13/06/2017 às 08h51min - Atualizada em 13/06/2017 às 08h51min

Novas sedes da Energisa são construídas com características sustentáveis

Os novos edifícios estão sendo construídos, unindo características de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente com conforto e condições adequadas de trabalho.

As obras das novas sedes da Energisa Minas Gerais, Energisa Soluções e Energisa S.A, em Cataguases, estão a todo vapor. Previstos para serem concluídos em julho deste ano, os novos edifícios estão sendo construídos, unindo características de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente com conforto e condições adequadas de trabalho.

Desta forma, os novos prédios foram projetados com cuidados ao meio ambiente, tais como: utilização adequada dos recursos naturais necessários ao seu funcionamento e correta destinação dos resíduos gerados. Para elaboração do projeto de arquitetura da nova sede, foram analisados: temperatura do ambiente de trabalho, incidência de ventos, umidade relativa do ar, precipitação, evapotranspiração, iluminação natural e incidência solar, considerando as melhores práticas em construção sustentável para garantir a eficiência hídrica e energética dos novos prédios.

Para melhor aproveitamento da iluminação natural, nas fachadas dos prédios serão instalados vidros com películas, chapas metálicas perfuradas e brises. Paredes e tetos serão pintados, a maioria, com cores claras, pois refletem melhor a luminosidade. Serão utilizadas ainda lâmpadas LED, que são mais eficientes e com menor consumo de energia, com acionamento por sensores com fotocélula e automação para manter ligados apenas os espaços onde exista pessoas trabalhando. O ar condicionado será central, com distribuição uniforme para todos os ambientes, também automatizados conforme ocorre na iluminação. Desta forma, o sistema de iluminação e a climatização vão contribuir para reduzir o consumo de energia.

Banheiros e cozinhas receberão produtos de alta eficiência em economia de água com temporizador nos chuveiros e torneiras, por exemplo. Para lavagem de pisos , limpeza das janelas e irrigação de jardins, serão realizadas captação e aproveitamento da água de chuva e reaproveitamento da água de retorno do Sistema de Ar Condicionado.

Ao projetar os novos prédios, foram identificadas as melhores estratégicas em sustentabilidade, considerando os aspectos Econômicos, Ambiental, Social e de Qualidade de Vida, Conforto e Saúde. Desta forma, a Energisa está garantindo uso racional dos recursos naturais com redução de custos de água e energia, descarte adequado dos resíduos sólidos, mais qualidade de vida e bem estar para os colaboradores da empresa.

Fonte: Comunicação Social Energisa


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »