20/04/2017 às 21h19min - Atualizada em 20/04/2017 às 21h19min

Unimed verticaliza serviço de fisioterapia

Novo modelo de atendimento integrado é referência em Medicina Preventiva

João Gabriel B. Meneghite
A diretoria executiva da Unimed Leopoldina divulgou uma nota informando que a marca passou a disponibilizar aos seus beneficiários o serviço próprio com a mesma qualidade oferecida pelos credenciados. Com a recente inauguração do Espaço Viver Bem, que atua em um novo modelo de atendimento integrado referência em medicina preventiva, os serviços médicos, enfermagem, fisioterapia e nutrição, passaram a ser conduzidos por uma equipe multiprofissional, que atua num projeto singular, integrado à nova modalidade de assistência dentro da filosofia de atenção integral à saúde.

O Espaço Viver Bem conta com equipamentos e infraestrutura adequada para melhor atender os beneficiários, além de ter uma equipe de profissionais de alta qualificação. A diretoria explicou que em razão do autoatendimento, as clínicas CLÍNICA PHYSIO REABILITAÇÃO LTDA e FISIOLABOR LTDA não mais continuarão prestando seus serviços à Unimed Leopoldina. A nota agradece publicamente toda atenção, zelo e qualidade com que as empresas honraram durante anos de parceria e informa que todos os tratamentos iniciados terão continuidade através dos profissionais do Espaço Viver Bem, com a mesma excelência e qualidade já oferecida pelos credenciados da Unimed.

O espaço foi inaugurado em novembro do ano passado. Naquela ocasião, o presidente da Unimed Marco Antônio Oliveira Lacerda comentou que o Poder Público e o Setor Privado estão focados em tratar doenças. “Estamos mudando este princípio, promovendo a saúde com objetivo de preveni-las. Sabemos que este é o tipo de medicina mais eficiente. Há algum tempo, a Unimed conta com profissionais que já fazem atendimentos domiciliares, principalmente para pacientes acamados, crônicos e da melhor idade. Com esse espaço, estaremos melhorando cada vez mais o atendimento e nosso objetivo é ampliar os serviços", comentou.


A pediatra Marina Monerat Oliveira enxerga o trabalho integrado como o futuro da medicina, destacando o atendimento único que o usuário recebe. Ela avaliou que no atual sistema de saúde há um grande número de encaminhamentos dos profissionais, não tendo uma visão ampla do paciente, deixando-o perdido em muitas ocasiões. “Este modelo de trabalho é muito interessante, pois a equipe trabalha e pensa juntos”, comentou.

Dra. Marina disse ainda que existem casos nos quais a criança tem uma deficiência nutricional ou até mesmo problemas relacionados a uma alteração de coluna, podendo ser acompanhada pelos profissionais da Unimed num mesmo espaço. “É muito interessante o paciente ter isso num só lugar e ser visto através de um atendimento multidisciplinar. Eles se sentem acolhidos e são tratados com muito carinho desde a recepção. Os profissionais são tão atenciosos que tem o cuidado de ligar para a casa do paciente quando faltam há alguma consulta”, comentou.

A enfermeira Adriana Ribeiro Nolasco Ávila trabalha diretamente com casos mais delicados do Programa de Gerenciamento de Casos Especiais – GCE - que tem sido desenvolvido pela Unimed em todo país, no atendimento de pacientes com algum tipo de limitação funcional. Ela explicou que uma equipe multiprofissional como médico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta atende os casos definindo uma frequência de acordo com a classificação. “Há exemplos de pacientes muito debilitados que recebem atendimento em sua residência. Cada profissional atua dentro de sua área, dando todas orientações para a família ou cuidador. O fisioterapeuta, por exemplo, desenvolve um plano de cuidados”, enfatizou.

O fisioterapeuta Paulo Sérgio Oliveira da Silva disse que no Espaço Viver Bem são realizadas todas as técnicas de fisioterapia, bem como traumatologia, neurologia, pediatria, geriatria, entre outras. Ele comentou que o Espaço é muito bem montado, tendo uma estrutura de fisioterapia para todas as áreas, com profissionais muito bem capacitados, atingindo resultados significativos. “A proposta é diferenciada, pois o usuário da Unimed recebe atenção integral. Trabalhamos com um paciente por vez, em sua individualidade. A melhora tem sido significativa. O trabalho é muito elogiado, pois trata-se de algo inovador – além de atender o seu problema, trabalhamos de forma preventiva”, avaliou.

Poliana Bártole Resende Fófano, trabalhou durante onze anos no setor administrativo da Unimed. Após sua formação, foi promovida como nutricionista responsável do Espaço Viver Bem. Além das consultas, trabalha com o projeto ‘Saúde do Idoso’, que consiste em orientar e acompanhar sua educação alimentar e nutrição. Também participa do GCE, realizando trabalho multidisciplinar. “A receptividade que estão tendo neste Espaço está sendo muito boa para os pacientes, que precisam de cuidados e atenção. A satisfação deles demonstra os resultados positivos da equipe”, comentou.

A dona Maria Luiza Barbosa, de 88 anos disse que está bem de saúde. “Graças a Deus não tenho nada. Fui ao médico ontem e ele me disse que vou viver por mais cem anos”, brincou. Ela é usuária da Unimed há muitos anos, mas naquela ocasião estava acompanhando o tratamento de fisioterapia do seu irmão Baldoino. “Ele começou a fazer o tratamento aqui há pouco tempo. É bem localizado e facilita a sua locomoção. Eu só tenho que elogiar a criação deste espaço, por sinal, estão de parabéns. Os funcionários são fora de série para tratar os clientes, você não sabe qual é mais simpático e mais delicado”, elogiou.

O pequeno José Mário foi fazer a sua consulta de revisão com a Dra. Marina Monerat Oliveira. A sua mãe Letícia Aparecida Lage Matola é usuária Unimed há três anos e avaliou de forma positiva a criação do espaço. “Me identifiquei, foi muito bom. Estou tendo o retorno da consulta de revisão dele”, explicou.
A pediatra Dra. Marina Monerat Oliveira
O jovem jogador de futebol Gustavo de Souza Pereira Neto já foi zagueiro do Cruzeiro, Flamengo e Ponte Preta. Ele estava no Espaço Viver Bem da Unimed realizando um tratamento, pois teve uma torção no tornozelo em um de seus treinos. Usuário Unimed desde sua infância, elogiou os serviços desenvolvidos. “É muito bem estruturado, com atendimento de boa qualidade. Não deixa a desejar comparado ao ambiente de qualquer clube profissional”, comentou.

Vera Lucia Rezende Tavares também é atendida pelos fisioterapeutas da Unimed e disse que está gostando muito do Espaço Viver Bem. Ela é atendida por Kátia e Eduardo e elogiou o atendimento “São dedicados, tem todas as qualidades para o exercício da profissão. Entendem os laudos com profundidade e respondem aos questionamentos sobre os exames com sabedoria. Enfim, me encontrei neste espaço. Espero que outros atendimentos aconteçam como RPG e Pilates. As atendentes são acolhedoras e eficientes. Gostaria que tivesse mais horários disponíveis. Com gratidão os votos de sucesso em todos os empreendimentos”, finalizou.

O Espaço Viver Bem fica localizado na Avenida Getúlio Vargas nº 329, centro de Leopoldina, com horário de funcionamento de 07:30 às 18:00. Mais informações: (32) 3441-1446 | 3441-3279

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »