26/06/2017 às 08h52min - Atualizada em 26/06/2017 às 08h52min

Câmara sedia na quarta-feira (28) Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2017

Objetivo é estimular a formação política e cidadã de estudantes por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Estudantes de Leopoldina participantes do Parlamento Jovem 2017
O Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Pastor Darci José Portela, assina convite para a Plenária Municipal do Parlamento Jovem, que acontece na próxima quarta-feira, 28 de junho, a partir das 18:00 horas, no Salão Nobre do Poder Legislativo, localizado na avenida Getúlio Vargas nº 565.
Pastor Darci José Portela, presidente da Câmara Municipal de Leopoldina
São parceiros institucionais da Câmara de Vereadores na realização do evento a Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e o Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas e parceiros locais o CEFET-MG Unidade Leopoldina e a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina.

Parlamento Jovem de Minas

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Atualmente se realiza em parceria com diversas câmaras municipais mineiras, entre elas a de Leopoldina.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação que permitem a vivência. O tema deste ano é: “Educação Política nas Escolas”.

Objetivos

Estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.

Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.

Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade. (Fontes: Assembléia Legislativa de Minas Gerais e  convite da Câmara Municipal de Leopoldina)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »