essa multa ou se são escolhidos os carros para serem multados?
 
Adriane Braga
Na minha opinião falta bom senso aos policiais, pois na maioria das vezes são os mesmos que sempre multam e chamam o guincho !!!
 
Geana Brigido da Silva
É cada coisa que acontece aqui em Leopoldina. Não tem estacionamento rotativo aqui. É placa para todos os lados: que não pode para aqui, não pode para ali. Então vamos para aonde?
 
Ana Luiza Angelis de Queiroz
Segundo o código de trânsito brasileiro não seria proibido estacionar em praças? E sem necessidade de sinalização?
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »