22/09/2017 às 08h37min - Atualizada em 22/09/2017 às 08h37min

Cefet e Prefeitura buscam soluções para o estacionamento rotativo em Leopoldina

O Cefet vai colaborar nas soluções em tecnologias da informação e telecomunicação, auxiliando na análise do software para operacionalização do estacionamento rotativo.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Douglas, Valter Matos, José Roberto e Luiz Cabral
O prefeito José Roberto de Oliveira e o diretor do Cefet Douglas Martins Vieira da Silva assinaram Termo de Convênio celebrado entre o Município de Leopoldina e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Unidade Leopoldina, com o objetivo de estabelecer parceria entre as partes em busca de soluções em tecnologias da informação e telecomunicações e análise do software para a operacionalização do estacionamento rotativo em Leopoldina.

Segundo cláusulas do convênio publicado na edição nº 2091, desta sexta-feira, 22 de setembro de 2017, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros,  o Cefet vai colaborar nas soluções em tecnologias da informação e telecomunicação, auxiliando na análise do software para operacionalização do estacionamento rotativo em Leopoldina,  desempenhando a obrigação pactuada com presteza e agilidade, em prol do interesse público, esclarecendo eventuais pontos técnicos não compreendidos pela Administração Municipal e, após a implantação, orientar o Município na operacionalização prática do software.

Caberá à Prefeitura de Leopoldina fornecer as informações pleiteadas pelo Cefet, consideradas por esta como básicas para conclusão do objeto e auxiliar na consecução do objeto com os recursos dos quais disponha.

O Convênio terá vigência até 31 de dezembro de 2017, podendo ser denunciado por qualquer das partes, sem a exigência de qualquer indenização, mediante prévia notificação extrajudicial com prazo não inferior a 30 dias, podendo ainda ser modificado ou prorrogado mediante a celebração de Termos Aditivos.

Para 50,79% dos leitores estacionamento rotativo é prioridade no trânsito de Leopoldina

As carências do setor poderiam ser solucionadas com ações de rotina, com a aplicação de poucos recursos na manutenção do que já foi feito e sofre desgaste com o tempo.

Luiz Otavio Meneghite

Desde que foi fundado há 14 anos, no dia 23 de agosto de 2003, o jornal Leopoldinense abre espaço para que seus leitores se manifestem reivindicando melhorias para Leopoldina.  O nosso periódico, para fazer jús ao seu lema ‘A consciência crítica da cidade’, criado por um de seus incentivadores, o jornalista José Barroso Junqueira, sempre ofereceu oportunidades para que os leitores - também eleitores, usuários e contribuintes - possam exercer o direito e o dever de reivindicar que sejam introduzidas melhorias na cidade e nos 943,6 quilômetros quadrados  do nosso extenso município, não só nas ruas centrais, mas também nos bairros e na zona rural, pedindo uma ação mais presente das autoridades constituídas. 

O que pensa o leitor sobre as prioridades para o trânsito de Leopoldina

A maioria das carências do setor de trânsito de Leopoldina poderia ser solucionada com pequenas ações de rotina, com a aplicação de poucos recursos e o estabelecimento de parcerias com o setor privado para a introdução do que precisa ser acrescentado e a manutenção do que já foi feito e sofreu desgaste com o tempo de uso. 

Não podemos ser injustos e negar que o setor competente no âmbito municipal melhorou muito nos últimos quatro anos a sinalização da cidade, mas ainda não é suficiente. Também sabemos que a Polícia Militar tem pessoal treinado para fiscalizar o trânsito, mas às vezes deixa a impressão que eles são insuficientes ou seletivos dado o enorme número de veículos estacionados de forma irregular nas ruas de Leopoldina, em locais onde sinalização existe, mas nem sempre é obedecida. 

A Polícia Militar de Leopoldina tem agido punindo com multas e rebocando veículos estacionados irregularmente mas tem faltado bom senso e diálogo. Sempre que ocorre uma intervenção dessa natureza a população observa e passa a ficar alerta porque a notícia, com o advento das redes sociais, chega longe com uma velocidade incrível e seria positivo porque é uma forma de educar. Além daquilo que todos nós conhecemos do dia a dia nas ruas centrais, a coisa está piorando com o passar do tempo sem que se tomem medidas para resolver o grave problema. Os abusos são tantos que assistimos diariamente a cenas que só podem ser atribuídas ao excesso de confiança na impunidade de alguns motoristas e motociclistas.

Assim, acatando sugestões de nossos leitores colocamos disponível para votação a enquete na qual 254 pessoas votaram e o resultado você vê no infográfico abaixo:






Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »