22/06/2017 às 08h43min - Atualizada em 22/06/2017 às 08h43min

Energisa dá dicas de utilização da energia sem desperdício durante o inverno

Tarefas simples do dia a dia podem ser aliadas ou vilãs da economia de energia.

O chuveiro é o aparelho que mais consome energia elétrica
Oficialmente o inverno começou nesta quarta-feira, 21 de junho. Nesta época, a atenção deve ser com os equipamentos de alta potência, como chuveiros, que devem ser utilizados de forma consciente.

Tarefas simples do dia a dia podem ser aliadas ou vilãs da economia de energia. Veja as dicas da Energisa em Minas Gerais, que podem gerar economia para o ano todo, inclusive no inverno:

*O chuveiro é o aparelho que mais consome energia elétrica, responsável, em média, por 25% do consumo residencial. Com a temperatura regulada no modo inverno, o gasto pode ser até 30% maior. Você não precisa abrir mão do banho quentinho, mas evite demorar no banho.

 
  1. Prefira o chuveiro eletrônico, que gera uma economia de até 35% de energia e 40% de água.
     
  2. Nunca coloque alimentos quentes ou recipientes com líquidos destampados na geladeira. Assim, você exige menor esforço do motor, gastando menos energia, já que a circulação interna de ar quente faz com que o aparelho gaste mais energia até esfriar os alimentos.
     
  3. Geladeira não é varal: colocar roupas atrás dela para secar força o motor e aumenta o consumo de energia, podendo até danificá-la.
     
  4. Na hora de passar roupa, reúna o máximo de peças para evitar ligar o aparelho várias vezes! Utilize a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido, deixando as roupas mais leves para o final.
     
  5. Ao usar a lavadora de roupas, acumule a quantidade necessária para usar a capacidade máxima indicada pelo fabricante.
     
  6. Utilize a lava-louças somente quando ela já estiver cheia.
     
  7. Prefira lâmpadas LED. 
     
  8. Aproveite a luz natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia.
     
  9. Dê preferência às cores claras para paredes e tetos, pois elas refletem melhor a luminosidade.
     
  10. Não utilize vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo e evite o uso dos aparelhos mais potentes no horário de pico.
     
  11. Evite deixar aparelhos eletrônicos como TV e computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programe o desligamento automático. A função stand-by também consome energia.
     
  12. Nunca deixe seu aparelho celular, câmera digital e outros "dormir" carregando, ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.

Lembre-se: a Energisa está sempre disponível para atendê-lo. Pelo telefone 0800 032 0196, pelo site www.energisa.com.br ou nas redes sociais: facebook /energisa e twitter @energisa.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa Minas Gerais


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »