24/11/2017 às 16h29min - Atualizada em 24/11/2017 às 16h29min

Leopoldina iniciará cadastro de doadores de medula óssea dia 16 de dezembro

Para integrar o cadastro de doadores, a pessoa tem que ter entre 18 e 55 anos de idade e apresentar boa saúde.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Valdete Diogo, Superintendente do Hemocentro de JF e o prefeito José Roberto
A Supervisora de Gestão do Pólo de Saúde Agostinho Pestana, onde está instalado o PACE Hemominas de Leopoldina, Natália França Bedim, comunicou nesta quinta-feira, 23 de novembro, ao Prefeito José Roberto de Oliveira e a Secretária de Saúde Lúcia Helena Fernandes da Gama, que o Cadastro de Doadores de Medula Óssea terá início no dia 16 de dezembro.

O comunicado foi feito durante visita do Prefeito e da Secretária Municipal de Saúde ao PACE de Leopoldina para agradecer aos doadores e cumprimentar a equipe pelo excelente trabalho que vem sendo realizado. Foram recebidos por Natália França Bedim que estava acompanhada de Valdete Diogo, Superintendente do Hemocentro de Juiz de Fora, ao qual Leopoldina está subordinada.

O prefeito José Roberto e a secretaria Lúcia Gama

O Prefeito externou sua alegria e agradecimento a todos dizendo que “o cadastro de doação de medula é o mais sério do mundo e o trabalho realizado pelo Hemominas é um dos mais belos e rigorosos que conheço. Me sinto honrado em ter um pedaço dele no município”, vibrou.

A Secretária Lúcia Gama disse que, “mais uma vez, o PACE-Hemominas de Leopoldina se superou e na quinta-feira, quando se comemorou antecipadamente o Dia Mundial do Doador Voluntário, os números demonstrados pela Supervisora Natália França Bedim, foram gratificantes. Cerca de 150 doadores compareceram no Polo de Saúde Agostinho Pestana para fazer sua doação. Eles foram recebidos com festa, como em todas as quintas-feiras, só que com a adição de lindos enfeites, quitutes, pipoca, picolé e um grupo teatral de palhaços que expressaram o agradecimento da equipe ao ato destes heróis voluntários e anônimos. No total foram 113 bolsas colhidas em tempo recorde, o que contribuirá para salvar até 452 pessoas”, exultou a Secretária.

Natália deixou claro que “tudo se deve à equipe engajada na luta além de muitos parceiros que reconhecem a importância deste serviço e colaboraram para a realização desta festa da vida. Nesta quinta-feira, recebemos doadores de Leopoldina, Recreio, Astolfo Dutra, Dona Euzébia e Itamarati”, disse a Supervisora.


Além de Leopoldina os doadores vieram de Recreio, Astolfo Dutra, Dona Euzébia e Itamarati

A decicação da equipe do PACE Hemominas é sempre reconhecida

Outras notícias relacionadas podem ser vistas nos links abaixo:
http://leopoldinense.com.br/noticia/12840/dia-do-doador-voluntario-de-sangue-foi-comemorado-em-leopoldina
http://leopoldinense.com.br/noticia/12512/posto-de-coleta-do-hemominas-de-leopoldina-autorizado-a-cadastrar-doadores-de-medula-ossea
 
O cadastro de doadores

A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo, que através do transplante pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média. Com este avanço, Leopoldina ajudará a salvar milhares de vidas por todo o Brasil.

Como é feito o cadastramento?

O cadastramento é feito através do preenchimento do Formulário de Identificação do candidato a doação de medula e da Assinatura do Termo de Consentimento. Para integrar o cadastro de doadores, a pessoa tem que ter entre 18 e 55 anos de idade e apresentar boa saúde. No ato do cadastramento será colhida uma pequena amostra de sangue destinada à realização do exame HLA. Este exame vai traçar as características genéticas do candidato e verificar a compatibilidade com pacientes que estão na fila de espera para transplante de medula óssea.

Fontes de informação> Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina e PACE-Hemominas Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »