25/11/2017 às 11h22min - Atualizada em 25/11/2017 às 11h22min

Procon de Leopoldina alerta sobre cuidados na compra virtual.

Chegou o dia tão esperado por alguns consumidores: A BLACK FRIDAY!! Sendo assim, há um aumento de consumo nesta época. Contudo, devemos ficar atentos sobre as regras de segurança na compra virtual. Seguem algumas dicas. Todavia, o rol é o exemplificativo, e o aconselhável é o consumidor optar por não comprar em caso de dúvida.

 1-Verificar se possui no site o CNPJ, endereço físico, telefones e e-mails, etc.

 2-Consultar pelo CNPJ no site da receita a situação da empresa.

 3-Constatar se o site é blindado (cadeado). Passe o mouse para verificar o certificado.

 4-O endereço do site deve começar com https://

 5-Verificar em sites de reclamação e com o PROCON de sua cidade se existem reclamações, bem como na “lista negra” (sites não confiáveis) divulgada pelo PROCON.

 6-Proteção do seu computador: como antivírus e firewall atualizados, por exemplo. Não é aconselhável realizar compra virtual em computador de terceiros.

 7-Confira os preços e desconfie dos que forem bem menores que a média no mercado.

 8-Verificar a modalidade de pagamento e desconfiar quando a única forma for depósito em conta, principalmente de pessoa física.

 Se, após essas dicas, o consumidor, optar pela compra, ele deverá guardar todos os “recibos”, como o comprovante de confirmação que chega no e-mail contendo o número do pedido, forma de pagamento, prazo de entrega, entre outros. É aconselhável ainda “documentar” tudo o que for possível, inclusive os “prints” no processo da compra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »