23/06/2017 às 08h33min - Atualizada em 23/06/2017 às 08h33min

Correios lança solução para entrega de encomendas em condomínios residenciais sem portaria

Com a iniciativa os moradores terão a comodidade de receber suas encomendas a qualquer hora do dia, todos os dias da semana

Quem compra pela internet mas tem dificuldade para receber os produtos devido à ausência de pessoa encarregada na portaria do condomínio poderá contar com a nova solução disponibilizada pelos Correios ao mercado: as Caixas de Correio Inteligentes. Com a iniciativa, que consiste na instalação de equipamentos em condomínios sem porteiro, os moradores terão a comodidade de receber suas encomendas a qualquer hora do dia, todos os dias da semana.

As Caixas de Correio Inteligente funcionam da seguinte forma: o carteiro faz sua identificação no equipamento por meio de uma chave eletrônica, seleciona o tamanho do compartimento compatível com o pacote a ser entregue e informa o número do apartamento do destinatário. Ao chegar em casa, o morador se identifica utilizando também uma chave eletrônica, e o equipamento libera o acesso ao compartimento correspondente, permitindo a retirada do objeto com comodidade e segurança.

“Este projeto atende a uma demanda da população por mais alternativas de entrega. É uma solução que ainda não existe no Brasil e os Correios estão implantando de forma inovadora, para garantir que nossos clientes recebam suas encomendas em casa, de forma simples e com maior comodidade, assim como há anos recebem suas correspondências nas caixinhas de correio já popularizadas, mas agora com tecnologia”, destaca o presidente dos Correios, Guilherme Campos.

A solução será disponibilizada ao mercado e os equipamentos serão certificados pelos Correios, a partir das especificações técnicas funcionais divulgadas pela empresa no endereço www.correios.com.br/caixadecorreiointeligente.  Os condomínios interessados deverão adquirir dos fornecedores disponíveis no mercado um dos modelos certificados e instalá-lo em local de livre e fácil acesso ao carteiro.

No primeiro momento, as caixas de correio inteligentes estarão disponíveis em alguns bairros de São Paulo e Porto Alegre e na cidade de Curitiba. As localidades que fazem parte da área de cobertura estão disponíveis no endereço www.correios.com.br/caixadecorreiointeligente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Diretoria Regional de Minas Gerais


 

Como funciona

A entrega de encomendas nas caixas de correio inteligentes ocorre da seguinte forma:

PASSO 1:

Quando houver encomendas destinadas a condomínios que aderiram a solução, o carteiro acessará o equipamento.

PASSO 2:

Após escolher a dimensão do compartimento e selecionar a unidade habitacional à qual a(s) encomenda(s) se destina(m), o equipamento destravará um escaninho para que o carteiro deposite a(s) encomenda(s).

PASSO 3:

Para retirar as encomendas, os moradores devem se identificar na caixa de correio inteligente.

Após a identificação, o equipamento destravará o compartimento para que o morador retire as encomendas.

Observação: caso queira ser notificado por meio de mensagens SMS sobre a disponibilidade das encomendas para retirada, cadastre o número de telefone celular na página de rastreamento de objetos do site dos Correios.

Benefícios

  • Receba encomendas no seu endereço mesmo estando fora de casa;
  • Retire suas encomendas 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Maior comodidade para recebimento de encomendas.

Características técnicas

Para contribuir com a assertividade da entrega e a segurança das encomendas, os Correios desenvolveram a descrição técnica das caixas de correio inteligentes recomendadas. O documento contém definições mínimas e recomendações sobre a estrutura física e mecânica do equipamento e descrição dos componentes de tecnologia e da arquitetura do sistema informatizado. Clique e conheça mais detalhes das caixas de correio inteligentes.

Abrangência

Inicialmente a solução está disponível para entregas em alguns bairros de São Paulo e Porto Alegre e na cidade de Curitiba/PR. Clique e verifique as faixas de CEP das localidades onde a solução está disponível. Os carteiros das demais cidades estão sendo treinados com o objetivo de expandir a solução para as demais localidades.





 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »