06/02/2017 às 21h49min - Atualizada em 06/02/2017 às 21h49min

Fundação Clóvis Salgado abre inscrições para o 19º FestcurtasBH

Realizadores de filmes finalizados em 2016 ou 2017 podem se inscrever gratuitamente até 14 de março. Evento se consolida como um dos mais importantes do cinema no Brasil

SEGOV - Governo de Minas - Central de Imprensa

Divulgação/FCS

Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Cine Humberto Mauro, abre inscrições para o 19º FestcurtasBH, o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Realizadores com curtas-metragens finalizados em 2016 ou 2017 têm até o dia 14 de março para se inscrever. O edital do festival está disponível no site da Fundação Clóvis Salgado (www.fcs.mg.br).

Serão aceitos filmes com até 40 minutos de duração, de todos os gêneros – exceto filmes publicitários e institucionais – em película 35mm, 16mm, DCP, entre outros formatos digitais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site shortfilmdepot.com. O resultado da seleção dos filmes será divulgado em 10 de junho de 2017 no site festcurtasbh.com.br.

O FestcurtasBH se firmou como um dos eventos mais importantes de difusão e promoção da produção cinematográfica mundial em Minas Gerais. Sua realização visa difundir a produção de filmes em curtas-metragens, além de contribuir para reflexões sobre questões da contemporaneidade, presente nos trabalhos apresentados.

Na última edição, realizada em 2016, foram inscritos mais de 2.500 curtas-metragens de 93 países. Durante os dez dias do festival, foram exibidos 170 filmes para um público médio de 5 mil pessoas.

Segundo o gerente do Cine Humberto Mauro, Philipe Ratton, o festival destaca e valoriza a produção de curtas-metragens.

“Historicamente, sabemos que os curtas-metragens têm uma dificuldade de distribuição e exibição. Com o festival, conseguimos movimentar essa cadeia por meio da grande quantidade de filmes inscritos e exibidos, o que só reforça a potência desse evento no calendário da cidade. É importante também mostrar como o curta-metragem pode ser uma manifestação artística completa”, afirma Ratton.

 

Sobre a seleção

A curadoria será feita em duas etapas. Na primeira, a comissão selecionará curtas para compor as Mostras Competitivas e Mostras Especiais. Em outro momento, durante o festival, as produções selecionadas para as Mostras Competitivas serão submetidas à apreciação de um júri de especialistas e outro formado pelo público, que selecionarão os vencedores.

 

Serviço/Inscrições 19º FestcurtasBH

Período: até 14/3/2017

Local: Cine Humberto Mauro- Palácio das Artes

Endereço: Av. Afonso Pena 1537, Centro

Horário: As inscrições podem ser feitas pelo site www.shortfilmdepot.com

Informações para o público: (31) 3236-7400

Link
Tags »
Fundação Clóvis Salgado abre inscrições para o 19º FestcurtasBH
Notícias Relacionadas »
Comentários »