17/04/2017 às 08h27min - Atualizada em 17/04/2017 às 08h27min

Inauguração de trecho da Rio Bahia em Leopoldina no ano de 1939

A abertura da rodovia (atual BR116) foi de fundamental importância para a cidade

Edição: Luiz Otávio Meneghite

Visita de Getúlio Vargas a Leopoldina inaugurando trecho da Rio Bahia

A foto acima, de autor desconhecido, pertencente ao acervo do Jornal Leopoldinense, registra o então Presidente da República Getúlio Vargas, caminhando por um trecho da BR4 “Rio-Bahia”, em Leopoldina-MG ao lado do antigo Grupo Escolar Ribeiro Junqueira, atual Escola Municipal Ribeiro Junqueira. Segundo os registros da seção Memória Leopoldinense mantida por Luciano Baia Meneghite no Jornal Leopoldinense, transcorria o ano de 1939 e na ocasião foi assentado um marco de granito numa rotatória existente na atual rua José Peres, onde hoje existe um grande painel publicitário em frente à uma revenda de automóveis multimarcas.

Marco de fundação da Rio – Bahia


A foto acima, foi registrada na década de 1960 e cedida à seção Memória Leopoldinense pelo funcionário aposentado do Banco do Brasil, Jadir Nogueira, na época estudante do Ginásio Leopoldinense. Jadir aparece ao centro da foto junto a um grupo de alunos em registro feito pelo fotógrafo, Antonio Geraldo Pereira da Silva (Jarbinhas) junto ao marco de inauguração da antiga BR 4, a Rio-Bahia, em frente a antiga revendedora Ford, atual Vila Fonte.


Marco histórico abandonado

O jornal Leopoldinense já noticiou há alguns anos, que o granito assentado na ocasião da visita do Presidente Getúlio Vargas, na atual rua José Peres, quando da inauguração do trecho da Rio Bahia, foi encontrado abandonado na margem do córrego que corta o bairro Três Cruzes, próximo à Madeireira Procrane.

Quando se aproxima a data em que o Município de Leopoldina vai comemorar 163 anos de emancipação político-administrativa, o jornal ousa pedir às autoridades competentes, o resgate do marco histórico repondo-o no mesmo local original da época da visita de Getúlio Vargas ou arranjando-lhe um local de destaque no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, devidamente identificado com as fotos que ilustram esta matéria, de forma que possa ser visto pelas gerações futuras. Afinal, a abertura da rodovia BR116- Rio-Bahia foi de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade de Leopoldina.



Marco de fundação da Rio Bahia jogado no bairro Três Cruzes em Leopoldina

Link
Tags »
Inauguração de trecho da Rio Bahia em Leopoldina no ano de 1939
Notícias Relacionadas »
Comentários »