15/03/2017 às 08h27min - Atualizada em 15/03/2017 às 08h27min

Atletas de MG competem nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2017

O Educador Físico leopoldinense,Dimas Diego Domiciano de Souza, recebeu carta de convocação para atuar como voluntário.

O professor de educação física Dimas Diego Domiciano de Souza

Entre os dias 20 e 25 de março, o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, localizado na capital paulista, receberá os Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2017. Na oportunidade, o estado de Minas Gerais será representado por 14 atletas de Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Indianópolis e Capitão Andrade das modalidades atletismo, goalball, halterofilismo, natação, tênis de meda e tênis em cadeira de rodas e cinco integrantes da equipe técnica de atletismo, halterofilismo, natação e da saúde.

O espaço reunirá cerca de mil atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de mais de 20 países que competirão nas modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa e basquete em cadeira de rodas. Apenas a modalidade tênis em cadeira de rodas terá as partidas no Clube Esperia. A delegação brasileira contará com 261 pessoas, sendo 174 atletas nas 12 modalidades, 79 oficiais e oito acompanhantes.

Na última edição dos Jogos Parapan-Americanos, há quatro anos, o Brasil liderou o quadro geral dos Jogos Parapan-Americanos com 209 conquistas, sendo 102 de ouro, 65 de prata e 42 de bronze. O evento aconteceu em Buenos Aires, Argentina, e reuniu 631 atletas de 16 países que competiram em dez modalidades. A primeira edição do Parapan de Jovens foi em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.

Localizado no Parque Fontes do Ipiranga (Km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes), o CT é uma parceria do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o governo federal, através do Ministério do Esporte. O objetivo do empreendimento que abriga 15 modalidades paralímpicas é fomentar o paradesporto brasileiro criando condições para que seus atletas se destaquem nas competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, sempre dando ênfase às técnicas avançadas e novas tecnologias.

Leopoldinense vai atuar como voluntário nos Jogos Parapan-Americanos

O Educador Físico leopoldinense,Dimas Diego Domiciano de Souza, recebeu carta de convocação para atuar como voluntário nos Jogos Parapan-Americanos enviada pela Comissão Organizadora - Voluntariado Parapan de Jovens – 2017. Veja trecho da carta recebida pelo professor Dimas Diego:

“Sua participação será fundamental para que possamos pensar e agir e ajudar a construir (principalmente porque a maioria dos Voluntários para estes Jogos está envolvida com a área da Educação Física e Esportes) e transformar a história do Esporte Adaptado e Paralímpico, no Brasil e em toda América.Primeiro, faz-se necessário enaltecer mais uma vez a contribuição que você , desde já, traz ao desenvolvimento do Esporte Paralímpico e à sociedade de maneira geral. Estamos desde do início levando muito a sério os esforços de realização dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017 pelo Comitê Paralímpico Brasileiro-CPB e que o faz em consonância com o Comitê Paralímpico das Américas-APC e o Comitê Paralímpico Internacional-IPC, os quais se confere a propriedade (APC e IPC) do evento.Ratificamos a grandeza da importância deste evento no contexto esportivo internacional e, essencialmente, no contexto nacional de cada um dos países participantes. A atuação do Programa de Voluntariado já é uma cultura dentro de grandes competições esportivas e é uma das demonstrações efetivas do ‘Legado Social’.”

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais

Link
Tags »
Atletas de MG competem nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2017
Notícias Relacionadas »
Comentários »