06/02/2017 às 09h16min - Atualizada em 06/02/2017 às 09h16min

Há 20 meses enquete apontava que 79.7% dos leitores aprovavam estacionamento rotativo em Leopoldina

Transformaram as ruas em vitrines de lojas de vendas de automóveis. É grande o número de carros que ficam estacionados o dia inteiro nas ruas do centro.

Luiz Otavio Meneghite
A maioria desses carros fica estacionada o dia inteiro.
Quem acompanha o Jornal Leopoldinense Online sabe que há tempos vimos reivindicando melhorias para o trânsito de Leopoldina. Exercemos o direito e o dever de reivindicar em nome dos nossos milhares de leitores, também eleitores, usuários e contribuintes, que sejam introduzidas melhorias no trânsito da cidade, não só nas ruas centrais, mas também em alguns bairros onde o movimento de carros e motos é grande, justificando uma ação mais presente das autoridades a quem compete o assunto.
 
Reconhecemos que nos últimos quatro anos houve um avanço muito grande na sinalização tanto vertical como horizontal nas ruas e de alguns bairros de Leopoldina. Mas, ainda há muito que ser feito. Um exemplo do que precisa ser feito com urgência é a manutenção da sinalização horizontal, pois a pintura tem desgaste muito rápido e tem que ser feita rotineiramente. Existem travessias de pedestres feitas em alguns pontos da cidade com utilização de massa asfáltica que sequer foram pintadas, como exige o Código de Trânsito Brasileiro. Algumas delas se deterioraram antes de receber a pintura adequada. Sem a pintura as travessias de pedestres são inócuas. Ainda bem que tem crescido a olhos vistos a gentileza por parte dos motoristas que reduzem a velocidade para dar preferência a quem está a pé. Por outro lado, existem pontos onde as travessias deveriam ter sido introduzidas e não foram deixando o pedestre a mercê da gentileza dos condutores. Um exemplo dessa situação é no início da avenida Getúlio Vargas, na rua José Peres e Doutor Custódio Junqueira,  todas nas proximidades do Posto V8.
 
A ação da fiscalização
 
A Polícia Militar tem cumprido o seu papel de fiscalizar o trânsito, mas às vezes dá a impressão que eles são insuficientes dado o enorme número de veículos estacionados de forma irregular nas ruas de Leopoldina, em locais onde sinalização existe, mas  nem sempre é obedecida. Também aumentou consideravelmente a ação dos reboques de carros estacionados irregularmente motivando críticas de parte da população que considera que os policiais são seletivos na hora de aplicar as sanções da legislação.Além daquilo que todos nós conhecemos do dia a dia nas ruas centrais, a coisa está piorando com o passar do tempo sem que se tomem medidas para resolver o grave problema. Os abusos são tantos que assistimos diariamente a cenas que só podem ser atribuídas ao excesso de confiança na impunidade de alguns motoristas e motociclistas. Quem passa nas ruas do centro tem que ter muito cuidado para não abalroar outro veículo. Vagas para estacionar corretamente, nem pensar. Muitos carros ficam estacionados o dia inteiro, dando a impressão que pertencem a alguns comerciantes ou aos seus funcionários, em prejuízos dos clientes.  Carros são estacionados irregularmente por todas as ruas centrais e as pistas de rolamento estão sempre lotadas. Quem volta para casa ileso pode agradecer a Deus. Tem sido assim todos os dias em horários de pico e aos sábados pela manhã, enquanto o comércio funciona, a coisa piora. Fica ainda pior para quem depende do transporte coletivo de passageiros porque os ônibus não conseguem passar e cumprem com atraso os itinerários. Passar com segurança no centro só aos domingos e feriados. Muitos motoristas e motociclistas encontram alternativa de fuga no deslocamento de pontos diferentes do centro cortando caminho pelo Alto Pirineus onde as principais vias de acesso são estreitas ou íngremes e o trânsito nelas começa a ficar perigoso e insuportável, apesar da introdução de sinalização.  Nos dias de semana a certeza da impunidade por parte de alguns motoristas e motociclistas é tão grande que eles já não estão mais respeitando os semáforos e atravessam os cruzamentos com o sinal vermelho em total desrespeito às leis e aos pedestres.Outro abuso que vem se repetindo nas ruas centrais é o excesso de carros estacionados com o anúncio de ‘Vende-se’. Transformaram as ruas em vitrines de lojas de vendas de automóveis. Os vendedores chegam pela manhã bem cedo e estacionam os veículos anunciados só voltando para retirá-los no final do dia, se não houver contato de interessados. Existem muitos motoristas e motociclistas que estacionam seus veículos em cima das faixas de pedestres.
 
Estacionamento rotativo

Durante a semana compreendida entre os dias 2 e 9 de maio de 2015, colocamos à disposição do leitor do Jornal Leopoldinense Online, uma enquete cujo resultado teve o objetivo de  contribuir para a tomada de atitudes que visem melhorar o trânsito em Leopoldina. Passados 20 meses da publicação do resultado da enquete, a situação continua a mesma. A pergunta da enquete foi:

O estacionamento rotativo resolverá o problema de fluxo de veículos no centro? 138 leitores responderam. Vejam o resultado:



Veja também
Leitores repercutem matéria sobre multa de trânsito em local de sinalização equivocada

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »