13/03/2017 às 14h35min - Atualizada em 13/03/2017 às 14h35min

Mico é encontrado morto na Avenida Jehu Faria

Exame pode detectar se a causa da morte foi a febre amarela

João Gabriel B. Meneghite
Um macaco foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira, 13 de março, nas imediações da Praça Francisco da Silva Curcio, localizada a margem direita da Avenida Jehu Pinto de Faria, bairro Quinta Residência, em Leopoldina. O setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde esteve no local e encaminhou o primata para a GRS – Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, que por sua vez o enviará para a FUNED – Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. A previsão da divulgação do resultado do exame deve ser em 30 dias e poderá apontar se a causa da morte foi a febre amarela.

O primeiro caso de morte de um primata foi descoberto no dia 26 de janeiro, numa região de mata do bairro Três Cruzes, sendo divulgada a confirmação de febre amarela no dia 07 de março.

Já na quinta-feira, 9 de março, outro primata foi encontrado morto no distrito de Vista Alegre, parte pertencente ao município de Cataguases. Equipes da prefeitura trabalharam na área de divisa com o município de Leopoldina, monitorando e aplicando inseticidas naquela região.

O caso mais recente também fica próximo a uma região de mata nativa, localizada ao pé do Morro do Cruzeiro. Segundo Lúcia Gama, Secretária Municipal de Saúde de Leopoldina, em todos os casos, foram realizadas rápidas ações preventivas nas regiões onde os animais foram encontrados.

Ela explicou que equipes do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão atuando numa frente de trabalho, cujo objetivo é monitorar e realizar um bloqueio, que consiste em estudar as espécies de mosquitos existentes na região e verificar se há presença de vírus nesses insetos, agindo de forma preventiva. 

Paralelamente, os agentes realizam visitas de casa em casa, eliminando possíveis criadouros de larvas, além de realizarem buscas por mais micos mortos ou doentes nas matas da região. Estão sendo utilizados tratamentos com inseticidas em UBV (Ultra Baixo Volume), cujo produto é borrifado por meio de bombas e as partículas matam os insetos.

Lúcia Gama enfatizou que a população deve entender que os primatas não apresentam riscos para a saúde humana e que estes não transmitem a febre amarela. "Ele é ‘nosso termômetro’ para a constatação da circulação do vírus. Nosso grande desafio é a eliminação do Aedes aegypt, o qual é o transmissor da doença. Portanto, a eliminação do Aedes continua sendo de responsabilidade de todos nós," comentou.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, em Leopoldina, recentemente, cerca de 11.140 pessoas foram vacinadas. A recomendação é que todos aqueles que ainda não vacinaram, procurem as unidades básicas de saúde, munidos dos cartões de vacina e do SUS.

Na Regional de Saúde de Leopoldina, que atende 15 municípios da região, foram distribuídas 55.000 doses da vacina, sendo aplicadas 35.517. Após  a confirmação de óbito do primata, o município se enquadra no grau três, sendo considerado área endêmica e receberá um número maior de doses da vacina.

Durante a semana, as unidades básicas de saúde dos bairros Quinta Residência, Bandeirantes, São Cristóvão, Bela Vista (próximo ao Judith Lintz), Pirineus, Pólo de Saúde Agostinho Pestana e todos os distritos terão os horários estendidos para atender demanda da população. 

Unidades de Saúde para vacinação: 

ESF I – Quinta Residência: todos os dias de 08h às 15h, sendo que às terças-feiras será de 08h às 20h.
ESF II – Bandeirantes: todos os dias de 08h às 15h, sendo que às terças-feiras será de 08h às 20h.
ESF III – São Cristóvão: todos os dias de 08h às 15h, sendo que às segundas-feiras será de 08h às 20h.
ESF V – Bela Vista II: todos os dias de 08h às 15h, sendo que às segundas-feiras será de 08h às 20h.
ESF XIII – Pirineus: todos os dias de 08h às 15h, sendo que às segundas-feiras será de 08h às 20h.
Polo de Saúde: todos os dias de 08h às 17h, sendo que do dia 13 a 16 de março, estará aberto para vacina de 08h às 20h.
ESF VI Tebas e Piacatuba, ESF VII Providência e Abaíba e ESF XI Ribeiro Junqueira: todos os dias de 08h às 15h.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »