11/03/2017 às 14h52min - Atualizada em 11/03/2017 às 14h52min

Câmara recebe estudantes para lançamento de programa de educação política

O Juiz de Direito, Dr. Gustavo Vargas Mendonça direcionou sua fala para demonstrar confiança nos jovens, enfatizando que eles devem acreditar em seus sonhos

Arnaldo Spindola – Assessoria de Imprensa - Fotos: João Gabriel B. Meneghite

Aconteceu, na noite de quinta-feira, 09 de março, na Câmara Municipal de Leopoldina, o lançamento do Programa Parlamento Jovem Edição 2017, cujo objetivo é a formação política e cidadã de alunos dos ensinos médio e superior. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, sob a presidência do vereador Darci José Portella, tendo a presença de inúmeros convidados, entre eles, Dr. Gustavo Vargas de Mendonça – Juiz Eleitoral da Comarca de Leopoldina e principal palestrante da solenidade, Viviane César Corrêa – Procuradora Jurídica do Município, Professor Sidilúcio Ribeiro Senra – Superintendente Regional de Ensino, Kennedy Coelho Ribeiro – Presidente da Câmara Municipal de Argirita, Monsenhor Antônio Chamel, Fernando Miranda Vargas – Diretor da Escola Estadual Professor Botelho Reis, Sueli Cunha dos Santos Muniz – Diretora da Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros e Flávia Boetchat Jardins de Melo – Diretora da Escola Estadual Sebastião Medeiros.

A cerimônia contou com a participação de alunos, professores e diretores dos seguintes estabelecimentos de ensino, já confirmados no PJ Minas 2017: Escola Estadual Luiz Salgado Lima, Escola Estadual Omar Resende Peres, Escola Estadual Professor Botelho Reis, Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros, Escola Estadual Sebastião Medeiros, Colégio Equipe e Colégio Imaculada Conceição.

Durante a cerimônia, dirigiram palavras aos alunos e professores o vereador Darci José Portella, o Superintendente Regional de Ensino Professor Sidilúcio Ribeiro Senra, a Procuradora Jurídica do Município Viviane César Corrêa e o Diretor Fernando Miranda Vargas.
► O juíz Dr. Gustavo Vargas Mendonça, palestrante do evento.
Na qualidade de principal palestrante do evento, Dr. Gustavo Vargas Mendonça direcionou sua fala para demonstrar confiança nos jovens, enfatizando que eles devem acreditar em seus sonhos.  O juiz aproveitou para orientar os alunos a conhecer quais são as funções do vereador, motivando-os a refletir sobre o que poderiam fazer para contribuir com a atividade parlamentar. Foi explicada a formação do estado moderno, com a divisão dos três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - que atuam de forma independente e harmônica. O palestrante frisou ser importante que os jovens participantes do PJ Minas tenham voz ativa na discussão dos temas e que sejam efetivamente ouvidos, evitando assim que o Parlamento seja meramente figurativo.

Dr. Gustavo salientou a importância do projeto, principalmente num momento em que se percebe uma descrença na política, refletida no grande número de abstenções registrado nas últimas eleições. Por isso, ele considerou fundamental o envolvimento do jovem na escola para que possa discutir qual escola ele deseja. Como reflexão, o juiz comentou sobre a Escola sem partido e sugeriu que os jovens se debrucem sobre este tema, justificando que são eles os destinatários das leis que estão sendo discutidas no Congresso.
Em seguida, houve um momento de interação com os alunos e convidados, quando Dr. Gustavo estabeleceu um diálogo com os presentes, discutindo diversos aspectos ligados ao tema principal do projeto.
► Vereador Darci José Portella, presidente da Câmara Municipal de Leopoldina.
Ao final do debate, foram apresentados os servidores Luiz Celso Barbosa e Ludmila Xavier Gomes como os Coordenadores Locais do PJ Minas 2017 e que serão responsáveis pela dinâmica do projeto no município, momento em que ambos mantiveram o primeiro contato com o público-alvo do programa.  

O Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais e da Pró-reitoria de Extensão. A Câmara Municipal de Leopoldina participa do programa pela sétima vez e, nesta edição, desenvolverá atividades para proporcionar aos jovens reflexões sobre o tema “Educação: Política nas Escolas”.

Fonte: Portal da Câmara Municipal de Leopoldina

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »