31/07/2017 às 19h04min - Atualizada em 31/07/2017 às 19h04min

Realizada a II Conferência de Promoção da Igualdade Racial de Leopoldina

O público participou ativamente da programação com apresentações culturais, palestras, trabalho em grupos e eleição de delegados para a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Wagno da Rocha Antunes
Um bom público compareceu à Conferência
Como programado, aconteceu na última quinta-feira, 27 de julho, no Clube dos Cutubas, a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Leopoldina. O bom público que compareceu ao evento promovido pela Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial participou ativamente da programação que contou com apresentações culturais, palestras, trabalho em grupos e eleição de delegados para a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.  

Os organizadores da Conferência

Apresentações Culturais

O Grupo Pérola Negra da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado fez uma belíssima apresentação cultural com suas tradicionais e inspiradas danças que evocavam em seus ritmos e nas letras das músicas toda uma ancestralidade e cultura legadas pelos afrodescendentes em nosso país. Já o Grupo Teatral Seiva de Luz encerrou a Conferência com um pungente, sensível e espetacular monólogo poético da artista Zezé Salles sobre a vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus, autora do clássico Quarto de Despejo.

Grupo Pérola Negra


Palestras

Os eixos temáticos propostos para a Conferência foram abordados em breves considerações conduzidas pelos seguintes expositores: Inácio Manoel Neves Frade da Cruz, doutor em Ciências Sociais e professor da UEMG de Leopoldina; Kelly da Silva, doutoranda em Educação, professora da UEMG de Leopoldina, diretora da UEMG de Ubá; Maria Imaculada Marcelino Ferreira, representando a Subsecretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais e Wagno da Rocha Antunes, advogado e militante do movimento social negro.


Trabalhos em Grupos

Quatro grupos foram formados para discussão dos eixos temáticos e elaboração de propostas para implementação de políticas públicas de promoção da igualdade racial nos âmbitos municipal, estadual e federal.


Plenária Final e Eleição de Delegados

Por fim, na plenária final foram discutidas e votadas as propostas surgidas nos grupos e eleitos os delegados e delegadas que representarão Leopoldina na IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto em Belo Horizonte.

Agradecemos a todos e todas que compareceram e deram sua valiosa participação para a construção de políticas públicas inclusivas e valorativas da diversidade étnico racial de nosso povo.
 
(*) Conselheiro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »