27/07/2017 às 07h56min - Atualizada em 27/07/2017 às 07h56min

Horta orgânica é criada em terreno em Leopoldina

Produtos cultivados são vendidos para moradores do bairro Cohab Velha e abastece as mercearias da região.

João Gabriel B. Meneghite
Geovane Pimentel Oliveira, o Jiló. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)
A iniciativa de um morador do bairro Maria Guimarães França (Cohab Velha), merece ser destacada e pode servir de exemplo para muitas pessoas que tem terrenos vagos e sem utilização, o que é  muito comum em Leopoldina.

Um espaço localizado na rua Professora Maria Castanheira virou uma bela horta orgânica, cujo produtos ali cultivados são vendidos para moradores do bairro e abastece as mercearias da região.

A ideia foi de Geovane Pimentel Oliveira, popularmente conhecido como ‘Jiló’. Ele entrou em acordo com o seu vizinho para utilizar o terreno. Em contrapartida, o proprietário não tem preocupação quanto à manutenção e limpeza do lote, pois o espaço foi transformado e ali são cultivados alface, couve, jiló, quiabo, rúcula, salsa, abóbora, hortelã, tomate, cebolinha e taioba.

Geovane explicou que sempre gostou de coisas do campo, pois viveu sua infância na roça, num sítio da família localizado no distrito de Ribeiro Junqueira. Aos dez anos de idade veio morar na cidade e a paixão por coisas simples e bucólicas sempre fez parte de sua vida.

O trabalho com horta é realizado há cinco anos e para montar toda estrutura foram utilizados bambus de restos de obras. Ele ganha sacos de estercos da Fazenda Mangueira, propriedade rural de seu tio, localizada no distrito de Ribeiro Junqueira.

Segundo Geovane a ideia é disseminar o cultivo de produtos orgânicos em terrenos baldios no município, além de trabalhar com hortas pedagógicas nas escolas. O planejamento e execução do projeto consiste em entregar uma horta pronta para manutenção - que ficará sob responsabilidade dos interessados.

Mais informações podem ser obtidas através do seguinte contato: (32) 99950-7611


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »