04/11/2017 às 22h10min - Atualizada em 04/11/2017 às 22h10min

Dr. Antônio Márcio homenageado no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria

Evento foi realizado em Fortaleza do dia 11 ao dia 15 de outubro e contou com a presença de mais de 6.000 pediatras.

A Dra. Ana Maria Cavalcante Silva,Presidente do 38ºCongresso Brasileiro de Pediatria e o Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa no momento da homenagem em Fortaleza
O 38º Congresso Brasileiro de Pediatriafoi realizado em Fortaleza do dia 11 ao dia 15 de outubro. Contou com a presença de mais de 6.000 pediatras. O Dr. Antonio Marcio Junqueira Lisboa, professor da Universidade de Brasília, membro das Academias: Nacional de Medicina (honorário), Brasileira de Pediatra, de Medicina de Brasília e Leopoldinense de Letras e Artes; Ex-presidente das Sociedades Brasileira de Pediatria, de Pediatria de Brasília (fundador) e Latinoamericana de Perinatologia, foi o   homenageado. Em a abertura do congresso foi saudado pela Dra. Luciana Rodrigues da Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, que lhe entregou uma placa com os seguintes dizeres:

 “A Sociedade Brasileira de Pediatria durante o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria em Fortaleza homenageia o Professor Antonio Marcio Junqueira Lisboa, em admiração e reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido junto aos pediatras brasileiros. Receba nossos agradecimentos por toda sua dedicação, empenho e colaboração. Você faz parte da história da Sociedade Brasileira de Pediatria e tem contribuído de modo significativo sempre! Juntos fazemos a Pediatria mais forte. Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2017. Luciana Rodrigues da Silva. Sociedade Brasileira de Pediatria.

Posteriormente, a presidente do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, Anamaria Cavalcante e Silva, prestou uma homenagem ao médico Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa que, em seus 90 anos de idade, conta com uma trajetória de renúncias e desafios dentro da pediatria. Fez um resumo de seu currículo e de suas realizações, que justificaram a sua escolha para ser o homenageado. Dr. Lisboa, como também é conhecido, pediatra há 67 anos, tem sua história profissional marcada pela decisão de ter trocado seu consultório no Rio de Janeiro para desbravar na medicina pediátrica em Brasília, ainda em 1967, implantando a assistência, o ensino e a pesquisa em a Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.

O Prof. Lisboa, aproveitou a oportunidade para agradecer à Prof. Luciana a homenagem recebida da Sociedade Brasileira de Pediatria, na abertura do Congresso, e à Prof. Anamaria, Presidente do Congresso, a homenagem recebida da Comissão Organizadora e o carinho que recebeu de todos com que teve a oportunidade de conviver.

Eis o que disse o Dr. Antonio Márcio: O Brasil tem 35 mil pediatras. Mais de 6mil no Congresso e eu fui o único homenageado. Nesses momentos lembro-me da minha infância. De meus pais, minha família, meus professores, da D. Judith, meus colegas, quase todosfalecidos. Da Lelena do Zequinha Reis, que me considerava o 14º   filho. Lembro-me de cada um dos professores, do carinho com sempre me trataram. Das empregadas da minha casa, ainda resta a Cida.  A única coisa que me entristeceu foi a retirada do nome do meu pai da Policlínica. Considerado um dos maiores epidemiologistas de Minas, um grande radiologista, credor de várias homenagens, o único ex-aluno homenageado nos 100 anos da Faculdade de Medicina da UFMG; o primeiro radiologista mineiro a receber o título de sócio honorário da Sociedade de Radiologia de Minas Gerais. Abriu mão de promoções para continuar em Leopoldina. Infelizmente, eu conheci indivíduos desonestos e pessoas cujo único mérito foram serem parentes de políticos, homenageados com nomes nas ruas. Que fique claro que eu e minha família sempre foram tratados com carinho e que eu amo a cidade onde nasci. Essa é a centésima homenagem que recebo. Escrevi mais de 400 artigos e 16 livros. Consegui tudo que um médico e um cidadão poderia desejar,” discorreu.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »