22/09/2017 às 10h55min - Atualizada em 22/09/2017 às 10h55min

Queimadas provocam prejuízos à natureza e à saúde

Ação coloca em risco a vida de pessoas, do meio ambiente e afetam o abastecimento de energia elétrica

Queimada no Morro do Cruzeiro em Leopoldina (Foto: Luciano Baía Meneghite/Arquivo)
Com o período de seca, aumentam as chances das queimadas que causam prejuízos às comunidades, colocam vidas em perigo e também afetam o fornecimento de energia elétrica. Isso porque o fogo próximo às redes e linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica causam danos aos equipamentos, rompimento dos cabos de energia, e consequentemente o desligamento do sistema elétrico. E a Energisa só pode restabelecer a energia após o incêndio ser apagado.

Por isso, a Energisa chama a atenção para os perigos das queimadas. Seja no campo ou na cidade, as pessoas devem redobrar a atenção. Veja algumas orientações:

 o   não pratique queimadas, principalmente próximas às redes de energia elétrica. Período seco e ventos contribuam para que o fogo espalhe rapidamente.  Causar incêndio é crime, previsto em lei.

 o   não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas de metal ou vidro nas matas ou em acostamentos das rodovias. Muitos incêndios surgem desse ato.

  não solte balões. Além de ser proibido por lei, o balão provoca incêndios.

o   em áreas de acampamento, redobre os cuidados com as fogueiras que são deixadas para trás ou acesas à noite. Certifique-se de que o fogo foi totalmente apagado, pois qualquer chama pode se alastrar com o vento e, com a vegetação seca, se tornar um incêndio de grandes proporções. 

  os produtores rurais devem procurar orientações junto aos órgãos Secretaria de Meio Ambiente ou Sindicato Rural de sua cidade, onde poderá obter informações e técnicas que substituam a necessidade de uma queimada.

Fique atento: além de causar danos às redes de eletricidade, as queimadas prejudicam a saúde, podem causar acidentes, prejuízos ao meio ambiente, como empobrecimento do solo e poluição, além de colocar os animais em perigo.

Ao identificar um foco de incêndio, avise a Guarda Florestal e o Corpo de Bombeiros. Se for próximo de uma rede elétrica, avise também a Energisa.

Veja outras notícias em nosso site: www.energisa.com.bre acompanhe a Energisa nas redes sociais: Facebook e Twitter.

Fonte> Assessoria de Comunicação Social da Energisa


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »