15/03/2017 às 08h31min - Atualizada em 15/03/2017 às 08h31min

Leitor dá ‘puxão de orelhas’ no Poder Público com críticas e dicas sobre arborização

Para ele, a população está tomando a decisão de cortar, contratando pessoas sem experiência ou conhecimento na área, levando a mutilações de todas as formas.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Poda irresponsável está mutilando as árvores
O leitor identificado pelas iniciais S.M.S., morador no bairro de Fátima, escreve uma longa carta à redação do jornal Leopoldinense, na qual faz críticas, tece elogios e dá sugestões sobre a arborização urbana de Leopoldina.

“Morador desde nascença nesta amada cidade, vejo nos dias atuais um descuido por parte de nosso governo, sobre a sua urbanização, em especifico ao meio ambiente. Há alguns anos observamos o corte de árvores em nossa cidade, principalmente na praça Felix Martins, que diga de passagem ficou linda com a nova repaginada, mas não foi cumprido o prometido de plantar novas árvores de espécies nativas. Como mostra uma foto que envio, há duas mudas grandes esquecidas na praça e que não foram plantadas, o vaso inclusive está rachando. Vimos também como é fácil retirar uma árvore na cidade e não sei se é feito a contrapartida de plantar outras no lugar. Os cortes feitos no centro nos últimos dias, de árvores velhas com perigo de cair, estão corretos, pois já havia alertado um funcionário da prefeitura sobre uma delas, mas o que é feito no lugar do corte? Será plantada nova árvore?

 Mudas envasadas sem o plantio na praça Félix Martins
Veja a avenida Acácio Serpa, onde  foram cortados varias Palmeiras com argumento de queda, sendo que algumas delas foram retiradas e colocadas em caminhão para ser replantada em algum lugar. Será mesmo que elas estavam com tal risco? O que será feito agora? A avenida está feia sem reposição do que foi cortado.
 Palmeiras mutiladas na Acácio Serpa
Podar, desde criança era sagrado a poda das árvores, todos os anos e sempre educada na forma quadrada, inclusive várias pessoas de outras cidades elogiavam nossas árvores sempre bem cuidadas. Mas o que vimos nos últimos anos me entristece muito, pois, por falta do poder público a população está tomando a decisão de cortar, contratando pessoas sem experiência ou conhecimento na área, levando a mutilações de todas as formas, ficando as árvores com galhos expostos, o que levará alguns anos para voltar a forma para poda correta. Se a prefeitura não tem dinheiro para podar que credencie uma empresa ou profissional da área para fazer o correto a exemplo que São Paulo irá adotar. Hoje vimos todo o tipo poda e a falta dela que chama muita atenção pelos galhos baixos ou altos demais alcançando os fios de alta tensão, obrigando a Energisa a fazer o trabalho do poder publico, sem falar na escuridão que ela provoca e excesso de folhas secas pelo chão.
 Os galhos estão ultrapassando a fiação elétrica
Por fim plantar, dizem que é lei que todo o loteamento de terreno tem que ser plantadas árvores, porém, não vejo isto em nossa cidade, muito menos qualquer campanha de plantio de árvores em ruas centrais que são totalmente desertas neste aspecto, vejo a  rua do Bahamas que poderia receber o plantio nos dois lados, a rua que dá acesso ao bairro Três Cruzes partindo do São Cristóvão, que também poderia receber o plantio, e inclusive poderíamos mudar o tipo de árvore e sugiro a Quaresmeira que dá flores lindas e é bonita. Tem tantos lugares em nossa cidade precisando de plantio de árvores que precisaria de  várias linhas para descrever. E onde são plantadas as árvores de reposição com cortes autorizados? Bom aqui escrevo uma sugestão construtiva para levar nosso povo e nossos representantes a pensar, pois não precisaria de muito dinheiro para esta tarefa”.
 
Os leitores  podem enviar suas reivindicações, críticas e elogios ao jornal Leopoldinense via Watshap (32) 9-8868-7125 ou pelos e-mail’s: [email protected], [email protected] e [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »