18/10/2017 às 08h09min - Atualizada em 18/10/2017 às 08h09min

Prefeitura inicia desafio de reconstruir ponte de madeira sobre o Rio Pirapetinga

A madeira sempre foi o material mais utilizado para a construção dessas pontes, ajudando na ocupação de áreas e regiões, ao encurtar distâncias sobre rios e riachos.

Vigas e pranchões novos que serão utilizados na ponte

Por Kalon Moraes, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina

Para facilitar o escoamento da produção e o deslocamento de moradores nas regiões de Providência, São Martinho e São Lourenço, o Secretário Municipal de Agricultura de Leopoldina, Alfredo Mendes do Vale(Alfredinho), iniciou na segunda feira, 16 de outubro, mais um grande desafio para sua equipe de trabalho: a reconstrução da ponte de madeira no acesso à Fazenda Pensilvânia e demais propriedades naquela região, que  teve sua estrutura e funcionalidade completamente comprometidas, impossibilitando durante anos, o seu uso para tráfego, estando em estado crítico de conservação.

Visando melhorar as condições de vida das pessoas que vivem no campo e garantir um acesso seguro para suas residências, o prefeito pediu empenho e dedicação de todos na manutenção das estradas vicinais, revitalização de suas pontes, entre outras ações que vão ao encontro das necessidades de seus moradores.

"O estado de conservação das pontes e estradas vicinais, afeta diretamente a segurança e integridade de quem transita por elas, por isso, estamos promovendo a revitalização de todos os acessos aos distritos e comunidades do nosso município", destacou o prefeito José Roberto de Oliveira.

As ações de intervenção nas áreas rurais de Leopoldina, contribuem para o desenvolvimento da classe rural e reduz os riscos para os produtores. Economicamente, a reconstrução deste acesso, representa significativa vantagem para todos. Essa estratégia gera economia e alcança os interesses de todos os envolvidos, sem perder também o foco social, que tem como meta o incentivo à agricultura familiar.

A Prefeitura continua investindo na revitalização de suas estradas vicinais, com destaque para os acessos aos distritos e comunidades rurais, o que tornam esses locais mais atrativos para novos empreendimentos.

"Essas intervenções são muito importantes para o desenvolvimento do município. Reconstruir essa ponte de madeira com técnicas primitivas, é para a nossa equipe, um verdadeiro desafio. Além de seus 18 metros de extensão, que serão renovados e fortalecidos em sua base, por quatro novas vigas de eucalipto com as mesmas medidas, cerca de 100 pranchões, também serão utilizados para reconstruir esse importante acesso, sobre o Rio Pirapetinga, que têm em seu leito, grandes concentrações de pedras, o que aumenta o perigo para a equipe de trabalho", explicou Alfredinho complementando que “a madeira sempre foi o material mais utilizado para a construção dessas pontes, ajudando na ocupação de áreas e regiões, ao encurtar distâncias sobre rios e riachos”, finalizou. 


A ponte tem 18 metros de comprimento


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »