18/06/2014 às 17h38min - Atualizada em 18/06/2014 às 17h38min

Elair Azevedo Lima, O Colete.

O Último craque do lendário Ribeiro Junqueira da década de 40

Por João Gabriel Baía Meneghite
Arquivo Leopoldinense

Ponta esquerda ou Ponta-de-lança era uma das principais posições em fortes esquemas táticos de um time. O jogador que desempenhava esta função, era um dos principais responsáveis de fazer a bola chegar na área para o atacante. E era isso que o fabuloso jogador Elair fazia.

Elair Azevedo Lima, nasceu no dia 15 de Janeiro de 1914 em São Manoel, antigo distrito de Muriaé. Ainda jovem, com mais ou menos 16 anos, veio morar na cidade Leopoldina/MG.

Em Leopoldina, ele iniciou a sua trajetória no futebol no time do Gymnásio Leopoldinense, equipe dirigida na época pelo professor Manoel Botelho. Nesta época, o jovem de 17 anos já chamava a atenção com o seu futebol envolvente, e foi aí que recebeu o convite do treinador do Ribeito Junqueira Otto Lacerda França para treinar junto aos jogadores da equipe principal. Mas antes, recebeu a autorização do então diretor do Gymnasio Leopoldinense, Carlindo Mayrinck para treinar somente na parte da tarde. Elair treinava junto com os atletas : José Domingues, Otacyr França, Carijó, Iram, Cici Tebano, Isóquibe, NInico, entre outros.

Ainda jovem, cursava Direito em Leopoldina e em 1934, com os seus 20 anos, segue em destino a cidade de Belo Horizonte. Na capital mineira, a convite de seu colega de pensão José Tavares Pereira, foi treinar no Atlético Mineiro, comandado por Floriano Peixoto, o "Marechal da Vitória, que fez história no futebol brasileiro atuando pelos time do Fluminense, America, São Cristóvão e Atlético Mineiro, onde posteriormente foi técnico.

Ponta esquerda de origem, Elair começou a jogar no Atlético Mineiro como lateral, mas em pouco tempo já encantou o técnico com o seu futebol arte, conquistando a vaga de titular em sua posição de origem.

No Galo mineiro, ele chegou em 1934, permanecendo no clube até 1939, jogou com os lendários jogadores como Guará, Nicola, Zezé Procópio, Cafunga e outros.

Foi campeão dos campeões do Brasil pelo Atlético Mineiro em 1937. Pelo Galo também conquistou os campenatos mineiros de 36, 38 e 39.

Em 1939 volta para o Ribeiro Junqueira, onde formou o poderoso esquadrão da morte da Zona da Mata, pois o pequeno time do interior de minas, atropelava todos os times que jogavam, permanecendo até 1942.

Até mesmo a forte equipe do Fluminense, considerado um time da supremacia da década de 40, com um plantel repleto de jogadores excepcionais, passou aperto para empatar com o Dragão da Zona da Mata em novembro de 1939, onde Elair era o ponta-esquerda titular do RJ. Outros clubes medianos do rio como Serrano, Bom Sucesso e outros, o E.C Ribeiro Junqueira ganhava de goleada, como demonstra registros de diversos jogos do clube nesta época.

E foi em 1942, que então garotinho Telê Santana da Silva, de 11 anos de idade, viu a fabulosa equipe do Ribeiro Junqueira jogar e nunca mais esqueceu a sua formação. A criança, que virou um dos melhores pontas do Fluminense do Rio de janeiro e posteriormente o melhor técnico do Brasil, levou o nome de Leopoldina e do clube nos quatro cantos do mundo, citando a equipe formada por: Manganga, Maninho, Batista, Itim, Domicio, Quadrado, Vicente, Geraldinho, Daher, Caturé e Elair como uma das melhores que viu jogar, e que se baseou nela para formar a fabulosa Seleção Brasileira da Copa de 82 e o São Paulo F.C, no qual conquistou o Campeonato Mundial.
Pendurou as chuteiras em 1942, no Sport Clube Juiz de Fora e posteriormente, trabalhou como coletor do estado, avicultor em BH e em Piacatuba, distrito de Leopoldina, além de proprietario de uma lanchonete na escola de farmácia de Minas Gerais, ultima atividade exercida.

Casou-se com Alece Margarida Gomes Lima, tendo três filhos: José Lanir, Elber Antônio e Francisco Elmar. Morava em Belo Horizonte onde faleceu em 08/09/2013 aos 99 anos deixando seis netos e dois bisnetos.

Referências

AZEVEDO, Emanuel. Ex-craque do RJ visitou Leopoldina. Jornal Equipe, 1 a 31 de julho de 1998.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_Atlético_Mineiro

http://100anosgalo.blogspot.com/2009/12/elair-de-azevedo-lima.html

http://esporte.centralblogs.com.br/post.php?href=elair+de+azevedo+lima&KEYWORD=3924&POST=2724997

MENEGHITE, João Gabriel B. Entrevista "Francisco Elmar", filho de Elair.[por telefone]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »