14/02/2017 às 09h26min - Atualizada em 14/02/2017 às 09h26min

Melhoramento genético das Fazendas do BASA é alternativa econômica para o município de Carangola

Preocupada em melhorar sua economia e agregar valor à pecuária leiteira de seu município, uma comitiva da Prefeitura de Carangola, liderada pelo seu vice-prefeito Ismael Rodrigues, visitou as Fazendas do BASA, nos municípios de Cataguases e Leopoldina, neste sábado 11. Acompanhado do Secretário de Obras Edson Petterson, de Agricultura e Pecuária Marcelo Hosken e do Assessor Alex, foram recebidos pelo veterinário do BASA Simeão Feres e pelo gerente Messias, em virtude de compromissos de agenda do agropecuarista Evandro do Carmo Guimarães.

   A cadeia agroindustrial do leite tem apresentado resultados importantes na economia, uma pesquisa demonstrou o crescimento econômico da atividade e grandes avanços pelos quais o setor tem passado nos últimos anos, avanços tecnológicos dos mais variados, acesso à assistência técnica e o melhoramento genético, dentre outros, revelando uma tendência dos produtores em continuar investindo na atividade.

     Durante a visita no interior das fazendas, em conversa com o vice-prefeito e seu secretário de agricultura e pecuária, o experiente médico veterinário Marcelo Hosken, os mesmos nos revelaram que pretendem em parceria com o Programa Rede Gado Bom do BASA, promoverem através de melhoramento genético, o aumento da produtividade do rebanho leiteiro do município de Carangola. “O BASA está entre os melhores criatórios do país, e para garantir melhor desempenho, os melhores recursos tecnológicos e de avaliação, são utilizados em sua seleção. 

     Um importante trabalho realizado nas Fazendas do BASA é o controle produtivo de suas doadoras, através das aferições oficiais pela ABCZ, e o teste de progênie, aferindo o potencial de suas fêmeas e machos. Tudo que é produzido é anotado, e a seleção só mantém os melhores animais”, ressaltou Marcelo Hosken.

    Segundo o vice-prefeito Ismael Rodrigues, a pecuária leiteira ainda é a opção econômica viável para os pequenos municípios brasileiros. “A produção de leite é uma atividade importante e significativa para os municípios, nos quais são desenvolvidos, pois ajudam a reduzir a taxa de desemprego no mercado de trabalho e beneficia o desenvolvimento da economia local, através da produção dos derivados de leite por parte dos laticínios. Por isso estamos buscando tecnologia reprodutiva, para aumentar a capacidade produtiva do rebanho leiteiro de nosso município e obter mais produção e lucratividade com o setor”, explicou o vice-prefeito.
Simeão, vice-prefeito Ismael, Sec. de Obras Edson, Sec. de Agricultura Marcelo e Messias.
     Para se ter uma ideia mais objetiva do impacto deste setor na economia brasileira, a elevação na demanda final de produtos lácteos em um milhão de reais, gera cerca de 195 empregos permanentes.

Venha fazer uma visita às  Fazendas do BASA e verificar de perto a qualidade do Gir Leiteiro e do Girolando F1 PLUS.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »