27/02/2017 às 17h16min - Atualizada em 27/02/2017 às 17h16min

Bloco dos Descamisados se reúne pela 52ª vez no carnaval

Com o passar dos anos a esquina das ruas Barão de Cotegipe e Tiradentes virou o ponto de encontro dos foliões, que se reúnem há 52 anos ininterruptos.

Texto e fotos João Gabriel B. Meneghite
Neste ano o bloco contou com a participação do boneco gigante do 'Xô', confeccionado por Luciano Baía Meneghite e carregado pelo animado folião Geovane Pimental (Jiló)
A segunda-feira de carnaval é certa para o ‘Bloco dos Descamisados’ que deste 1965 reúne a turma para curtir o carnaval. O encontro de amigos aconteceu pela primeira vez na Barbearia do Fizinho. O calor escaldante estava intenso em Leopoldina. Muitas pessoas aguardavam a sua vez de fazer a barba, quando o Sr. José Simão sugeriu ao engraxate para que fosse buscar uma cerveja, seguida de outras pagas pelas pessoas que ali se encontravam.

A empolgação tomou conta do ambiente e o lema ‘Tira a camisa e paga uma’ é lembrado até hoje pelos fundadores, que se reuniam sempre na Barbearia do Fizinho, localizada à época na Rua Barão de Cotegipe. Fizinho, considerado o ‘eterno presidente’ mudou o ponto de sua barbearia e a festa passou a ser comemorada ao lado da antiga rodoviária, na  Praça Felix Martins. Com o passar dos anos a esquina com as ruas Barão de Cotegipe e Tiradentes virou o ponto de encontro dos foliões, que se reúnem há 52 anos ininterruptos.

Neste ano, o homenageado foi Rodrigo Arantes Queiroz, integrante do bloco há 46 anos. Em entrevista ao jornal Leopoldinense ele comentou que estava muito contente pela consideração dos amigos. “Neste ano o meu neto está participando, sendo o quarto da geração de nossa família. Meu saudoso pai Ruy Queiroz é um dos mais antigos do bloco e, foi através dele entrei. Depois de todos esses anos tenho o prazer de comemorar junto com meu filho Leonardo e meu neto Lucas”, comentou.
Rodrigo, seu filho Leonardo e o neto Lucas, ao lado de um banner com sua caricatura -  confeccionada por Luciano Baía Meneghite.

Num vídeo gravado no ano de 2012, dois dos fundadores José Maria Barroso Domingues e Paulo Gama comentaram um pouco da história do bloco. Confira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »