04/12/2017 às 08h08min - Atualizada em 04/12/2017 às 08h08min

69% dos leitores são contra os estacionamentos próximos aos semáforos no centro da cidade

Prefeito deu ordens para dois advogados integrantes do primeiro escalão da Prefeitura se dedicarem à elaboração do projeto de criação do estacionamento rotativo no centro.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Estacionamento junto ao semáforo na Praça General Ozório (Foto João Gabriel B. Meneghite)
Há alguns anos o Jornal Leopoldinense, em suas versões online e impresso, vem dedicando espaço para levar às autoridades os pleitos de seus leitores. Assim, como forma de refrescar a memória, reproduzimos ao final deste texto vários links contendo matérias relacionadas ao trânsito de Leopoldina. É só clicar em cima e a matéria se abrirá identificando a data em que foi publicada.
 
Em comentários postados no facebook junto a matéria publicada pelo Jornal Leopoldinense Online e reproduzidas na edição 343, de 16 de novembro de 2017, do jornal impresso, alguns leitores chamaram a atenção para um problema no trânsito de Leopoldina que está contribuindo para retenção no fluxo de trânsito no centro da cidade tornando-o mais lento e consequentemente atrasando até o cumprimento de horários das linhas de ônibus urbanos, todas com itinerário naquela região.
 
Com a proximidade da inauguração da filial das Lojas Americanas na rua Barão de Cotegipe, o que certamente aumentará o movimento naquela região, o Prefeito José Roberto de Oliveira deu ordens para que dois advogados integrantes do primeiro escalão da Prefeitura de Leopoldina, o Secretário de Governo João Paulo Fófano e a Procuradora Geral Viviane Correia Cézar, se dediquem a elaboração do projeto de criação do estacionamento rotativo nas ruas centrais da cidade.
 
O Jornal Leopoldinense obteve a informação de que o problema no trânsito pode se agravar ainda mais se for confirmada a vinda para Leopoldina de uma filial do Magazine Luíza, o que pode ocorrer a qualquer momento.
 
A justificativa para a enquete
 
Na apresentação da enquete ora sob análise, publicamos que o leitor Marcinho Dutra, acha que “deveriam proibir o estacionamento próximo aos semáforos. Será que as autoridades não veem que está criando um gargalo”?, indaga. Na sequência, o advogado e professor de direito Rodrigo Junqueira Reis Pimentel fez coro à manifestação de Marcinho: Isso é um absurdo!! Só em Leopoldina que existe isso, estacionamento debaixo do semáforo. O sinal verde e a pessoa travando o tráfego para manobrar. Não precisa ser nem engenheiro de trânsito para saber que isso está errado”, observa. 
 
Com a publicação da matéria na edição impressa, o leitor Ricardo Oliveira Fonseca abordou o editor e deu exemplos do que acontece no cruzamento da Presidente Carlos na saída da Praça João XXIII e na Praça General Ozório em frente a um hotel, onde existem estacionamentos que contribuem para a formação de gargalos com a retenção do tráfego de veículos. Ricardo esclareceu que trabalha ali perto e assiste a cenas que, segundo ele, se repetem todos os dias, o dia todo, com agravamento aos sábados.
 
Cena nº 1: “Um veículo parado no estacionamento perpendicular localizado em frente a uma loja de eletrodomésticos, manobra para sair quando o sinal está fechado e acaba colidindo na lateral de um veículo que já estava aguardando o sinal se abrir. Resultado: os dois condutores entram em discussão e o trânsito fica retido”.
 
Cena nº 2: “Um carro estacionado na esquina da Presidente Carlos Luz, junto a uma movimentada lanchonete, manobra para sair quando o sinal está fechado. Percebendo a intenção do motorista, o condutor do primeiro veículo na fila aguardando o sinal se abrir, sinaliza que pretende ocupar aquela vaga com uma manobra difícil que retém o trânsito. Quando ele acaba de estacionar, o sinal se fecha novamente para uma enorme fila de veículos que se formou. No local existia uma placa de proibido estacionar que foi retirada na Calada da Noite”. 
 
Cena nº 3: “Um carro parado no estacionamento perpendicular em frente à um hotel na Praça General Ozório manobra para sair. Outro veículo que vinha da Cotegipe percebe e sinaliza que pretende ocupar aquela vaga. Apesar do sinal aberto, o trânsito fica retido aumentando a lentidão comum na Cotegipe”.
 
Cena nº 4: “Apesar do enorme espaço existente na Praça Félix Martins, as autoridades responsáveis insistem autorizar a realização de eventos diversos na Praça João XXIII contribuindo para tumultuar o trânsito da cidade. Não bastasse a realização da feira livre do produtor que fecha uma das pistas às quartas-feiras e sábados, recentemente fizeram um evento que provocou até a saída dos taxistas do ponto da rua Francisco Gama contribuindo para aumentar o gargalo debaixo do semáforo na General Ozório”.
 
Com a única intenção de contribuir para o debate público a respeito do assunto, uma vez que existem os que são favoráveis e se beneficiam do estacionamento junto aos semáforos, o jornal Leopoldinense disponibilizou aos seus leitores a seguinte enquete: Você é a favor dos estacionamentos próximos dos semáforos no centro da cidade? No total 162 leitores participaram e o resultado pode ser conferido no infográfico abaixo:



A consciência crítica da cidade
 
Há alguns anos o Jornal Leopoldinense, em suas versões online e impresso, vem dedicando espaço para levar às autoridades os pleitos de seus leitores. Assim, como forma de refrescar a memória, reproduzimos a seguir matérias relacionadas ao trânsito de Leopoldina que podem ser lidas nos link’s abaixo. É só clicar em cima e a matéria se abrirá identificando a data em que foi publicada.
 
http://leopoldinense.com.br/noticia/5957/maioria-dos-leitores-diz-que-respeita-a-sinalizacao-de-transito
 
http://leopoldinense.com.br/noticia/10270/leitores-repercutem-materia-sobre-multa-de-transito-em-local-de-sinalizacao-equivocada
 
http://leopoldinense.com.br/noticia/10084/leitor-recebe-multa-de-transito-e-reclama-de-sinalizacao-equivocada
 
http://leopoldinense.com.br/noticia/1141/conselho-municipal-de-transito-aprova-novas-indicacoes-para-melhorar-sistema-viario-da-cidade
 
http://leopoldinense.com.br/noticia/10482/falta-de-sinalizacao-das-travessias-de-pedestres-as-tornam-inuteis-e-perigosas
 
http://leopoldinense.com.br/noticia/1845/rotatorias-desnecessarias-e-falta-de-travessias-de-pedestres-sao-criticadas-pela-populacao
 
http://leopoldinense.com.br/noticia/11889/para-50-79-dos-leitores-estacionamento-rotativo-e-prioridade-no-transito-de-leopoldina
 
http://leopoldinense.com.br/noticia/10827/58-06-dos-leitores-sao-favoraveis-a-criacao-de-estacionamento-rotativo-em-leopoldina
 
http://leopoldinense.com.br/noticia/10619/41-67-dos-leitores-sao-contra-privilegios-para-estacionar-veiculos
 
http://leopoldinense.com.br/noticia/5253/58-dos-leitores-acham-que-ciclistas-deveriam-ser-punidos-por-circularem-na-contramao
 
Fonte> Arquivo do Jornal Leopoldinense Online


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »