22/04/2017 às 19h51min - Atualizada em 22/04/2017 às 19h51min

Enéas Cabeleireiro

Eneas de Souza Guerra ainda jovem, no ano de 1976 (Acervo pessoal)
Ele começou a trabalhar aos 13 anos com o seu pai, o saudoso Antônio de Souza Guerra, que tinha uma barbearia na Praça da Bandeira e ensinou a pro­fissão para alguns de seus filhos, entre eles Enéas, que está há mais de 50 anos trabalhando na profissão de cabeleireiro.

Casado com Maria Amélia Lopes Guerra, Enéas tem duas filhas (Rafaela e Iza­bela)  Ainda jovem Enéas trabalhou no Rio de Janeiro, em Juiz de Fora e a maior parte do tempo de sua carreira em Leopoldina.
  
Além de toda a credibilida­de e profissionalismo con­quistados ao longo dos anos, ele também ensinou muitos profissionais que hoje têm os seus próprios salões em Leopoldina e em diversas cidades como Sorocaba­-SP, Rio das Ostras - RJ e até mesmo em outros países, como é o caso de uma pro­fissional que trabalhou com ele, mudou-se para Salvador e hoje está na Alemanha.

O método pedagógico de ensinar a profissão vem de toda a sua experiência e atu­alização, pois Enéas partici­pa ativamente de vários con­gressos e seminários em São Paulo, Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Ubá e o que aprende repassa aos que trabalham com ele.


Enéas no seu salão em 2013

Um dos momentos mar­cantes que Enéas lembra com carinho, foi quando ele trabalhava no Rio de Janeiro, ocasião em que participava de uma competição orga­nizada pela APIBERJ - Asso­ciação dos Profissionais do Instituto de Beleza do Esta­do do Rio de Janeiro, que reunia profissionais de todo o Brasil no Hotel Nacional. Quando Enéas fazia suas demonstrações de cortes, era observado por alguns conterrâneos, colegas de profissão, que acenavam para ele num palco repleto de profissionais de todo Bra­sil. Naquele ocasião, o Hotel Nacional publicou um jornal com um ranking dos melho­res profissionais do Brasil e ele estava em 33º lugar. Este fato aconteceu no ano de 1984 e que Enéas nunca mais se esqueceu.


Ygor, Yury, Enéas e Jorge registrados em 2013


Atualmente, ele trabalha com mais quatro profissio­nais em seu salão com loja e sobreloja localizado na Rua Coronel Olivier Fajardo, Edifício Orlando Furtado Lei­te nº 64 centro, próximo à Exposição de Leopoldina e tem uma grande estrutura, com espaço amplo, equipa­do e moderno, com corte unissex, serviço de manicu­re e corte infantil.


 
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »