14/10/2017 às 17h40min - Atualizada em 14/10/2017 às 17h40min

“Falta água bruta para COPASA de Leopoldina fazer tratamento”, diz mensagem enviada ao jornal

“De três bombas apenas uma está funcionando, outras paradas porque não tem água para puxar”, diz mensagem enviada ao jornal Leopoldinense.

Edição: Luiz Otávio Meneghite - Fotos: João Gabriel B. Meneghite
“Urgente, isto não é brincadeira, estamos sem água bruta para a COPASA fazer o tratamento. De três bombas apenas uma está funcionando, outras paradas porque não tem água para puxar”.

Este foi o teor da mensagem recebida na redação do jornal Leopoldinense por uma fonte ligada à Companhia de Saneamento de Minas Gerais-COPASA, na tarde deste sábado,14 de outubro, que optou por não se identificar para não sofrer perseguições no ambiente de trabalho.

O jornal Leopoldinense entrou em contato com o Encarregado do Sistema de Abastecimento da COPASA em Leopoldina, João Batista Barbosa Mendes, e ele confirmou que existe uma certa apreensão quanto a possibilidade do abastecimento ser prejudicado devido à falta de chuvas na região inclusive na cabeceira do Rio Pirapetinga, de onde é captada a água que abastece Leopoldina. Todavia, ele não confirmou a situação relatada pela mensagem enviada ao jornal.

Ele lembrou que existe a previsão de chuvas para este domingo no município de Leopoldina que se for confirmada diminuirá a apreensão. Caso não chova, a tendência é a situação ficar mais crítica e a partir de segunda-feira a COPASA pode divulgar alguma nota a respeito.

João Batista, observou que a cidade recebeu muitos visitantes com o feriado prolongado o que provocou aumento no consumo. Ele também chamou a atenção para o fato de muitas pessoas estarem lavando passeios com utilização de mangueira d´água e que isso pode contribuir para o desperdício e consequentemente para a falta d’água.

Fotografias registradas na tarde deste sábado, 14 de outubro.


 

Dicas da Copasa para economizar água

Devido ao período de estiagem e as altas temperaturas registradas  nestes últimos dias, o nível de água do Rio Pirapetinga, responsável pelo abastecimento de água de 100%  da cidade de Leopoldina está baixo.  É necessário que todos colaborem economizando água evitando desperdícios.

-Um chuveiro aberto durante 05 (cinco) minutos consome, em média, 60 litros de água.

-Uma torneira com um filete de 0,5 mm de vazamento pode  desperdiçar,  em  média,  1.000 litros de água por dia.

-A mangueira é um dos maiores vilões no desperdício de água. Devemos sempre usar o balde para lavar o carro, a vassoura para varrer calçadas, regadores para irrigar jardins, evitando sempre o uso da mangueira para estes fins.

-Quando lavamos as mãos, escovamos os dentes ou tomamos banho, devemos manter a torneira e chuveiros fechados. Tenha os mesmos cuidados quando for lavar as roupas ou a louça.

-Devemos utilizar sempre água do reservatório domiciliar ( caixa d´água), principalmente na pia da cozinha que pode aumentar o consumo em até 100%. Clique no titulo e veja as dicas da Copasa.

-Quando viajar, desligue o registro de entrada de água.

-Vasos sanitários podem consumir até 40 % da água do uso de uma casa; a cada segundo com a descarga apertada, vão embora 02 litros de água.

-Observe sempre a boia da sua caixa d’água. Bóia estragada é água perdida pelo ladrão.-

-O hidrômetro é um grande aliado. Experimente fechar todas as torneiras de sua casa. Se o marcador do hidrômetro não parar, é porque existe vazamento interno. Ligue para a COPASA ou chame seu bombeiro de confiança.

As queimadas prejudicam o meio ambiente devido ao ressecamento do ar, morte da matéria orgânica presente no solo, retirada da vegetação que cobre o solo, aumento a velocidade de água da chuva, reduzindo sua infiltração na terra e assoreando os mananciais.É importante salientar que o fogo não destrói apenas a flora. Todo acervo de vida, micro vida existente no local sofre com o fogo, ou melhor, é eliminada por ele.

Enquanto as chuvas não fizerem nossos lagos, rios e reservatórios voltarem a ter seu nível normal, as pessoas que estão sem água dependem da colaboração e boa vontade dos que ainda tem água de sobra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »