31/03/2017 às 10h31min - Atualizada em 31/03/2017 às 10h31min

Jairo Seoldo é empossado presidente da ACIL

Conheça a história do empreendedor que trabalhou na roça e conquistou o seu espaço no setor empresarial de Leopoldina.

João Gabriel B. Meneghite
O advogado e corretor imobiliário,  Jairo Antonio de Souza Seoldo, sócio da Imobiliária Solar, foi empossado na noite desta quinta-feira, 30 de março, o novo presidente da ACIL-Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina, para o período 2017/2019.

Ele nasceu e foi criado na comunidade das Palmeiras, onde começou na atividade laboral do campo como candieiro de bois, na preparação da terra para o cultivo de milho, arroz, feijão, cana de açúcar, entre outros.  “Meus pais me deram ensinamentos que compreendi o saber e o sabor das coisas simples, da retidão de caráter e força para o trabalho. Cresci desempenhando as atividades inerentes à agricultura familiar, junto com meus irmãos”, rememorou.

Ainda jovem, com vinte e três anos de idade, trabalhou numa distribuidora de medicamentos por onze anos, conciliando com os estudos, conseguindo se formar em Direito em 1982 pela Faculdade Vianna Júnior, de Juiz de Fora. “Já formado, fui convidado por meu primo José Newton Ferreira de Oliveira para compor uma sociedade denominada Conjuntec Contabilidade, também dedicada ao ramo de advocacia. Comecei a exercer a advocacia tendo como professor de prática o José Newton e o saudoso advogado José Maria de Souza Lima. Firmamos contrato com Sindicato Rural em 1984 - período que ocorreu a regularização do trabalho rural”.

Como advogado, foi diretor da Subseção da OAB de Leopoldina por dezoito anos. Em 1984 adquiriu uma imobiliária e, na companhia de sua esposa e filhos, exerce a atividade até os dias atuais. “Em todo esse período acompanhei de perto a mudança do perfil da construção civil de Leopoldina, onde os modelos de construções se modernizaram e também assisti  à criação de novos bairros”.

Jairo Seoldo participou durante quinze anos das diretorias da Associação Comercial e hoje, como presidente da instituição, disse que assume o cargo com muita tranquilidade, pois conta com 43 co-presidentes que compõe a diretoria, a qual tomará decisões em conjunto.

“Há muitos anos a atividade rural representa a maioria da renda e empregos do município, porém, há bastante tempo essa situação vem mudando e, hoje, as atividades urbanas contam com boas empresas, indústrias, shopping’s, supermercados, espaços para lazer, entre outros serviços. Assumo com o propósito de fazer uma gestão participativa, onde cada um exerça a sua função estatutária e traga em reunião as necessidade e conquistas do seu ramo de negócio, para que as comissões segmentadas, de acordo com cada setor, busquem parcerias com o Sebrae, Senac, Cefet, Doctum, Unipac, UEMG, Prefeitura, Câmara Municipal e outras instituições, no sentido de promovermos cursos de aprimoramentos e capacitação, empreendedorismo para os gestores e funcionários, para aprimorar o atendimento nos serviços prestados para obtenção de metas; Cobraremos da prefeitura e seus gestores a elaboração dos códigos de Posturas e de Obras para uso e ocupação do solo, resolver de forma razoável o trânsito, buscar parcerias com escolas; Promoveremos eventos para exaltar a força da mulher nas mais diversas atividades e nos jovens empreendedores e sucessores para que as empresas não morram na primeira geração; Firmamos convênio com a GM Nacional, para que se adquira veículos, utilizando o CNPJ, obtendo maior desconto; Encaminhamos aos nossos associados pesquisa para saber qual é o melhor canal de comunicação entre a ACIL e eles, quais datas devem ser promovidas e quais formas de eventos; Firmamos contratos com o Sebrae para iniciar cursos e palestras  motivacionais e estruturais; Pretendemos realizar parcerias com outras instituições, montando uma incubadora de empresas do ramo comercial; Estamos na fase do projeto de recuperação de crédito, em princípio para funcionar a partir de 01 de junho de 2017; Vamos alimentar o site da ACIL, com eventos institucionais e festivos, além de vídeos institucionais, no sentido de mostrar Leopoldina para todas regiões e abrir novos horizontes comerciais”.
 
O ex-presidente,  empresário Luiz Cláudio de Bastos Moura comentou que tem a certeza de que seu amigo Jairo vai conduzir a Associação Comercial com maestria. “Agradeço a todos os nossos parceiros, em especial a nossa diretoria e funcionários. Fica difícil elencar todas realizações nesta noite. Citarei algumas como as campanhas de fomento de vendas no varejo para o comércio, palestras, curso de capacitação dos nossos empresários e colaboradores; Participação dos eventos da cidade como exposições agropecuária, encontro de motociclistas e outros relacionados a área cultural; Realização do Liquidaleo, em parceria com a Faculdade Doctum; Gestão e condução do maior projeto social desenvolvido nessa casa, que foi o projeto Amigos da Casa de Caridade Leopoldinense, onde foram aplicados R$360.000,00 aproximadamente de recursos que foram geridos e coordenados por nossa Associação; Reforma do Salão e da Sala de Treinamento Brahim Elias Sleiman, entre outros.

O presidente da Federaminas, Emílio Cesar Parroline, gravou um vídeo que foi exibido no telão e parabenizou a todos os empossados. “Desejo a vocês uma gestão de muito sucesso à frente da entidade. Um abraço a toda população local! Liderança se faz com eficiência e responsabilidade e tenho a certeza que vocês a farão seguindo esses preceitos, sempre trabalhando em prol do desenvolvimento da economia de Leopoldina e toda Minas Gerais. Boa sorte e contme sempre com a Federaminas”, encerrou.
 
O vice-prefeito Márcio Henrique Alvarenga Pimentel parabenizou ao ex-presidente Cláudio Moura e sua diretoria e desejou sucesso ao novo presidente. Ele respondeu os questionamentos sobre o Plano Diretor. “Existe um compromisso forte em relação a toda essa legislação complementar que vise a implementação do Plano Diretor, nós queremos mais do que nunca que toda essa legislação e o código de posturas seja feito e discutido com todos. Desejamos que essa parceria público-privada se estenda através do trabalho brilhante que a Associação vem fazendo. O momento que o país vive é dramático, em virtude de uma crise tão acentuada”, observou. Marcinho concluiu que é preciso realizar um trabalho para atrair novos empregos, fundamental para o desenvolvimento econômico da região.

No final da solenidade, o vice-presidente José Eduardo de Almeida Resende conduziu o momento de homenagens a Carlos Heleno Torres de Almeida, Maria de Lourdes Brandão e Antônio Carlos de Almeida Machado. “ A ACIL é uma entidade de 79 anos, ao longo desse período as diretorias foram constituídas com objetivo de sempre buscar novas oportunidades para nossos associados e qualidade de vida para o nosso município e região, portanto, parabenizo a diretoria que encerra hoje. Nesta cerimônia prestamos homenagens aqueles que contribuíram para essa entidade”, finalizou. 

O homenageado Carlos Heleno Torres de almeida.

A comerciante Maria de Lourdes Brandão também foi homenageada

 Antônio Carlos de Almeida Machado, outro homenageado da noite.

A solenidade de posse foi realizada no Centro de Convenções Brahim Elias Sleiman, no terceiro andar do Edifício Rubem Duarte, sede da ACIL, que ficou lotado para receber os novos diretores, autoridades locais e regionais além de amigos e associados da entidade classista patronal.
 Houve apresentação do Coral do Conservatório de Música Lia Salgado 

Conheça os membros da nova Diretoria

Junto com Jairo Seoldo, foram empossados o vice-presidente José Eduardo de Almeida Rezende, os diretores secretários: José Ricardo Vasconcelos Marques e Francisco Eduardo Lopes Vilas; o diretor social, Luiz Claudio de Bastos Moura; os diretores e finanças: Elho Martins de Melo e Marcelo de Almeida Salles; o diretor de esportes, Sebastião Heleno Moreira; o diretor de patrimônio, Pedro Augusto Machado Monteiro; o diretor de divulgação, Filipe Rocha Mendonça e a diretora jurídica, Eliane de Souza Neves Angelis.


Também foram empossados os membros do Conselho Deliberativo:

Rodolpho Affonso Carvalho Lannes Rosa, Antonio Carlos de Almeida Machado, Julio Antonio Carraro Mendonça, Almir Bartoli Noronha, Márcio Felix Farage, Pedro Paulo Zaquine Monteiro, Antônio José Machado Barros, Maria de Lourdes Brandão Silveira, Luiz César Zampier, Rubens Costa Maia, Marco Heleno Pires Souza, Fábio Correa da Silva, Carlos José Azevedo Schettino, Fernanda do Vale Costa Reis Toledo, Degmar Cachoeira dos Anjos, Ricardo Calil, José do Carmo Fófano Vieira, Fernando Martins Brandão, João Baptista Tassari e  Luciano Gouvea Andries.

No Conselho Fiscal foram empossados: Juarez Ferraz Rodrigues, José Henrique Silva Abreu, Décio Alvarenga Gomes Júnior, Daniel Werneck da Paixão, Anderson Gomes Ramalho e Carlos Vinícius Rodrigues Rego.
 
Foram empossados membros da Sindicância: Sebastião Natal Pires, Claudiney Coelho Campos, Fernanda Brandão Costa, Paulo Sérgio Montes Pengo, Rodrigo Marques Conti
e Vanor Ramos Nicolau.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »