02/09/2017 às 06h07min - Atualizada em 02/09/2017 às 06h07min

Inaugurada a exposição de Sebastião Heitor no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira

Editor da Revista Hora H fotografou grandes momentos da história de Leopoldina ao longo dos últimos 30 anos.

Foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira, 01 de setembro, a Exposição Sebastião Heitor: Fotografando Momentos e Eternizando Memórias. A solenidade ocorreu no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, onde está exposto o trabalho do jornalista. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, de 08:00 às 18:00 horas e aos sábados de 09:00 às 13:00 horas até o dia 15 de novembro de 2017.

O evento é uma realização da Prefeitura de Leopoldina através da Secretaria Municipal de Cultura e integra a 11ª Primavera dos Museus com o apoio do IBRAM. O homenageado é o fotógrafo Sebastião Heitor Luiz Valverde, diretor-editor da Revista Hora H Notícias.


A exposição é composta por blocos que expõem os momentos mais marcantes de cada ano da Revista Hora H Notícias, incluindo fotografias temáticas selecionadas pelo próprio jornalista que abordam coberturas especiais e entrevistas relevantes. Além disso, foi reunido um arcabouço de documentos e fotografias que revelam a personalidade do jornalista, fotógrafo, editor e colecionador Sebastião Heitor Luíz Valverde, também conhecido como SEHELUVAL.

A Secretária Municipal de Cultura Jussara de Almeida Thomaz disse que ficou impressionada com o acervo da Revista Hora H, bem como o cuidado de seu editor na catalogação de seu arquivo fotográfico.


O vice-prefeito Márcio Henrique Alvarenga Pimentel comentou que Sebastião preservou a história de Leopoldina ao longo desses anos. Ele disse estar honrado com a parceria desse projeto.

O prefeito José Roberto de Oliveira destacou a importância do Centro Cultural na realização de eventos que valorizam as coisas de Leopoldina. "O Sebastião Heitor é um batalhador, sempre escrevendo a história de Leopoldina. Não basta só guardar a história, ela tem que ser construída. Ele fez as duas coisas: guardou e construiu", comentou.
Sebastião Heitor com sua família.
Em seu discurso, Sebastião Heitor disse que se sentia honrado em poder compartilhar com todos um pouco de sua vida. "Tenho a consciência tranquila, com humildade, de acreditar que minha missão, em algum momento, contribuiu para o desenvolvimento de Leopoldina, seja no convívio social das pessoas, seja na maneira como a comunicação é feita, ou simplesmente e não menos importante, com o aspecto de levar a informação ao público".




O homenageado:

Sebastião Heitor Luíz Valverde é fundador, editor e redator da Revista Hora H Notícias é um importante divulgador da cultura e tradição Leopoldinense. Persistente e idealista, Sebastião, construiu um arquivo pessoal muito bem organizado e catalogado com fotografias, documentos, livros, jornais, recortes e até mesmo fitas K7. Vale ressaltar que Sebastião é um dos jornalistas mais respeitados no meio da Imprensa local e seu destaque é a cobertura fotográfica e o arquivo das mesmas. Natural de Leopoldina, nasceu em 24 de novembro de 1946. Iniciou seu trabalho como redator em um jornal escolar quando estudava no Ginásio Leopoldinense, um veículo de comunicação interno denominado “O Vagalume”. Desde então ele passou a escrever para diversos jornais locais como: Gazeta de Leopoldina, Folha de Leopoldina, Jornal “A verdade”, e Jornal “Nova fase”. Paralelo ao trabalho jornalístico, Sebastião também trabalhou como auxiliar de escritório e operador no Cine Brasil. Em 1984 iniciou os trabalhos da Revista Hora H Notícias que se mantem até os dias atuais.

Serviço:

Período da exposição: 01/09/2017 a 15/11/2017
Local: Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira
Visitação: terça a sexta: 08h às 18h e sábado: 9h às 13h
Contato para agendamento de visitas: (32)3441-5552 ou pelo e-mail: [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »