01/05/2017 às 20h06min - Atualizada em 01/05/2017 às 20h06min

Edição do jornal Leopoldinense pelos 163 anos de Leopoldina está a venda nas bancas

Adquira o seu exemplar por apenas R$1,00 nas bancas e confira nas páginas: 2, 5,6,7,8 e 9 muita coisa que você, possivelmente, não sabia sobre Leopoldina.

Luiz Otávio Meneghite
O município de Leopoldina teve sua emancipação político-administrativa em 27 de abril de 1854. Seu nome é uma homenagem à princesa Leopoldina de Bragança e Bourbon, filha do Imperador Dom Pedro II. Antes disso, a localidade era um distrito denominado São Sebastião do Feijão Cru, em referência tanto ao Padroeiro da localidade como ao ribeirão que a atravessa.

A formação da Vila começou em torno da Praça do Rosário, a partir da qual saíam as ruas do Rosário (atual Rua Tiradentes), Direita (atual Rua Gabriel Magalhães) e Riachuelo (atual Rua Joaquim Ferreira Brito), as quais constituem os logradouros mais antigos da cidade.

A edição nº 330 do jornal Leopoldinense já está circulando com 12 páginas e além do noticiário atual, a edição traz em 6 páginas internas, um vasto material comemorativo dos 163 anos do município. Gino Ribas Meneghitti faz uma análise crítica da atual situação de Leopoldina, enquanto Luciano Baia Meneghite selecionou algumas imagens antigas, devidamente legendadas, contando um pouco da história dos verdadeiros construtores de Leopoldina.

Em página dupla, o repórter João Gabriel Baia Meneghite rememora os 60 anos de uma partida de futebol realizada no Maracanã, na qual um dos protagonistas foi o Esporte Clube Ribeiro Junqueira, com depoimentos de 4 ex-jogadores que participaram do jogo histórico que ainda estão vivos.

Os pesquisadores e historiadores José Luiz Machado Rodrigues e Nilza Cantoni, que há anos escrevem no jornal sobrea história de Leopoldina, fazem nessa edição duas abordagens que certamente ficarão registradas para sempre nos anais do Município. Por fim, várias empresas, instituições e pessoas trazem suas mensagens de congratulações pelos 163 anos de Leopoldina.

Adquira o seu exemplar por apenas R$1,00 nas bancas e confira nas páginas: 2, 5,6,7,8 e 9 muita coisa que você, possivelmente, não sabia sobre Leopoldina.
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »